Quando nos tornamos pais, muita coisa muda em nossa vida. Passamos a ter outras prioridades, outra rotina… Temos que aprender a cuidar de um bebê! Afinal, filhos não vêm com manual de instruções.

Ser pai, ser mãe não é tão simples quanto parece. Além de cuidar do filho, precisamos também educá-lo para que ele cresça de maneira saudável e feliz. Mas o que muitos pais pensam é que basta dar o que o filho quer e tudo se resolve. Porém, não é bem assim..

Os filhos precisam de limites! É preciso conversar, colocar regras dentro de casa e, principalmente, saber dizer não a um filho! Sei que não é nada fácil, mas é fundamental que a criança viva experiências positivas e negativas também. Receber um não, frustrar-se faz parte do desenvolvimento infantil e é indispensável para toda a vida.

Se o filho não aprender a ter limites em casa, com certeza, aprenderá durante a vida; mas será de uma maneira muito mais complicada e com mais consequências negativas.

E para falar sobre a importância de educar os filhos, quero trazer um pouco do livro, lançado pela Editora Sinopsys, “Bento, o menino birrento”. Quem tem filho sabe como as birras incomodam! E, em alguns casos, preocupam também. A birra faz parte da infância, é fato; entretanto, podemos trabalhar com a criança e amenizar esses momentos.

Escrito pela Psicóloga Clínica Cristina Sobreira, “Bento, o menino birrento” conta a história de um garoto que, desde o nascimento, recebeu uma atenção exagerada dos pais e da família. Durante a infância, Bento era o reizinho da casa. Se alguém contrariasse suas vontades, ele chorava, gritava, cuspia, chutava… Era necessário voltar atrás e fazer o que ele havia mandado.

Bento foi crescendo sozinho e sem amigos. Ninguém queria brincar com ele. Será que algo irá fazê-lo mudar? Será que Bento aprenderá a ouvir não? Só lendo o livro para saber!

É preciso ter em mente que, em uma casa, os pais são os responsáveis e quem ditam as regras. E, é claro, os filhos devem obedecer! Eu acredito que uma das melhores formas de lidar com situações difíceis é assentar com a criança, conversar e colocar as regras bem claras para ela. E digo mais, fazer com que a criança participe da escolha dessas regras também é necessário. Não podemos nos esquecer que nossos filhos têm vontades e também devem ser respeitados. Mas isso não significa permitir tudo!

Devemos criar filhos para as dificuldades do mundo (que são muitas); filhos que saibam o significado das palavras respeito, amor, educação, limites. Uma criança que não se frusta, que os pais passam a mão na cabeça mesmo quando ela está errada, tornar-se-á que tipo de adulto? É preciso pensar nisso! Toda ação tem uma consequência lá na frente.

“Bento, o menino birrento” é um livro para pais, crianças, professores e profissionais da área infantil. Vale muito a pena a leitura! Ao final, a autora traz algumas atividades para serem trabalhadas com a criança, que irão ajudar no processo de melhora do comportamento.

As ilustrações ficam por conta de Rodrigo Nunes e mostram bem como é uma criança birrenta.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial