Nos dias atuais, as crianças têm inúmeras atividades além da escola: balet, futebol, natação, inglês, judô… E, muitas vezes, o assentar para estudar torna-se um momento chato e difícil. Então, o que fazer? Como organizar para que seu filho estude tranquilamente e com alegria? Para falar sobre o assunto, entrevistamos a professora Amanda Pires Claret Batista (formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia) que deu aula por vários anos no Instituto da Criança (Belo Horizonte, MG) e hoje atua com acompanhamento escolar (domiciliar) para crianças.

Como sabemos, estudar vai muito além de tirar notas boas nas provas; é adquirir conhecimento e cultura para toda a vida. Mas, é importante criar o hábito no seu filho para que ele estude com prazer. Segundo Amanda, “como diz o ditado: ‘a prática leva à perfeição’. As crianças recebem na escola uma quantidade imensa de informações e não é possível aprender tudo. Nosso cérebro absorve aquilo que julgamos importante. Por isso é fundamental estudar todos os dias. Tirar dúvidas, reler os registros do caderno, ler os textos dos livros didáticos e fazer um bom para casa”.

Além disso, como ressalta a professora, “a criança e a família precisam compreender a importância do estudar. Faz parte da rotina de uma casa”. Uma dica legal é “organizar as atividades das crianças em um quadro. A partir daí, o aluno poderá definir seu horário de estudo. Saber ao certo quantas horas semanais de estudo ele tem disponível é fundamental para aproveitar o tempo de forma eficaz”, afirma Amanda que lembra ainda que “cabe aos pais zelar para que o combinado do tempo de estudo seja cumprido”.

“Muitas pessoas acreditam que para estudar é preciso permanecer por horas entre livros e cadernos. Na verdade, qualquer tempo que a criança estuda é aproveitado. O importante é usar o momento de forma efetiva. O estudo precisa ter qualidade independente da quantidade de tempo”, explica a professora. E, não podemos nos esquecer de que “a criança precisa estar concentrada e motivada também. Sem concentração é difícil aprender e memorizar conteúdos. E, sem a motivação, o aluno não verá importância naquilo que faz. Portanto, mostre a criança o valor do estudo”, afirma Amanda.

Durante a semana, ok, estudar é importante! Mas, e aos finais de semana, é também necessário estudar? E o lazer, não é fundamental?

Fazemos um aparte aqui para dizer que só se absorve conhecimento quando se tem prazer. O lazer é muito importante, TODOS OS DIAS. A criança precisa ter momentos divertidos, com brincadeiras, sempre. Cabe aos pais criarem uma rotina com atividades prazerosas e alegres com os filhos. Lembrem-se, tenham tempo para os seus filhos (já falamos sobre isso em matéria aqui no blog).

Voltando ao estudo nos finais de semana, Amanda afirma que, “como algumas famílias têm apenas o fim de semana para estudar com os filhos, se necessário, devem encontrar um momento para estudar. Mas equilibrar o tempo entre o lazer, descanso e estudo seria uma boa opção”.

Outro questionamento muito comum dos pais é se devem ou não colocar os filhos para estudar durante as férias. Mas, férias não é para descansar dos estudos? Depende! Amanda explica que “férias é sinônimo de brincar, ir ao cinema, dormir e acordar tarde e muita diversão. Mas, sabemos das necessidades de cada criança e cabe à família refletir como foi o desempenho escolar do seu filho durante o ano letivo. Se a criança enfrentou um ano escolar com muitas dificuldades, acredito que um reforço escolar valeria a pena para prepará-la para o próximo ano. Nesse período, sugiro atividades que promovam aprendizagens que não são necessariamente associadas à escola. O hábito da leitura durante as férias pode ser intensificado. Algumas crianças só leem os livros sugeridos pela escola e os enxergam como uma obrigação. A liberdade de escolher um livro pode ser o ponto de partida para estimular a leitura. Essa prática deve ser incentivada pela família”.

Uma dica muito legal também, como sugere a professora, é levar a criança para “visitar um museu, ir ao cinema ou teatro e fazer um diário de viagem com fotos e registros da família. São atividades lúdicas e que, de alguma forma, promovem diversas aprendizagens. Jogos, desenhos, filmes, experiências com a natureza ou uma divertida aula de culinária podem ser momentos de diversão e aquisição de novos conhecimentos”.

Para resumir, estudar diariamente é muito importante para que a criança crie o hábito e não estude apenas por obrigação, para ir bem na escola. Porém, cabe aos pais dividir o tempo de estudo com momentos de lazer e brincadeiras.

Cuidar do seu filho é ensiná-lo a adquirir conhecimento sem perder o encantamento pela infância!

 

Não se esqueça de curtir e compartilhar nossas matérias e seguir nossas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial