Hoje a matéria é para as gestantes!

É muito comum, durante a gravidez, as mulheres terem algum inchaço, principalmente nas pernas; retenção de líquido. O incômodo é grande! Pensando nisso, o Canal Infantil entrevistou as proprietárias do Estúdio Forma (Belo Horizonte, MG), Alessandra Monteiro e Viviane Rocha, que são fisioterapeutas e trabalham com a drenagem linfática para gestantes.

Alessandra e Viviane – fisioterapeutas

Para quem não conhece, a drenagem linfática, como explica Viviane, “é um trabalho manual que tem como objetivo liberar os gânglios linfáticos (que são mais superficiais) e ajudar o organismo a levar a linfa até esses gânglios para ser absorvida pelo próprio organismo. Tanto que, depois que se faz a drenagem, dá muita vontade de urinar porque ela ajuda o sistema a funcionar melhor”. Além disso, a drenagem, segundo Alessandra, “é muito importante para prevenir o inchaço das pernas e dos pés, incômodo que as gestantes têm no final da gestação (entre o oitavo e o nono mês). Quanto mais você trabalhar com a drenagem, mais o sistema linfático será ativado e maior será a prevenção do inchaço, da sensação de perna pesada”.

Alessandra explica que “o ideal é as mulheres começarem a fazer a drenagem logo no início da gravidez, como forma de prevenção. Porém, é mais comum as pessoas procurarem quando já estão com o inchaço”. Vale lembrar que a drenagem “melhora o sistema linfático e provoca uma sensação de cuidado, relaxamento. Além disso, melhora muito o aspecto da pele, pois previne a retenção de líquidos, que é uma das causadoras da celulite”, afirma Alessandra.

Uma preocupação comum de qualquer gestante é se há algum risco para o bebê! Segundo Viviane, “a drenagem linfática não tem qualquer contra indicação para o bebê, podendo ser feita desde o início da gestação.

Mas, um alerta, se a pessoa tiver algum problema circulatório, pressão alta, risco de trombose, a drenagem é contra indicada.

Destaca-se ainda o cuidado que se deve ter com as posições da gestante: não deixá-la muito tempo de barriga para cima, deixar apoio para as costas, por exemplo”.

Descobrimos que, após o parto, a drenagem também pode ter um papel importante! A mulher, após a gravidez, quer voltar ao corpo “antigo” o mais rápido possível. E a drenagem pode ajudar! Como destaca Viviane, “após a cesariana, a retenção de líquido é muito grande por causa da anestesia e o seu corpo ainda não entendeu que você ganhou o bebê. Por isso, a drenagem vai ajudar nesse processo”.

Se você tem alguma dúvida, converse com o seu médico e procure um local especializado para realizar a drenagem linfática. Jamais faça com uma pessoa que não é qualificada para tal.

 

Quer saber mais? Escreva para carolina.canalinfantil@gmail.com

 

Curta e compartilhe nossas matérias e siga-nos nas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial