Os primeiros dentes do bebê costumam aparecer por volta dos seis meses de idade, mas isso pode variar de acordo com o desenvolvimento de cada criança, existindo a possibilidade de acontecer desde os três meses de vida até um ano de idade.

Entretanto, não se preocupe, cada criança possui seu próprio ritmo. Assim como o tempo de dar os primeiros passos pode ser diferente para cada bebê, o mesmo acontece com a aparição dos dentinhos de leite.

Além disso, sempre é possível procurar por um dentista de confiança no seu plano odonto empresarial e tirar as dúvidas que surgirem ao longo da dentição do bebê.

Os primeiros dentes que costumam nascer são:

  • Incisivos centrais inferiores entre 6 e 10 meses;
  • Incisivos centrais superiores entre 7 e 12 meses;
  • Incisivos laterais superiores e inferiores entre 7 e 13 meses;
  • Molares superiores e inferiores entre 12 e 19 meses.

Com o nascimento do primeiro dente, costumam surgir sintomas que podem incomodar o bebê, interferindo na sua rotina de alimentação e com seu humor. Para amenizar esses sintomas, é possível seguir algumas dicas.

Como aliviar os sintomas durante a dentição do bebê?

O nascimento dos primeiros dentes do bebê podem causar alguns desconfortos como: coceira na gengiva, dores, febre baixa, irritabilidade e dificuldades para comer ou dormir. 

Nessa fase também é normal que eles queiram colocar tudo que encontram na boca, e por isso é preciso redobrar os cuidados com o que fica ao alcance das mãos do bebê.

Para saber como aliviar os sintomas que incomodam o bebê, é possível marcar uma consulta no seu plano dentário empresarial com um dentista infantil, além de seguir algumas dicas básicas que podem te ajudar no dia a dia em caso de sintomas mais leves.

Se perceber que o incômodo do bebê vem de alterações na gengiva como inchaço, coceira ou dor, ofereça brinquedos frios e macios, como os mordedores, para que ele possa colocar na boca e aliviar os sintomas.

Além disso, se o bebê já estiver na fase de introdução alimentar, também pode ser oferecido alimentos gelados, como frutas, ou um picolé feito com leite materno, que além de aliviar os incômodos, também pode ser um aliado nos dias mais quentes.

Para utilizar pomadas com efeitos analgésicos ou outros tipos de remédios para aliviar os sintomas do bebê, procure informações com um dentista em um plano odonto empresa, pois ele irá recomendar a dose e o remédio correto.

Os cuidados com os primeiros dentes do bebê

É importante saber que a higiene bucal do bebê deve ser iniciada antes mesmo da aparição dos primeiros dentes, junto com a introdução alimentar, para retirar os restos de alimentos e manter tudo em ordem para a chegada dos dentinhos.

O ideal nessa fase é realizar a higiene com uma pequena gaze úmida com água corrente, ou com uma dedeira de silicone, encontrada em lojas de utensílios para bebês. Independentemente do que for selecionado, deve ser higienizado sempre após o uso.  

Porém, com o nascimento dos dentes dos fundos, será preciso investir em uma escova de dente infantil com cerdas macias. 

Lembre-se de verificar a recomendação de idade da escova no verso da embalagem, e em caso de dúvidas, procure um profissional em um plano odontologico empresarial preços

Para realizar a higiene com a escova, faça movimentos circulares e leves nos dentes da frente, e de vai e vem nos dentes de trás, sempre com cuidado e delicadeza, utilizando somente água.

E se demorar para nascer os dentes?

É normal se preocupar com a evolução do bebê nos seus primeiros meses de vida, seja relacionado ao nascimento dos primeiros dentes ou não, mas é sempre importante lembrar que cada criança tem o seu próprio ritmo e organismo.

Caso as dúvidas persistirem, procure saber como funciona plano odontologico empresarial e contrate um, assim sempre terá profissionais preparados prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas.

Os primeiros meses de vida do bebê é um momento de descobertas e aprendizagem, tanto para o infante quanto para os pais. Portanto, fique calmo e haja de acordo com os sinais e a evolução do seu pequeno.

Dessa forma, você está preparado para agir caso seja necessário e poderá passar a sensação de segurança e bem-estar que ele necessita durante a fase de iniciação da higiene bucal e do nascimento dos seus primeiros dentes.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial