Uma queixa muito comum entre as mamães é: “como me alimentar bem e voltar ao corpo que eu tinha antes da gestação”. Sabemos que não é fácil, pois envolve não só uma alimentação saudável como também hormônios, questões emocionais… Mas não é impossível! Com força de vontade, foco e um bom profissional, você pode ter seu corpo ideal de volta! Digo seu corpo ideal, pois cada mulher tem um estereótipo que mais lhe agrada. Além disso, só se sente bem com o corpo, quem está bem com o seu interior. Então, é preciso cuidar de você por inteiro e não só por fora.

Conversei com a nutricionista Raquel Righi, que explicou que a mulher deve cuidar da alimentação em todas as fases da vida. E mais, é totalmente possível ter o corpo desejado. Segundo Raquel, “a importância da alimentação saudável é em qualquer época da vida e não só após a gestação. Isso é fundamental para mantermos a saúde e termos uma qualidade de vida adequada. Se pensarmos que somos feitos de células e estas de nutrientes, só teremos um bom funcionamento das mesmas quando recebermos os nutrientes necessários. Temos uma organela dentro das células que se chama mitocôndria, e é ela quem vai fazer a produção de energia. Sem nutrientes de forma adequada, ela não funciona. Aí surgem o cansaço, a fadiga, as dores de cabeça; os ciclos hormonais não funcionam de forma adequada; a mulher começa a ter uma depressão de zinco e de selênio; começa a cair cabelo”.

Alimentar-se bem é essencial para qualquer pessoa! No caso da mulher, principalmente no período da gestação e no pós-parto, é fundamental um corpo bem nutrido. Raquel explica que “quando a mulher está em fase fértil, ela precisa se preocupar muito com a alimentação. A pré-concepção é muito importante para que se tenha uma gestação adequada”.

Durante a gravidez, é normal que a mulher pense um pouco mais na alimentação, afinal está carregando um bebê (ou mais de um) que depende totalmente do que ela come. Inclusive, muitas mães, pensam tanto nos filhos que se esquecem delas próprias. “Assim que os bebês nascem, esquecemos de nós. O pós-parto é uma fase na qual a mulher renasce, se redescobre no mundo, na família, com ela mesma. Ela deixa de existir como aquela antiga mulher e passa a ser mãe, mulher, profissional. Nesse meio tempo, a alimentação fica de lado. Porém, é muito importante que a mulher tenha uma alimentação adequada no pós-parto, esteja ela amamentando ou não. A mulher precisa se programar para isso”.

Vale lembrar que, nem sempre, é tão difícil se alimentar bem! Com uma boa organização, tudo fica mais tranquilo. Sabendo que quando se tem um bebê em casa, ficamos bem atarefadas, Raquel dá uma dica bem bacana que facilita, e muito, a vida das mamães: “aqui em casa a gente programa o sacolão da semana. Assim que chego da rua, higienizo e guardo as verduras, os legumes e as frutas. As que podem ser picadas, eu já deixo de forma que elas já fiquem prontas para o consumo durante a semana ou, ao menos, pré-preparadas. As que podem ser congeladas, já congelo a polpa para fazer suco. Isso ajuda muito na correria do dia a dia (trabalho, casa, família, filhos)”. Ótima dica, não?

Com tudo arrumado, agora é hora de cuidar de você! Após a maternidade, a mulher entra em uma nova fase da vida; porém, jamais deixará de ser mulher! “A gestação, por si só, faz uma grande mudança tanto no corpo quanto na vida da mulher. Muitas vezes, aquela mãe deixa de se reconhecer no espelho, o que é muito complicado. Voltar ao peso anterior à gestação e estar de bem com o corpo é muito importante para a autoestima. Para tanto, a mulher vai precisar de uma alimentação adequada, equilibrada; exercícios físicos orientados por um profissional. Em alguns casos, é possível fazer uma modulação por meio de suplementos para que ela perca peso de forma mais fácil (deve-se procurar um profissional qualificado. Jamais tome suplementos ou medicamentos sem orientação)”, explica Raquel.

Além disso, a nutricionista destaca um ponto muito importante: “a mulher precisa pensar na flora bacteriana intestinal. O intestino é considerado hoje o nosso segundo cérebro. Sem uma flora bacteriana adequada, ou seja, um intestino sem secretar os hormônios de forma adequada, perder peso fica muito mais difícil. Isso faz toda a diferença”!

E mais uma dica da Raquel para as mulheres: “se você quer perder peso, quer emagrecer, deve estar atenta às funções intestinais; a quantidade de fibras, probióticos e prebióticos que está na alimentação; alimentar-se de três em três horas; evitar alimentos ricos em sódio, como refrigerantes, alimentos ultraprocessados; incluir fontes de ômega 3, zinco, selênio, frutas, verduras e legumes na dieta”. Assim, logo você alcançará o seu objetivo! Não desista!

 

Raquel Righi é nutricionista (CRN 9476), especialista em APLV, e parceira do Blog Canal Infantil.

Contatos: (31) 99143-9341 / raquelrighireis@gmail.com / @raquelrighinutri

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial