Um dos temas que trabalho muito aqui no blog Canal Infantil é a inclusão! Incluir e aceitar o outro é fundamental para se viver em sociedade! Não me canso de dizer: somos todos diferentes e especiais; cada um com suas dificuldades, limitações, qualidades… O respeito e o amor devem estar acima de tudo!

No texto de hoje, a Psicóloga Jéssica Suzana fala sobre ser diferente e a importância da aceitação.

Por Jéssica Suzana

A diferença é o que nos une: do singular torna-se plural

Estamos rodeados de ideias e padrões sociais construídos, que desejam nos enquadrar a um molde e formato que não nos cabe. Isso se torna mais intenso com as pessoas que tem deficiência ou quem tem algum filho(a) assim. Mas, a pergunta que não quer calar é: Quem é o nosso oposto? Quem é mais bonito ou mais perfeito? Ou que é ou quem é “normal”? O que é deficiente? Ou “quem está” deficiente?

Lidar com aquele que é diferente de mim pode ser desafiador ou interessante. Desafiador por ter que entender nossas particularidades, tendo consciência delas e ainda acolher as dos outros. E interessante porque diante dessas diferenças, podemos habitar em um mundo onde aquilo que sou distingue daquilo que o outro é; com isso, nossas partes se complementam. Porém, não são todos que enxergam assim.

Contudo, talvez não seja necessário, a priori, entender o que é “uma deficiência”, mas, primeiro, observar “quem está” deficiente? E essa pessoa somos nós! Nossos preconceitos, olhares e comportamentos de julgamentos, nossos excessos de críticas, a não aceitação e falta de postura diante da necessidade alheia são nossas deficiências.

Saiba que a palavra empatia, do grego “Empátheia”, significa “entrar no sentimento”. Qual foi o momento que paramos para fazer isso? Se não sabemos, que seja AGORA, e com essa postura temos a chance de desconstruir “nossas deficiências” para acolher as “deficiências alheias”. Além de romper a invisibilidade das pessoas com deficiência, dando voz a tantos que tem potenciais grandiosos para somar em nossa sociedade e abrir um caminho para a construção sadia da diversidade. E todos podem ganhar!

Essa perspectiva da aceitação começa para além de construir lugares acessíveis, o que é muito importante, mas é começar a acolher em nossa cultura uma construção de atitudes inclusivas. Isso se inicia dentro de nós e de nossa casa, ensinando valores reais aos nossos, educando e dizendo que a diferença nos une! Entendo que os iguais não têm nada o que acrescentar, são apenas iguais, portanto, o diferente de mim, que não tem semelhança alguma comigo que acrescenta e soma. Esses desafios nos incluem, fazem parte da nossa luta, pois tudo que há em mim e em você é singular, sendo nosso torna-se plural, porque está em Nós.

Após essa leitura, retire o seu aprendizado e aquilo que fez sentido para você. Pegue isso, compartilhe e transforme o meio em que vive!

Com afeto,

Jéssica Suzana / CRP 04/47222

Psicóloga que acredita no poder da escrita e no valor que pode agregar as pessoas.

Inspira e transforma vidas através da escuta.

Aprende todos os dias sobre: recomeços, criar possibilidades e ter conexões com sentido.

Venha conhecer “meu mundo”!

Instagram: @psicologa­_jessicasuzana

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial