No próximo domingo já é o Dia das Mães! Uma data gostosa e cheia de significado e lembranças. Como é bom reunir a família, almoçar junto ou simplesmente ganhar um “eu te amo” do filho!

Ter um dia no calendário para as mães é muito especial e gratificante! Mas essa data vai muito além! É preciso refletir sobre o que é ser mãe! Qual a importância da mãe para os filhos?

Conversei com a Simone Guerra, da Bolo Fofo (Belo Horizonte, MG), que faz bolos deliciosos para inúmeras comemorações. Ela perdeu a mãe, Dona Hercy, faz pouco tempo, mas soube bem aproveitar cada Dia das Mães!

Dona Hercy e Simone, da Bolo Fofo

“Sempre no Dia das Mães, quando abraçava minha mãe e dava os parabéns pelo seu dia, ela dizia: ‘dia das mães é todo dia’; e concordo! Mas creio que um dia dedicado às mães faz com que possamos não somente comemorar, mas refletir sobre a importância dessas mulheres em nossas vidas e, assim, valorizar os seus exemplos, sua doação à família, seu amor incondicional, sua busca por uma educação focada em formar melhores seres humanos. A figura da mãe dentro do seio familiar, esses exemplos e toda doação merecem um momento de agradecimento e lembrança, estejam elas presentes fisicamente ou não em nossas vidas. Acho importante também nesse dia refletirmos sobre a mãe das mães: Maria, que foi exemplo de força, pureza, simplicidade e humildade para todas as mães! Não somente às nossas mães, avós e bisavós, mas também às futuras mamães que, ainda com seus filhos no ventre, já exercem o amor da forma mais plena; às mães que perderam seus filhos e ainda assim jamais deixarão de ser mães; às que sonham com o momento de poder cuidar, proteger e criar um filho, mas não lhes foi possível, quer seja por incapacidade física, financeira ou emocional; às mães que não conseguiram segurar o filho no ventre ou nos braços por não terem obtido a graça da fertilidade; às mães de coração a quem não foi concedido o poder de conceber, mas que mantiveram o amor e a doação por uma vida que não geraram. Enfim, a todas as mulheres que tem em si o forte desejo de gerar, criar e amar seus filhos, independente da forma como chegaram ou chegarão em suas vidas. Creio na importância de fazermos do Dia das Mães, um dia de comemoração e reflexão”, destaca Simone.

E vale dar presentes para as mamães também! Pode ser um almoço, um objeto comprado, um bolo delicioso para comer com os filhos ou um simples desenho e um cartão. Não importa! O que vale é mostrar que você se lembrou daquela que lhe deu a vida! Como afirma Simone, “presentear é sempre uma delícia para quem dá e para quem recebe. Quem não gosta de receber um agrado? E quem não gosta de ver a alegria nos olhos de quem recebe? Acho que presentear a mãe é uma forma de agradecer e demonstrar seu amor, é retribuir o cuidado que ela sempre teve conosco. No último Dia das Mães (2017), além de uma lembrancinha comestível feita obviamente por mim (pelo fato de trabalhar com isso), presenteei minha mãe com um pingente que dizia ‘abençoada por Deus!’, sem imaginar que alguns meses mais tarde ela estaria se despedindo de mim, após cumprir sua missão junto à nossa família. Hoje uso o pingente e sinto que ela está comigo, me protegendo e abençoando. Ela se foi, mas seu amor e exemplo me acompanharão pela vida toda”.

Para que quer uma lembrança bonita e gostosa, bolos e doces são ótimas opções! Simone ressalta que “os presentes e lembrancinhas comestíveis têm um toque a mais! Têm o amor e a delicadeza de quem se preocupou em oferecer algo artesanal, o zelo do ‘feito com as mãos’; uma gentileza recheada de carinho, ainda que não tenha sido produzida por você. Não há como uma mãe não perceber quanto de sentimentos há num presente como um mini bolo, trufas, uma linda caixa de petit four. Independente de se dar um presente com maior valor agregado, uma lembrança comestível atingirá em cheio o coração da mamãe”.

Dia das Mães é todo dia, como dizia a Dona Hercy! Por isso, eu termino com uma linda declaração da Simone: “que as pessoas entendam o quanto é importante usufruir do amor de suas mães, não somente neste dia, mas em todos os momentos que estiverem juntos. As mães são humanas e por mais que queiram acertar, elas irão errar, mas suas intenções são sempre voltadas ao bem-estar de seus filhos. E lembrem-se, elas não são eternas e, por mais difícil que a relação de vocês seja, quando ela se for, você se sentirá órfão, mas o amor e os exemplos ficarão e serão eles os responsáveis por fortalecer sua caminhada”.

Um ótimo Dia das Mães para todo mundo! Que seja um dia de muito carinho e amor!

Escrevam para o Canal Infantil: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial