Ser pai ou mãe nos dias atuais é bem mais fácil quando se fala em ter acesso a informação. Antigamente, os pais aprendiam com seus familiares, médicos e alguns poucos livros. Hoje, com a internet, temos informação na palma de nossas mãos, a qualquer hora do dia. Mas é preciso sempre saber filtrar; pois, como bem sabemos, nem tudo o que se divulga é bom ou é real; as fake news estão aí para comprovar isso.

Eu, desde a criação do Canal Infantil, tenho sempre o cuidado de trazer informação de qualidade e de entrevistar profissionais, das mais diversas áreas, para respaldar os assuntos. E o que me deixa mais feliz é saber que eu tenho ajudado famílias. Cada mensagem que recebo, cada agradecimento é um presente para mim!

Outro dia conheci o Cayo Medeiros. Ele criou o site Tomo dos Pais e me falou que sempre indica matérias do blog Canal Infantil para os pais. Fiquei muito feliz e quis conhecer um pouco mais desse trabalho. Confiram a entrevista.

Cayo Medeiros

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de criar o Tomo dos Pais?

CAYO MEDEIROS – Surgiu enquanto ouvia um podcast sobre o livro daquele filme que todos os nascidos nos anos 80-90 adoravam: Goonies. Ao falarem do livro, lembrei do filme, de como era uma aventura incrível, o que me lembrou de outros filmes que também me marcaram, como Super Patos, e desenhos, como Yu Yu Hakusho e Fly.

Refleti um tempo sobre o que esses filmes e desenhos ensinavam, e sobre o que me fazia gostar deles. Percebi que muitos dos meus valores hoje em dia estão alinhados com o que assistia quando criança/adolescente: me esforçar pra atingir os objetivos, amizade ser algo muito importante e valioso, etc.

Pensei na mesma hora “meu filho(a) tem que assistir esses filmes e desenhos!”. Mas como conseguiria lembrar dessas coisas todas quando tiver filho? E qual seria a idade ideal pra apresentar cada coisa ao meu filho? Pra resolver esse problema é que criei o Tomo dos Pais, traduzindo a expressão americana “pra coçar a minha própria coceira”.

CANAL INFANTIL – Qual o objetivo do Tomo dos Pais?

CAYO MEDEIROS – O objetivo principal é ajudar os pais a darem uma vida épica para o filho(a).

“Já imaginou se juntássemos tudo que marcou a minha vida de forma positiva, com o que marcou a sua, a dos seus amigos e de milhares de outras pessoas? Teríamos recomendações suficientes pra toda semana poder apresentar algo incrível ao seu filho!”

Hoje em dia fazemos isso através de recomendações semanais e totalmente personalizadas para cada família.

Mas vale ressaltar que para que os filhos possam ter uma vida épica, os pais precisam estar bem preparados, saudáveis e felizes. Por isso, uma parcela das recomendações são direcionadas aos pais.

CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária?

CAYO MEDEIROS – Atualmente estamos focando em bebês e crianças, de 0-10 anos. Mas é possível fazer um pré-cadastro para “adolescentes” entre 10-18 anos.

CANAL INFANTIL – Como você escolhe as matérias que envia para cada família?

CAYO MEDEIROS – Diariamente filtramos conteúdos de todos os tipos: artigos, dicas de outros pais, filmes, livros, jogos de videogame, cursos, apps, tutoriais DIY, produtos, experiências, etc.

As recomendações são feitas personalizadamente para cada família, de acordo com a idade dos pais, da criança e várias outras informações. Se a família mora no Rio de Janeiro, recomendamos eventos nessa cidade, se possuem quintal, recomendamos atividades que precisem de um espaço aberto, etc.

Também levamos em conta vários outros fatores como:

– sempre recomendar artigos sobre diferentes “temas”: comportamento, educação, criatividade, saúde, alimentação, espiritualidade, etc.

– ajudar com os problemas mais conhecidos da idade da criança. Por exemplo: se a criança tem 2-3 anos, enviamos recomendações sobre desfraldar.

São muitas variáveis que levamos em conta e essa quantidade aumentará cada vez mais, pois é isso que nos permite fazer as melhores recomendações possíveis para cada família, para aquele momento específico que estão vivendo.

CANAL INFANTIL – Você acredita que pais que buscam mais informações podem criar melhor os seus filhos?

CAYO MEDEIROS – Sim. Alguns majoritariamente de forma reativa, só pesquisam sobre problemas quando eles ocorrem; outros procuram se preparar mais para prevenir que esses problemas cheguem a ocorrer.

Mas ambos tipos de pais, e todos nós, acabamos sofrendo com dois grandes problemas bem atuais:

– temos disponível uma gigantesca quantidade de informação, um montante nos sobrecarrega e nos causa vários problemas (o paradoxo da escolha);

– as bolhas que vivemos em nossas redes sociais, que nos faz ficar apenas vendo conteúdo do mesmo tipo e das mesmas fontes.

São problemas muito difíceis de serem contornados pela própria pessoa. Porém, podem ser resolvidos através de uma curadoria de qualidade.

CANAL INFANTIL – deixe uma mensagem para os pais.

CAYO MEDEIROS – Veja o estado do nosso país. O governo agindo apenas em interesse próprio, as pessoas acreditando em fake news absurdas, pessoas aglomerando mesmo após chegarmos a centenas de milhares de mortos pela pandemia…

Ao parar e refletir um pouco, ficou claro pra mim que precisamos melhorar muito na criação dos nossos filhos, pois se tivéssemos os educado bem e com bons valores morais, nossa sociedade não teria chegado nesse fundo do poço.

Com ou sem o Tomo dos Pais, se dediquem ao máximo a criação dos seus filhos. Pelo bem deles mesmos e da nossa sociedade.

 Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial