Ajudar o próximo só faz bem! Como o blog Canal Infantil fala de crianças, jovens, famílias, não posso deixar de mostrar os bons projetos que são realizados em todo o Brasil. Já falei sobre os Doutores da Alegria, o Alumia e agora quero apresentar o Hospirrisos, que acontece em Joinville, Santa Catarina. Conversei com a Fernanda Moreira, que é voluntária no projeto e faz um trabalho muito bacana.
Realizado há 11 anos, o Hospirrisos se baseia na humanização dentro do ambiente hospitalar. “Usamos o teatro com atividades de ‘Clowns’ para visitar pacientes. Essas visitas são realizadas nas dependências do Hospital Dona Helena e, às vezes, recebemos convites para visitar outros lugares e eventos que irão abordar a saúde, de forma geral”, explica Fernanda.
Um detalhe muito legal do Hospirrisos é que todas as pessoas que participam são voluntárias e, antes de começarem a trabalhar, passam por um curso de capacitação no Studio Escola de Atores. “Hoje contamos com mais ou menos 50 voluntários. Inclusive o Studio Escola de Atores, do qual sou diretora, ministra todo o curso voluntariamente. Fizemos uma parceria com o hospital oferecendo a capacitação aos voluntários. Sou a diretora artística da equipe”, conta Fernanda.
Segundo a diretora, “todos os interessados devem passar por uma capacitação artística oferecida pelo Studio Escola de Atores. O objetivo da oficina é a construção de uma personagem de palhaço. Após, o voluntário passa por uma prova prática e fazemos uma ‘triagem’. Além disso, o voluntário precisa estar seguro na construção da personagem para ingressar no projeto”. E a equipe está aberta a novos membros! Para quem quiser participar, é só entrar em contato pelo e-mail maria.jose@donahelena.com.br e obter mais informações. Lembrando que o curso de capacitação sempre começa em fevereiro.
Fazer o bem ao próximo é maravilhoso! Devemos ajudar sempre! “Acho que quem recebe mais benefícios somos nós, os voluntários, pois a recompensa de ver um paciente sorrindo em um leito de hospital é algo que não consigo descrever. É uma troca de energia incrível, claro, quando o paciente permite. Quando estou ministrando a oficina também me emociono, pois ver a entrega de um ser humano para outro (e a oficina mexe com a autoestima, conhecimento pessoal …), por muitas vezes, é difícil e doloroso pois muitos se percebem fechados, desestimulados consigo mesmo”, destaca Fernanda.
Receber um abraço, um carinho, uma palavra de consolo é essencial para quem está doente! E é possível transformar um ambiente triste em um lugar alegre e cheio de sorrisos. Para terminar, Fernanda deixa uma linda e verdadeira mensagem: “falo que fazer o bem, mal não tem! Saio sempre bem do projeto comigo mesma e temos os mesmos relatos dos voluntários que participam. Para ser voluntario é necessário ter comprometimento, então a pessoa precisa estar realmente com vontade e se organizar com tempo de doação”.
É preciso muito pouco para ajudar alguém! Faça você também!