Os estímulos na infância são fundamentais para o desenvolvimento da criança!

Algumas necessitam de mais, outras menos; mas é fato que todas as crianças precisam receber estímulos desde o nascimento. E uma das melhores maneiras de se fazer isso é por meio do brincar! Sim, os pais podem e devem brincar com os seus filhos!

Hoje é muito comum os pais reclamarem que não têm tempo para nada! Os dias passam rápido, estão sempre cansados, chegam tarde em casa e brincar pode ser bem difícil. Porém, não existe nada melhor para um filho do que um momento exclusivo com os pais! Pode ser um abraço, um beijo, alguns minutos… Não importa! O que o seu filho quer é apenas a sua presença! Brinque com o seu filho!

Para falar sobre a importância dos estímulos, trago um texto muito bacana da psicopedagoga Neiva Vieira (Belo Horizonte). Confiram!

 

Por Neiva Vieira

“Hoje, há muitas cobranças para que as crianças leiam cada vez mais cedo! Criança precisa brincar! Brincar muito para que cresça bem. Sugiro estimulação através das brincadeiras ao ar livre: jogar bola, andar de velotrol, bicicleta, correr, saltar, pular obstáculos, corda, subir e descer, brincar de pega-pega, cabra cega, amarelinha, roda, bolinhas de gude etc. Criança precisa de afeto, companhia! Estar junto dela sempre que possível para curtirem praças, parques, sítios… Um lugar para pisar na terra, se sujar e se lambuzar, virar cambalhotas, fazer estrelinhas, correr atrás de um balão, soltar pipas…

Fazer coisas simples: ir ao supermercado conhecer as frutas e verduras, comprar guloseimas. Assente ao lado dela, entre no seu universo, usando as telas, pesquise junto algo do seu interesse. Permita que a criança ajude nas tarefas domésticas: caso ela queira enrolar um brigadeiro, ajudar a fazer um bolo…

Semear junto, para que ela conheça a semente e veja brotar, crescer e, quem sabe, dar flores e frutas.

Jogar jogos pedagógicos bem próximos, assentados no chão. Incentivá-la a conhecer esportes, para que possa escolher o seu preferido. Deixar sempre a vista, ao seu alcance: lápis, lápis de cor, papel, canetinhas coloridas, giz de cera, massinhas, tesoura sem ponta, cola, argila…

A primeira escrita da criança acontece através dos seus desenhos que, de repente, nos surpreendem contando estórias incríveis! E é muito importante parar e escutar o que ela tem a nos dizer. Escutar a criança sempre… Ler, contar e recontar muitas estórias! Incentivá-la a frequentar bancas e livrarias, permitir que escolha suas revistinhas, álbum de figurinhas etc. Bata palmas, vibre, torça, cante e dance junto; leve ao teatro, ao cinema! Faça combinados sempre! Beije, abrace, sorria muito! Divirtam-se!”

 

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial