Na matéria de hoje, vou falar um pouco sobre QUADRO DE ROTINA, também conhecido como quadro de tarefas, quadro de incentivo, quadro de regras.

Como sabemos, a rotina é fundamental na vida de qualquer criança! Ter uma rotina significa saber o que esperar, ou seja, a criança sabe quando está na hora de comer, de tomar banho, de ir para a escola, entre outras atividades.

Cabe lembrar, que a rotina é válida desde que a criança nasce. Ah, mas um bebê é muito pequeno para entender! Nada disso! Quanto menor a idade, mais necessária a rotina! Quando o bebê nasce, ele não conhece nada do mundo, nada fora da barriga da mãe! É importante que vocês, pais, ensinem tudo para ele. Seus primeiros meses serão de descobertas! E, quanto mais rotina melhor! Quanto mais ele tiver horário para as suas atividades básicas (banho, higiene bucal, sonecas, brincadeiras etc), melhor e mais estável será o seu ambiente, o que vai gerar cada vez mais segurança para esse bebê.

BENEFÍCIOS

Um dos principais benefícios de estipular uma rotina na infância é passar segurança para a criança. Quando seu filho tem horários estabelecidos para cada atividade, ele passa a ficar mais tranquilo, menos ansioso, pois sabe o que esperar, ou seja, os acontecimentos são previsíveis. Além disso, a rotina garante o desenvolvimento da autonomia, autoestima, organização, melhor divisão do tempo e ainda garante mais responsabilidade.

Ao saber o que esperar, a criança se sente capaz e tranquila para realizar as atividades. Ela sente que está no controle da situação, pois sabe exatamente o que deve fazer, ou seja, ela fica muito mais independente. E isso é muito importante!

QUEBRANDO A ROTINA

Mas, a rotina JAMAIS deve ser algo inflexível e imutável! Um fator importante é deixar a criança “quebrar a rotina” de vez em quando. Sim! É muito importante a flexibilização de regras, inclusive, para que a criança saiba lidar melhor com as frustrações (leiam a matéria que fizemos sobre este assunto. Clique aqui), com a tolerância. É fundamental que ela tenha certa autonomia para escolher o que quer fazer em determinado dia. Por exemplo: a criança está no horário de tomar banho, mas ela quer brincar. Deixe-a fazer isso! Escolha dias da semana em que ela pode mudar seus horários. Só não vale mudar tudo. Algumas regras, até por questões de saúde, devem permanecer, como escovar os dentes após as refeições.

A medida que a criança for crescendo e entendendo a importância dessa rotina, os pais já podem dar mais liberdade para elas. Afinal, a criança precisa perceber a importância que suas escolhas têm na sua vida.

Como já falei aqui no blog, em várias matérias, o que se aprende na infância, leva-se por toda a vida! Ter hábitos claros e rotinas definidas na infância ajudam a criar um adulto mais tranquilo, perseverante e com muito mais autonomia.

QUADRO DE ROTINA

Muitas pessoas são adeptas do quadro de rotina. Mas, afinal, o que é este quadro? É um quadro onde são colocados os dias da semana (de domingo a sábado) e as atividades que você considera mais importante para seu filho realizar durante todo o dia (cada família fará de acordo com a sua rotina). Pode-se incluir também uma coluna final para premiações, caso a criança complete as tarefas durante toda a semana.

Esse quadro pode ser feito de várias formas, até os pais podem desenvolver um! Eu comprei um para mostrar para vocês como funciona. Este é da Mônica Brinquedos Pedagógicos (Sorocaba, SP). Gostei muito e achei super útil! É um quadro feito à mão, muito prático, com velcro para grudar as figuras.

Quadro de rotina (feito pela Mônica Brinquedos Pedagógicos)

Você pode colocar o nome da criança e várias atividades que são importantes na rotina. Escolhi, como exemplo, as seguintes: tomar banho, escovar os dentes, comer frutas, almoçar/jantar, guardar os brinquedos e, para quem estiver na fase do desfralde, usar o banheiro também é bem legal. Cada vez que a criança realiza as atividades, ela ganha uma estrela e, se não completar a tarefa, um X.

Os pais podem colocar também desenhos de chupeta, mamadeira, para ajudar a criança a retirar esses objetos. Podem ser colocados ao invés da estrela, carinha feliz. A criatividade vai de cada papai e mamãe.

Muitas pessoas são contra o quadro de rotina, pois a criança pode ficar sentida se não realizar a atividade. Você pode colocar só estrelas e não colocar o X quando a tarefa não for feita. Apenas mostre para o seu filho que é importante ele ter rotina e realizar tarefas diárias.

Sobre premiação, como podem ver, o quadro que comprei não tem! Na minha opinião (isso é pessoal), não acho legal estipular presentes para a criança ganhar toda vez que completar as atividades durante a semana. Sou mais levá-la para passear, dar algo que ela gosta de comer, assentar para brincar junto com algo que a criança escolher e dar muitos beijos e abraços. No caso da retirada de fralda, chupeta, mamadeira, os pais podem fazer uma festinha para comemorar o crescimento da criança. Acho super legal!

Para quem gosta de dar presentes, nada contra. Eu só acho que estimula muito o consumismo e tem muitas outras coisas legais que você pode oferecer para a criança! Mas essa é a minha opinião.

Cada família deve criar os seus hábitos e colocar a rotina para a criança de forma natural e divertida. Seja firme, coloque limites, mas tudo deve ser feito com muito amor! Não é fácil criar filhos! Não é fácil estabelecer uma rotina! Mas, quando fazemos com amor e queremos ajudar os nossos filhos, tudo fica mais tranquilo! Crie, invente formas divertidas e alegres para que seu filho entenda a rotina da família (seja com o quadro ou não) e realize as atividades diárias de uma maneira natural.

É isso, gente! Ser mãe e pai não é simples, mas não tem nada melhor!

 

Curta e compartilhe nossas matérias e siga-nos nas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial