Atualmente, ouvimos muito falar em vegetarianismo e veganismo. Muitas famílias têm adotado uma nova forma de alimentação e vêm colhendo muitos frutos. Mas, afinal, você sabe o que é vegetarianismo, veganismo e quais são os benefícios para a saúde? Afinal, é preciso sempre buscar informações e cuidar da saúde!

No artigo de hoje, a Dra. Luiza Novis explica um pouco sobre esse assunto. Ela é Médica, Pediatra pelo HCPM-RJ e Neonatologista pelo Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha- SP, Pós Graduada em Emergência Pediátrica pelo Hospital Israelita Albert Einstein- SP ,Consultora do Sono Infantil e Instrutora de Shantala.

Confiram!

Por Dra. Luiza Novis

VEGETARIANISMO

– “autodefinições” variam desde quem exclui carne vermelha até os que excluem todos os produtos de origem animal, que são os veganos.

– vegetariano: não usa nem um derivado de animal

– ovolactovegetariano: não come carne, mas usa leite, ovos e derivados de lacticínios

– lactovegetariano: não utiliza ovos, mas usa leite e lacticínios

– ovovegetariano: consomem ovos, mas não usam lacticínios

– vegano: não utiliza qualquer derivado do animal na sua alimentação, nem produtos/roupas ou frequentam locais com exposição de animais, como por exemplo o zoológico

QUAL TAMANHO DESSA POPULAÇÃO?

IBOPE  8%  na população maior que 18 anos ( 2012).

CONSIDERAÇÕES:

– A Associação Dietética Americana, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria dizem que dieta vegetariana bem balanceada é capaz de promover crescimento e desenvolvimento adequados a crianças e adolescentes.

– É necessário maior atenção a variedade de alimentos.

– O não consumo de alimentos de origem animal e lacticínios pode contribuir para menor ingestão de ferro, vitamina B12, cálcio e zinco.

– As dietas vegetarianas fornecem, em geral, menores quantidades energéticas e proporção de gordura saturada por refeitório, além de maior teor de fibras, frutas e vegetais.

– Deve se levar em conta a capacidade gástrica da criança e o maior volume necessário, nutricionalmente falando, das dietas vegetarianas e com isso aumentar a frequência das refeições.

SOBRE O LEITE MATERNO:

– Não há diferença significativa do leite humano de mãe vegetariana para mãe não vegetariana. O que vamos ter mais atenção são as mães vegetarianas estritas e veganas, que não consomem nada de origem animal. Estas vão precisar suplementar com vitamina B12, para que o leite não tenha baixa de B12, pois essa baixa no leite humano vai refletir aos 6 meses de vida da criança, levando a deficiência de B12. E em crianças maiores também é preciso fazer suplementação de vitamina B12.

PARA OS BEBÊS FILHOS  DE MÃES VEGETARIANAS OU VEGANAS 

– Não precisam de nada, além do que já prescrevemos normalmente.

PARA CRIANÇAS MAIORES

Pode usar alimentos com maior densidade calórica, como nozes, amendoins, castanhas, macadâmia (todos esses têm em pasta também, bastante saboroso e nutritivo).

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial