Dia 13 de outubro foi o Dia do Fisioterapeuta e não posso deixar de falar de uma fisioterapeuta, que tive o prazer de conhecer e que se tornou parceira do blog Canal Infantil. Dra. Mônica Molha Romero é Fisioterapeuta e Consultora do Sono e tem um trabalho muito legal: ela ajuda inúmeras mamães a cuidarem do sono dos bebês e também de toda a família.

E se você pensa que Mônica seguiu essa profissão por influência de familiares, está muito enganado! “Eu sempre quis atuar na área de saúde, mesmo não tendo nenhum profissional desse meio na família. Meus testes vocacionais apontavam fortemente para o Jornalismo, mas tinha certeza que seguiria alguma função na saúde. Não sentia interesse em cursar Enfermagem; Medicina fazia brilhar os olhos, mas não era exatamente o que eu buscava, até porque imaginava que seriam anos intermináveis de faculdade para pagar (mal sabia que minha trajetória seria longa do mesmo jeito). Não me sentia atraída por Nutrição também. Então, na hora de preencher as opções para o vestibular, pensei: ‘vou colocar essa tal Fisioterapia e a segunda opção, Psicologia’. Fiz a prova para ingressar no Centro Universitário São Camilo, que é muito conceituado em São Paulo, e, para minha surpresa, tirei nota máxima de redação, consequentemente, passei em primeiro lugar para o curso de Fisioterapia. Esse feito marcante (para mim) fez com que meus professores do ensino médio levantassem novamente a bandeira do Jornalismo, no entanto, eu nunca cogitei essa hipótese. Matriculei-me na tal Fisioterapia e comecei a gostar porque descobri que havia possibilidade de trabalhar em emergências e UTI, ambos sonhos de menina. Após a graduação, especializei-me em Fisioterapia Respiratória pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina”, relembra Mônica.

Como um complemento da Fisioterapia, veio a Consultoria do Sono, uma área que se tornou uma paixão tanto para Mônica quanto para as mamães que a procuram. Com tanta dedicação profissional, não poderia ser diferente: as mamães se sentem satisfeitas e Mônica realizada. “Meu caminho pelo sono começou em 2014, de forma inusitada e despretensiosa. Resolvi sair da assistência (me desliguei de dois hospitais renomados no Brasil) e decidi que ia tirar férias. Mas, no dia seguinte, fui convidada para uma entrevista inespecífica e, de repente, na outra semana eu adentrava o mundo da medicina do sono. De certa forma, as consultorias voltadas para adulto já ocorriam desde 2015, no entanto, o enfoque infantil foi a partir de 2017. Foi um processo natural, mas talvez eu tenha resgatado um sentimento antigo que era trabalhar com o público pediátrico, especialmente recém-nascidos, mas no decorrer da minha formação acadêmica, essa vontade se transformou (mudei completamente de objetivo e opinião) e segui pelo mundo adulto. Tudo aconteceu associado ao fato de que pessoas próximas me procuravam pedindo ajuda no sono dos bebês e eu estava enfrentando, em 2017, um coaching para transição de carreiras, pois não tinha mais interesse em trabalhar para os outros, e desejava ter mais flexibilidade e satisfação na minha vida profissional”, conta Mônica.

Hoje, Mônica ainda atua na Fisioterapia, mas de forma menos expressiva. “Não estou exercendo a fisioterapia assistencial, de forma direta, participando da reabilitação do paciente grave (hospitalar), que foi a responsável pelo meu crescimento profissional. No entanto, supervisiono um serviço de fisioterapia hospitalar e, eventualmente, atendo os pacientes sob indicação de ex-colegas médicos. Ainda ministro aulas para cursos de pós-graduação e eventos, quando posso falar sobre fisioterapia cardiorrespiratória X sono”, explica Mônica.

Seu trabalho não é fácil, mas é gratificante demais! Mônica relata que “quando os resultados começam a surgir e recebo o feedback das famílias, parece que minha energia é recarregada. A motivação me faz querer mais resultados satisfatórios e, como profissional da área da saúde, o pensamento latente me faz querer PROMOVER saúde porque todas as famílias têm o direito de conhecer sobre o assunto SONO e deveriam ter a oportunidade de procurar ajuda especializada. Meu sonho é atingir todas as gestantes, que não são alertadas e preparadas para o sono no puerpério. Consultoria do sono deveria ser quesito obrigatório no pré-natal, assim como o assunto amamentação. Minha batalha é investir na educação continuada, levar conhecimento para escolas infantis, consultórios médicos, eventos e outros. Atualmente procuro equilibrar o foco nas grávidas e nas mães que já tem bebês de 0 a 12 meses, para que todas tenham chance de entender sobre o processo de consultoria e não aceitem mais que ‘o bebê não dorme porque é normal’. Não!!! Não é normal!!! No entanto, atuo com outros serviços que podem, de maneira direta e indireta, auxiliar no sono dos pais e dos bebês, como auriculoterapia, massagem Shantala, higiene do sono”.

E a consultoria do sono vai muito além do dormir. Muitas famílias têm dúvidas sobre como acontece a consultoria e quais seus benefícios. Mônica explica:

“por meio da Consultoria do Sono Infantil, que é conhecida como CSI, promovo capacitação e orientação aos pais/familiares/cuidadores que têm vínculo direto com o bebê, gerando melhorias na qualidade do sono dos pequenos.
Posso atuar em diversas fases de vida e com objetivos distintos:
Consultoria preventiva – é realizada durante a gestação, com intuito de preparar os pais e evitar os maus hábitos desde o primeiro dia de vida do RN;
Consultoria para aconselhamento – é realizada com bebê de 0 até 3 meses, visa identificar os maus hábitos instalados, introduzir o ritual noturno e melhorar o ambiente do sono;
Consultoria do sono infantil – é destinada para bebês de 4 meses até 5 anos, onde a atuação já permite a introdução de rotina, sugestão de horários e atividades, bem como, repetição para excluir os hábitos instalados.
Através do meu trabalho, os pais e familiares aprendem a lidar com possíveis dificuldades relacionadas ao sono dos filhos. Resumidamente, procuro avaliar cada família, cada cenário e quais são os obstáculos para aquele bebê, pensando em gerar adequações no ambiente do bebê, introdução do ritual noturno ou rotina (a depender da fase de intervenção) e retirada dos maus hábitos (costumes).
A proposta de consultoria é totalmente personalizada, pois cada família tem sua necessidade e cada bebê/criança reage de maneira distinta aos estímulos e mudanças implementadas.

Acredite! Um bebê que não sabe dormir bem, pode sofrer consequências à médio e longo prazo.

Existem interferências multifatoriais como: fome, cólica e desconforto, dor de outras origens, frio ou calor, medo, excesso ou ausência de estímulos e diversos outros fatores que atrapalham o sono de um bebê ou de uma criança. O corpo funciona como uma engrenagem: se o cérebro e o corpo não descansam, o desenvolvimento é acometido, consequentemente, a alimentação não flui de maneira correta e, por fim, o corpo entra em sofrimento porque não consegue dormir e a criança se mostra irritada, com baixo ganho calórico. Começa tudo de novo. É um ciclo!

Minhas intervenções não exigem a presença do bebê, por este motivo e por não se tratar de consulta médica, posso atender famílias de todos estados e países, pois consigo realizar o encontro da consultoria através de vídeo chamada (Skype, whatsapp).

Todas as etapas demandam respeito, amor, apoio e segurança que são oferecidos pelos pais e reforçados pelo meu suporte durante a consultoria. Venha conhecer mais sobre esse universo, amanhã nós seremos fruto dos transtornos do sono de hoje! Sabe a célebre frase: ‘espera para ver se passa’, não sustente a privação de sono do seu bebê sobre este paradigma. Ficar sem dormir, não é normal”, conclui Mônica!

DORMIR VAI MUITO ALÉM DE FECHAR OS OLHOS…

@smartnapassessoria por Mônica Molha Romero

Consultora materno infantil, enfoque no sono.

Instrutora de Shantala.

Palestrante.

Fisioterapeuta – especialização cardiorespiratória.

Formada em Programação Neurolinguística – PNL.

Mamãe da Chantilly e do Suspiro.

Dúvidas sobre o trabalho de Consultoria?

Entre no IG @smartnapassessoria e acompanhe mais conteúdo.

Contatos: ☎📞 11 984021712, Direct ou via e-mail contato@smartnapassessoria.com.br

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial