No dia 19 de abril, comemoramos o Dia dos Povos Indígenas, uma ótima oportunidade para conversarmos com as crianças sobre a importância de cuidarmos da natureza e de todos os seres que nos cercam. E para abordar esse assunto de forma lúdica, nada melhor do que um livro infantil!
Escrito por Maiara Nélin Bertolucci e ilustrado por Eduardo Lira dos Santos, “Filhos da Terra” (Editora Flamingo) retrata as belezas da Floresta Amazônica por meio dos olhos de uma criança indígena. A menina, desde pequena, aprendeu com o pajé que é dever dos seres humanos proteger e preservar a natureza. É da terra que tiramos tudo o que precisamos… É dela que vem o alimento que comemos, que vem a vida, que vem a cura… As árvores, os rios, os animais… Tudo nos é necessário e nos completa!
Acostumada com os encantos da floresta e com a beleza diante de seus olhos, a menina fica assustada ao saber que os “Comedores de Terra” queriam destruir aquele espaço. Mas qual o motivo? Será que não sabem que a terra que ali está é de quem já viveu, de quem vive e de quem ainda viverá? Por que acabar com tudo?
Perguntas sem respostas para aquela criança. Mas de uma coisa ela tinha certeza: era preciso preservar a floresta e cuidar da natureza. E o que será que ela nos sugere para ajudar? Só lendo o livro para saber!
Eu gostei tanto da leitura que entrevistei a Maiara, autora do livro, para saber um pouquinho mais sobre esse trabalho tão legal! Ah, e no fim do livro, tem várias dicas de como podemos conservar as nossas florestas e ajudar o nosso planeta.
CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever o livro “Filhos da Terra”?
MAIARA NÉLIN BERTOLUCCI – Sempre fui muito ligada a assuntos do meio ambiente. E meu sonho é conhecer a Amazônia. Um dia vi um vídeo que me chamou muito a atenção sobre o povo Yanomami. E então procurei saber mais e pesquisar sobre os assuntos do garimpo ilegal.
CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária indicada?
MAIARA NÉLIN BERTOLUCCI – De 6 a 11 anos
CANAL INFANTIL – Conte um pouquinho sobre a história do livro.
MAIARA NÉLIN BERTOLUCCI – E o imaginável aconteceu, os invasores vieram e contaminaram as águas, derrubaram as árvores e causaram danos a todos os animais e à terra. A jovem decide se posicionar junto de seu povo para proteger a sua terra e defender todos os seres vivos que ali habitam, deixando ainda uma mensagem para o leitor refletir.
CANAL INFANTIL – Qual a importância de conversarmos com as crianças sobre a natureza?
MAIARA NÉLIN BERTOLUCCI – As crianças são muito espertas e aprendem na observação. Elas também se tornarão adultas um dia. Se darmos o exemplo, ensinando bons valores e a cuidar e preservar a natureza elas sempre terão um olhar cuidadoso com a natureza e farão o melhor para poder preservá-la.
CANAL INFANTIL – Dê algumas dicas de como podemos ensinar as crianças sobre a preservação da natureza?
MAIARA NÉLIN BERTOLUCCI – As crianças podem:
- Plantar árvores — quanto mais, melhor!
- Aprender com os povos da floresta. Eles têm muito a nos ensinar.
- Visitar florestas e parques com frequência.
- Ajudar a coletar o lixo de parques, praias e etc.
CANAL INFANTIL – Qual a importância do Dia dos Povos Indígenas e o que essa data representa?
MAIARA NÉLIN BERTOLUCCI – Como digo no livro: Os povos indígenas são guardiões da floresta. A floresta é o lar, e a terra deles. Eles precisam ser respeitados para que seus direitos sejam reconhecidos e garantidos. Há séculos eles vêm preservando e cuidando das florestas e mantendo um equilíbrio saudável. Precisamos seguir o exemplo deles e cuidar das nossas florestas para o equilíbrio sustentável das próximas gerações.
CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.
MAIARA NÉLIN BERTOLUCCI – Que possamos passar momentos com nossos filhos, lendo, aprendendo e explorando ao ar livre as nossas riquezas naturais. Preservando e cuidando das nossas florestas e nossos animais.