Faltando poucos dias para a Páscoa, o Canal Infantil não podia deixar de falar sobre esta data tão linda e especial!

Para quem não sabe, a palavra Páscoa tem o sentido de passagem. A Páscoa é uma das festas cristãs mais importantes: a ressurreição de Jesus Cristo! Apesar dos significados serem diferentes, os judeus também comemoram a Páscoa. Para eles, esta data representa a fuga do povo judaico do Egito, local onde foram aprisionados pelos faraós por longos anos. Inclusive, na Páscoa judaica, os judeus fazem um pão sem fermento, chamado de matza, para lembrar que, durante a fuga, não sobrou tempo nem para fermentar o pão.

Em ambas as religiões, a Páscoa representa a esperança, uma nova vida! Eu, particularmente, gosto muito dessa data. Para mim é um momento de reflexão, de avaliar como tenho levado a minha vida, de oração e de compromisso com metas e objetivos. E também, é claro, de curtir com o meu filho, Matheus, toda a fantasia que esta data traz! Acreditar em Coelho da Páscoa, pedir ovos de chocolate e viver a fantasia, não quer dizer que nos esquecemos do real sentido da data. Aqui em casa, meu marido e eu sempre procuramos apresentar os significados reais para o Matheus, mas sem deixar de viver o lúdico, a fantasia, a infância (que logo passará e não mais voltará)!

A título de curiosidade, trago o significado de alguns símbolos apresentados na Páscoa.

– COELHO DA PÁSCOA – contos criados no velho continente, diziam que uma mulher escondeu ovos coloridos em um ninho para dar aos filhos na festa da Páscoa. Porém, os meninos encontraram os ovos e um coelho passou correndo e espalhou presentes, dando a ilusão de que o animal estava distribuindo ovos.

Já para os americanos, a tradição surgiu em meados do século 18, trazida pelos imigrantes alemães. Era muito comum esconder ovos de galinhas pintados, no jardim, para as crianças procurarem. Como as crianças corriam muito, coelhos saltavam de suas tocas. Assim, surgiram histórias de que esses animais traziam os ovos.

– OVOS DE PÁSCOA – na antiguidade, principalmente para os persas e os egípcios, o ovo era o símbolo do nascimento. Para os cristão, significava ressurreição. Então, era muito comum, tingir os ovos com cores alegres e presentear as pessoas. Os cristãos começaram essa prática. Mas, naquela época, os ovos não eram comestíveis, apenas um presente simbólico.

– CHOCOLATE – quem olha para o chocolate hoje em qualquer prateleira de supermercado, não imagina que o chocolate já foi considerado algo sagrado, assim como o ouro, e usado como moeda! Sim! Os maias e os astecas usavam muito dessa forma! Mas, não era esse chocolate “nosso”. Os bombons, ovos, surgiram apenas no século XX.

Este ano decidi preparar uma caça aos ovos para o Matheus! Adoro atividades lúdicas, brincadeiras que mexem com a criatividade das crianças! Comprei um kit super legal, com dicas, pistas, pegadas, ovinhos, para preparar no dia 01/04 (Páscoa). Vai ser bem divertido! Achei o kit tão prático e fofo que entrevistei a Brenda Maciel, decoradora de festas, que é a responsável pela confecção do kit caça aos ovos.

A infância passa tão rápido que temos que aproveitar ao máximo com nossos filhos! Como afirma Brenda, “a Páscoa na infância é muito importante para o crescimento e o desenvolvimento da criança, por meio da descoberta e conhecimento do mundo. Assim a criança vai desenvolvendo seu caráter, formando suas opiniões e absorvendo conhecimentos do que se passa ao seu redor. A Páscoa é sinônimo de paz, de união e de amor entre as famílias e isso é a base para a formação de um ser preparado para enfrentar o mundo”.

Além disso, a criança aprende por meio do brincar, da diversão! “Por meio do lúdico, podemos moldar e desenvolver o caráter da criança. A fantasia na infância estimula a imaginação, a criatividade e a conhecer e lidar com sentimentos diversos”, destaca Brenda.

A decoradora explica que “a caça aos ovos é uma forma de estimular a criança a conhecer e assimilar o mundo que existe ao seu redor por meio de uma brincadeira em busca de um prêmio. Imaginar que o coelho deixou aqueles ovos ali é viver o encanto, a surpresa, a magia”.

Para Brenda, o mais importante é fazer da Páscoa “um momento feliz com seus filhos, estimulando a interação entre a família, com o objetivo de criar, cada dia mais, um elo de amor e felicidade. E dar um chocolate é representar o amor, a ternura, o doce”.

Como eu sempre falo, aproveitem os seus filhos! A vida é muito curta! Ensinar as tradições, a história é muito importante (na verdade, é essencial), mas sem deixar de viver a fantasia! Tem coisa melhor que sonhar e imaginar? Esperar pelo Coelho da Páscoa, pelo Papai Noel, pela Fada do Dente não faz mal nenhum; pelo contrário, traz alegria e sonhos que jamais voltarão!

Escreva para: carolina.canalinfantil@gmail.com

Compartilhe nossas matérias e siga o Canal Infantil nas redes sociais Instagram (@canalinfantil) e Facebook (@canalinfantiloficial).