Um tema que eu sempre abordo aqui no Canal Infantil é a importância da leitura na infância. Precisamos ensinar aos nossos filhos a usar os livros. Sim, usar! Pois os livros não são apenas para ler, mas para apreciar, sentir…

E para falar sobre leitura, entrevistei a Teresinha Nolasco, uma mamãe que além de amar ler, passou essa paixão para a filha Maria Clara, de 12 anos! E ainda criou o blog Bolhinhas de Sabão para Maria (@bolhinhasdesabaoparamaria e facebook.com/bolhinhasdesabaoparamaria)

Confiram e vejam como a leitura pode fazer parte do dia a dia da família!

CANAL INFANTIL – EM PRIMEIRO LUGAR, O QUE É SER MÃE PARA VOCÊ?

TERESINHA NOLASCO – Costumo dizer que ser mãe é algo transcendental. Uma experiência jamais vivida, jamais comparada. Você vive um amor único, nunca antes experimentado. Diferente de qualquer outro amor.
Ser mãe é ter uma outra vida que não se imaginava um dia viver! É se doar sem limites, é estar em constante alerta para todas as necessidades de um filho, é pensar em outro ser bem antes de pensar na gente!
Ser mãe é sair todos os dias da nossa zona de conforto para abrir horizontes, ampliar a mente, o coração, o conhecimento para a vida. Para aprender muito mais do que ensinar…
É mudar hábitos em prol do desenvolvimento feliz de um filho! É perdoar-se mil vezes por achar que está fazendo tudo errado…
É entender toda doação, toda entrega, todo amor desmedido, todos os sentimentos que um dia nossa mãe viveu, e doer o coração por isso.
Ser mãe é uma arte… Bela, profunda e cheia de detalhes.
Mais do que tudo, é amor que se renova e cresce todos os dias, é viver constantemente à flor da pele!
Ser mãe é Divino!

CANAL INFANTIL – COMO VOCÊ VÊ A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA INFÂNCIA?

TERESINHA NOLASCO – A leitura para Maria, desde bebê, sempre foi uma urgência. Uma necessidade para a vida. E acho que deveria ser para todas as crianças.
Além dos benefícios pedagógicos como foco, raciocínio, vocabulário, conhecimento; a leitura na infância abre caminhos, ensina, ajuda os pais a ensinar, provoca sentimentos, emoções e curiosidade de aprender.
Ela distrai, diverte, acalma. Traz um universo em que a criança pode ser ela mesma e assim conectar-se com histórias, personagens que ampliam seus horizontes, sua criatividade e imaginação.

CANAL INFANTIL – COMO MÃE, COMO VOCÊ INCENTIVA A LEITURA EM CASA?

TERESINHA NOLASCO – Começamos a incentivar lendo para Maria em revezamento antes de dormir (a mãe e o pai). Desde dois aninhos, ela começou a ter seus livros de letras e/ou gravuras e tê-los ao seu alcance, para quando quisesse manuseá-los. Assim Maria cresceu, até que um dia ela passou a ler sozinha, todas as noites. Em datas comemorativas como aniversário, natal e outros, vez ou outra quando perguntavam, sugeríamos, a quem quisesse presenteá-la, um livro como presente e sempre dávamos também. Independente de alguma outra coisa que ela quisesse, o livro ia sempre junto. Nunca pusemos barreiras para que ela tivesse acesso aos livros. E continua assim até hoje aos 12 anos.

CANAL INFANTIL – E COMO A MARIA CLARA CONVIVE COM OS LIVROS?

TERESINHA NOLASCO – Hoje tem uma estante com vários autores e diferente gêneros literários. Passamos por algumas parcerias que também foi grande incentivo pra ela. Feira do Livro na Escola e livrarias.
Sua afinidade com livro é grande. Começou cedo a ler coleções grandes e sem ilustrações. E tem grande facilidade com o desenvolvimento das leituras.

CANAL INFANTIL – VIVEMOS EM UMA ERA MUITO DIGITAL. COMO VOCÊ VÊ A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA?

TERESINHA NOLASCO – Eu tive uma infância muito rica, e vejo como foi importante pra mim o livre brincar. Por isso sempre recordo com nostalgia e felicidade dos tempos de criança.
A brincadeira é uma das maiores riquezas da infância. Brincar é crescer com autonomia, com segurança, com leveza e alegria. A criança que brinca é mais criativa, mais feliz, mais simples com a vida.
Maria não é diferente das outras crianças. Justamente por estarmos nessa era digital, além dos livros, ela  gosta e tem muita facilidade com a internet.
Morando em apartamento, as possibilidades são bem diferentes, temos que achar meios “na rua” para que a criança tenha um pouco de oportunidade de brincar para que não seja apenas entre quatro paredes.
Mas em casa sempre brincou muito com peças de montar, jogos de tabuleiro (que participamos ainda) e de desenhar.
Acho tão essencial a infância e o simples brincar que criei um Instagram só para isso! A infância mais pura, de pés no chão, sem tanto consumismo e tecnologia. Se chama Criançar “Pra nunca deixar de ser criança”. Nele também participa a Cris Philene, do Prosa de Mãe.

CANAL INFANTIL – QUAL A MENSAGEM VOCÊ DEIXA PARA OS PAIS QUE QUEREM APROVEITAR MAIS A INFÂNCIA DOS FILHOS?

TERESINHA NOLASCO – Simplesmente serem simples na convivência com os filhos!
Sentar no chão, conversar sobre tudo, ouvi-los, falar pra eles….
Ler juntos, ver um filme, mostrar a natureza da forma mais simples, ensiná-los a amar a tudo e a todos. Contar coisas da sua infância, cantar pra eles, mostrar o que você mais gosta, ser verdadeiro e autêntico no aprender, no errar, no desculpar e pedir desculpas…
Amar acima de tudo e mostrá-los esse amor simples, natural e eterno! Todos os dias!

Então, papais e mamães, não deixem de curtir os momentos com seus filhos! Seja brincando ou lendo um livro, estejam juntos! Isso é o que fica para a vida toda!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial