Nesta matéria vamos falar sobre os benefícios da IOGA na gestação.

Derivada da palavra yuj (sânscrito), yoga ou ioga significa unir, controlar. Ela é uma filosofia que trabalha com várias partes do corpo e da mente buscando a harmonização e utiliza várias técnicas de respiração, postura e meditação. Durante a gestação, a ioga pode ser uma grande aliada, pois além de ativar a circulação (o que aumenta o fluxo de oxigênio) e ampliar a flexibilidade do corpo da mulher, traz mais calma e tranquilidade neste que é um momento mágico, mas também de incertezas e tensão para a mãe.

Conversamos com as fisioterapeutas e mães, Viviane Rocha e Alessandra Monteiro, fundadoras do Estúdio Forma, em Belo Horizonte, MG, que são praticantes de ioga e têm a atividade em seu estúdio. Para elas, os grandes benefícios de se fazer ioga na gravidez são a preparação para o parto normal, o trabalho com a respiração e a meditação. Além disso, a ioga melhora a postura, fortalece a musculatura pélvica e aumenta a flexibilidade.

Viviane e Alessandra recomendam que a atividade seja iniciada após o primeiro trimestre da gestação, lembrando sempre de consultar um médico antes. “A vantagem é ser um exercício que pode ser praticado até o final da gravidez e, cerca de 40 dias após o parto, com autorização médica, a mamãe já pode voltar às atividades”, afirmam.

Outro detalhe importante é sempre ir com calma. Comece fazendo exercícios de 15 a 30 minutos, duas vezes por semana e vá aumentando gradualmente. Na gravidez, todo cuidado é necessário! Mesmo que você seja praticante de ioga, lembre-se que você está em um momento diferente da sua vida e nem tudo é permitido.

Vale lembrar que, durante a gravidez, algumas posições que são realizadas de barriga ou de cabeça para baixo, que exigem mais força no abdômen ou retenção da respiração não podem ser feitas! Por isso, antes de iniciar uma atividade física, procure sempre conversar com o seu médico e com os profissionais da clínica ou academia que você irá frequentar para que eles tenham todo o cuidado. Se você sentir qualquer desconforto ou tiver alguma dúvida, pare imediatamente o exercício, converse com o professor e comunique ao médico.

No mais, é aproveitar este momento único e especial, que é a gravidez, e, além de curtir, cuidar de você!

Alessandra e Viviane – fisioterapeutas e praticantes de ioga.

Escreva para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com