No dia 3 de junho foi comemorado o Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil. Crianças com obesidade, segundo pesquisas, apresentam maior risco de doenças como diabetes, hipertensão, distúrbios do sono, entre outras. E, muitas vezes, os danos à saúde podem ser irreversíveis e essas crianças se tornarem adultos com doenças graves!
E não é só a saúde física que está em perigo, mas a mental também. É comum vermos casos de bullying e de depressão em crianças obesas. Então é preciso que os pais estejam atentos e ajudem os filhos a cuidarem da saúde.
E para falar sobre obesidade infantil, convidei a Dra. Stephanie Mares, que é Cardiologista e tem Doutorado em Avaliação de Risco Cardiovascular em Crianças e Adolescentes. Ela explicou sobre a doença e deu várias dicas para os pais. Confira a entrevista e assista ao vídeo ao final da matéria.
CANAL INFANTIL – O que é obesidade infantil?
DRA. STEPHANIE MARES – É uma condição em que o menino ou a menina está com o peso corporal acima do percentil 97 em relação a crianças de mesma idade e altura.
CANAL INFANTIL – Como saber se a criança está obesa, existe um peso específico?
DRA. STEPHANIE MARES – O peso normal varia de acordo com sexo, idade e altura. Por isso é importante analisar o resultado no gráfico de percentil de peso. Pediatras e também Cardiologistas fazem essa avaliação em consulta para avaliar os fatores de risco.
CANAL INFANTIL – Temos visto muitas crianças acima do peso. Quais as principais causas?
DRA. STEPHANIE MARES – Má alimentação, sedentarismo, distúrbios genéticos e endócrinos, hereditariedade e hábitos da casa (pais obesos) e tempo de tela aumentado, fazendo com que a criança se movimento menos e gaste menos calorias.
CANAL INFANTIL – Qual é um tempo de tela aceitável para crianças?
DRA. STEPHANIE MARES – Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria:
– menores de 2 anos não devem ser expostos a telas;
– crianças entre 2 e 5 anos devem ter um tempo de tela limitado a, no máximo, 1 hora por dia;
– entre 6 e 10 anos: limitar o tempo de tela a 1 ou 2 horas por dia, sempre com supervisão; e
– entre 11 e 18 anos: máximo de 3 horas por dia.
CANAL INFANTIL – A genética pode influenciar no peso?
DRA. STEPHANIE MARES – Sim. Inclusive a epigenética, que é a influência de fatores externos sobre nossa carga genética. Mas não só a genética, mas o também o comportamento familiar. A família precisa se alimentar bem e fazer exercícios ao ar livre juntos.
CANAL INFANTIL – Qual a relação entre obesidade e saúde?
DRA. STEPHANIE MARES – A obesidade é fator de risco para várias doenças. Quanto mais obeso é uma pessoa (e por mais anos, ou seja, desde a infância), maior é o risco de desenvolver hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, como infarto, além da síndrome da apneia do sono.
CANAL INFANTIL – Quais profissionais procurar?
DRA. STEPHANIE MARES – Pediatra, Nutricionista, Cardiologista e, conforme exames, também Endocrinologista.
CANAL INFANTIL – Quais os principais riscos à saúde física e mental da obesidade na infância?
DRA. STEPHANIE MARES – As doenças cardiometabólicas descritas acima e também uma autoestima diminuída por bullying e outras formas de discriminação, isolamento social e sintomas depressivos.
CANAL INFANTIL – Como os pais podem ajudar as crianças a terem uma alimentação mais saudável?
DRA. STEPHANIE MARES – Fazer um programa alimentar juntos; envolver a criança na compra e preparo de alimentos saudáveis; controlar tempo de tela; estimular a prática de exercícios físicos; recreação; etc.
CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.
DRA. STEPHANIE – Você não está sozinho! Talvez hoje você seja uma pessoa obesa porque também teve obesidade infantil e, na época, não teve apoio profissional para sair dessa condição. Busque ajuda para você e sua família. Dê o primeiro passo de iniciar mudança de hábitos e buscar apoio médico e nutricional. Conte conosco!