O Natal já está quase chegando! Eu amo Natal, gente! Para mim, é uma das melhores épocas do ano. Reunir a família, confraternizar, fazer orações, pensar no próximo ano.

E quando falamos em Natal, uma das primeiras coisas que lembramos é a ceia. Quantas coisas gostosas colocamos na mesa para dividir entre os familiares. Mas, quando tem crianças, é importante também separar algumas guloseimas (saudáveis e gostosas) para elas! O Canal Infantil conversou com a nutricionista materno infantil, Letícia Oliveira, da Nutriniños (Belo Horizonte, MG) que deu várias dicas sobre o que fazer para os pequenos.

Em primeiro lugar, é importante dizer que a ceia de Natal é um momento muito especial! Todos devem se reunir em torno da mesa para agradecer pelo ano que está acabando, pelos familiares que Deus nos deu, pelas conquistas, até pelos obstáculos apresentados durante o ano. Cada detalhe da nossa vida tem um propósito. E gratidão é fundamental!

Como ressalta Letícia, “o importante da ceia do Natal é trazer a mensagem da família reunida à mesa, comendo junto. Fazer disso um momento agradável de compartilhar o alimento, conversar. E isso deve ser feito durante todo o ano, pois é importante para criar uma relação afetiva da criança com o alimento. Os pais devem conseguir ter esse momento pelo menos em uma refeição do dia, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. O momento da refeição precisa ser agradável, prazeroso”.

No Natal, como explica Letícia, “é importante valorizar a comida caseira, aquela carne que fica horas assando, o bolo, que perfumam a casa inteira. Isso estimula o apetite da criança e de toda a família”. Ela destaca que “a ceia já costuma ter um lado saudável: carne assada, frutas secas. Porém, não se deve deixar de usar os legumes e as verduras, fazer uma salada bacana para todos”. Uma ótima forma de apresentar as saladas, segundo Letícia, “é fazer palitinhos de legumes, espetinhos de tomate com manjericão e rúcula, cenourinha cozida com queijo, com um molho legal (pesto, mostarda). É uma forma divertida de colocar a salada na festividade do Natal”.

Pensando em uma ceia saudável e divertida para as crianças, os pais devem “abolir os refrigerantes que, além de ocuparem muito espaço com calorias e açúcar, atrapalham na absorção dos nutrientes bons. É sempre melhor servir um suco de uva integral, um suco natural refrescante, já que, nesta época do ano, aqui no Brasil está mais quente. E abusar dos alimentos naturais”, afirma a nutricionista.

Uma dica bem legal da Letícia, é “fazer picolés e chup-chup porque podem ser feitos com frutas naturais, são refrescantes e coloridos”.

Como usamos muitas decorações no Natal, a nutricionista afirma também que podemos fazer “uma árvore de Natal toda colorida com frutas variadas, estrela com melão ou melancia. Usar as cores das frutas fica lindo, apetitoso e as crianças vão amar! Pode-se ainda fazer um molho com iogurte para passar as frutas, colocar mel, melado de cana, canela, essência de baunilha, cacau em pó”. As ideias são muitas e você pode adaptar de acordo com a preferência dos seus filhos!

Fruta são muito importantes na vida de qualquer criança. E no Natal podem ser usadas à vontade. Como explica Letícia, “a fruta é um alimento refrescante, uma sobremesa e que dá energia para as crianças brincarem e correrem pela casa”. O morango, por exemplo, “pode virar um ótimo gorro de Papai Noel. Basta cortar o morango (que tem formato de gorro) e embaixo colocar um espetinho com rodela de banana, que é branca. Dá para decorar o bolo, a salada, várias coisas da mesa do Natal”.

Outra dica da nutricionista é, “ao invés de fazer as rabanadas, que são pães passados no óleo e no açúcar, pode-se fazer bolo, cookie, brownie e chamar a criança para participar do preparo. No bolo ou no cookie, os pais podem colocar banana, maçã, castanhas, açúcar mascavo (que é melhor). E envolver a criança é muito importante, pois ela vai adorar servir para a vovó, para os primos um preparo feito por ela”. Vale lembrar que tudo o que é feito em casa é mais saudável e mais nutritivo do que os industrializados.

E, como hidratação é fundamental sempre, ainda mais no verão, Letícia explica que a água aromatizada é bem legal. “É bem simples, apenas colocar frutas (romã, morango, limão), hortelã, colorir bastante a água para incentivar a criança a consumi-la em uma época tão quente e que as crianças brincam e correm muito. Elas precisam de muita hidratação e as frutas vão dar energia. Além, é claro, das castanhas, legumes e verduras. Nas épocas festivas, normalmente, os pais deixam a criança comer o dia inteiro e, às vezes, ela se alimenta muito de açúcar, perde o apetite e não está nutrindo o corpo para as brincadeiras do dia”.

Então, papais e mamães, pensem em uma ceia divertida e saudável para todos! Cuidar dos filhos é cuidar de toda a família! E, como conclui Letícia, é muito legal preparar os alimentos, principalmente, os que levam tempo, que deixam a casa perfumada (bolo, pernil, frango, peru). Tudo isso traz um aconchego muito importante. Mais do que levar a nossa rotina para o Natal, é levar o Natal para a nossa rotina. Essa é a mensagem gostosa que o Natal traz”.

 

DICA DA NUTRICIONISTA DE UM CANAPÉ ESPECIAL E SUPER FÁCIL DE FAZER:

Abrir o damasco, colocar uma pasta de queijo dentro (pode ser gorgonzola, queijos mais duros batidos com queijo minas). Fazer um molho de farofinha de castanha triturada.

Fica um lanchinho completo e super saboroso!

 

E se você se preocupa com uma alimentação saudável para seus filhos, confira a matéria sobre esse assunto aqui no Canal Infantil (clique aqui).

 

Escreva para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com

 

Curta e compartilhe nossas matérias e siga-nos nas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial