Vivemos em uma época em que se fala muito da falta de tempo! Tempo… Mas, afinal, o que é o tempo? Dia, noite, horas… É tão lindo quando, na infância, as crianças se perdem no tempo único de uma brincadeira! Estão tão focadas no viver o momento que não se preocupam se as horas já passaram, se o dia já virou noite. É tão bom viver a inocência e ser feliz com pouco!

As crianças vivem! Elas curtem cada segundo, cada amizade, cada acontecimento do dia! E o dia se mistura com a noite, sem preocupações! Mas será que não são elas que estão certas? Nós, adultos, deixamos de ver a beleza de cada momento, de cada amanhecer, de cada dia… E até de cada escuridão! Sim, a noite tem uma beleza inacreditável!

Lembro-me aqui, com muito carinho, de um dia que marcou a minha infância: era noite, minha avó Glorinha e eu chegávamos de viagem, em Visconde do Rio Branco (Minas Gerais), à casa da minha bisavó. A cidade estava inteira sem luz! Ao descer do carro, fiquei encantada: estava claro! A lua e as estrelas iluminavam a nossa noite! Não sei por quanto tempo fiquei ali, mas tudo parou ao meu redor. Só conseguia contemplar e agradecer pelo que estava vivendo!

Nesta semana, terminei de ler um livro lindo, da Editora Paulinas, que me fez refletir muito sobre o tempo, as amizades, a infância e a simplicidade da vida: “Lua, Noite e Dia”. Escrito por André Neves, com textos de Luciano Pontes e Fábio Monteiro, o livro retrata a infância e o tempo de forma lúdica e poética! É uma história infantil que emociona e encanta! As ilustrações nos fazem refletir e sonhar!

Na verdade, o livro conta com duas histórias: uma para os leitores e outra para os autores. Estes que, mesmo longe um dos outros, conseguiram se aproximar por meio da amizade, da escrita, dos encontros e reencontros… Três amigos: um em Porto Alegre, um em São Paulo e um em Recife; mas todos unidos para que “Lua, Noite e Dia” brilhe na vida de cada um dos leitores!

Na primeira parte, “Lua, Noite e Dia” conta a história de duas crianças (Noite e Dia), amigas, que se encontram para brincar. Porém, muitas vezes, Dia pensa que Noite está dormindo e, na verdade, Noite não dorme esperando Dia acordar. É uma linda reflexão sobre o tempo e a infância! Momentos que não voltam mais e que devem ser vividos de verdade, por inteiro.

No segundo momento, os autores sopram em nossas vidas a beleza da amizade, do acolhimento entre as pessoas. É uma história para refletir! O que você tem feito para as pessoas ao seu redor? Para os seus filhos, maridos, esposas?

Só posso dizer uma coisa: leiam e sintam a beleza de “Lua, Noite e Dia”! A vida é muito simples: dia e noite se misturam, se completam! E não precisamos entender o por quê de tudo, apenas saber viver!

*Em Belo Horizonte, você encontra este livro na Livraria Paulinas – Avenida Afonso Pena,  2.142, Funcionários)

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial