Um dos assuntos que mais preocupam os pais é alimentação infantil! São muitas as dúvidas: como introduzir novos alimentos, o que fazer para a criança experimentar, como ter uma alimentação saudável… Não é fácil, mas os pais podem sim ajudar os filhos na hora da alimentação! E nada melhor do que seguir algumas dicas para facilitar a nossa vida em casa, não é mesmo?

Entrevistei a Nutricionista Materno Infantil Gabriela Mendes Guimarães, que explicou como devemos agir para que nossos filhos se alimentem de forma mais saudável.

Confiram!

CANAL INFANTIL – Qual a importância de se comer bem e de forma saudável desde a infância?

GABRIELA MENDES GUIMARÃES – A infância é uma fase de desenvolvimento da criança. Até o final da adolescência, o corpo ainda está em formação e, por isso, é um momento chave para trabalhar a programação metabólica, ou seja, os hábitos desta fase podem definir como será a saúde dessa criança na vida adulta. Os hábitos alimentares interferem diretamente neste processo e por isso é importante estimular uma alimentação que promova a saúde e previna a formação de doenças a longo prazo, além de garantir a o fornecimento adequado de nutrientes para que a criança possa atingir seu potencial máximo de crescimento. É importante pensar também na formação dos hábitos que ocorre nesta fase, na qual podemos criar uma relação harmoniosa da criança com os alimentos, reduzindo as chances da criança desenvolver seletividades alimentares.

CANAL INFANTIL – Como os pais podem ajudar os filhos a se alimentarem melhor?

GABRIELA MENDES GUIMARÃES – Melhorando os seus próprios hábitos alimentares, sendo um bom exemplo.  É muito comum pais que se preocupam com a alimentação dos filhos e querem obrigá-los a comer saudável quando eles mesmos não o fazem. A criança se espelha muito nos exemplos dos pais e gosta de imitá-los, por isso é importante que estes hábitos saudáveis sejam comuns a todos da casa. Um outro ponto importante é respeitar as fases da criança e saber o equilíbrio entre educar e impor. A criança precisa de direcionamentos e limites, mas é importante que, como todo processo de aprendizado, a formação dos hábitos alimentares permita a ela fazer escolhas também.

CANAL INFANTIL – Sabemos que nem sempre é fácil fazer o filho experimentar um alimento. Qual a sua dica para os pais introduzirem novos alimentos na refeição da criança?

GABRIELA MENDES GUIMARÃES – Mudar a forma de apresentar o alimento (por exemplo: se você quer que seu filho coma cenoura, você pode apresentar ela ralada, cozida, mudar o tipo de corte, misturado em alguma preparação). Apresentar o alimento várias vezes também é muito importante, a criança pode recusar em um primeiro momento e depois pelo estímulo acabar se permitindo experimentar. Apresentar os alimentos de forma lúdica sempre ajuda, e permitir que a criança experiencie o contato com estes novos alimentos sem pressões, no tempo dela. Para as crianças maiores é importante também ir além do lúdico e explicar como aqueles alimentos vão ajudar a deixá-la forte para brincar, estudar, dançar, etc. Não é indicado fazer chantagens ou usar de trocas como “se você comer isto, depois vai ganhar um doce ou um brinquedo”, pois a criança não vai aprender a gostar do alimento, mas se submeter a um hábito que não gosta para conseguir fazer algo que gosta.

CANAL INFANTIL – Os pais podem colocar verduras e legumes em sucos como uma forma de a criança comer aquele alimento?

GABRIELA MENDES GUIMARÃES – Do ponto de vista de fornecimento de nutrientes pode ser uma boa alternativa, porém, pensando na mudança e formação dos hábitos, a ideia de mascarar os alimentos pode não ter um efeito benéfico, a depender da forma como é feito, principalmente se a os pais omitirem da criança a informação da presença daquela verdura ou legume no suco e usarem isso para forçá-la a comer um alimento que ela não gosta.  O ideal nesta fase é a criança aprender a identificar os sabores de cada alimento, descobrir o que gosta e não gosta, quando misturamos vários alimentos em uma preparação, acabamos misturando os sabores e não permitindo que a criança quebre a resistência de comer ou não um alimento. Caso ela não se adapte a oferta de uma verdura ou legume, os pais podem tentar ofertar na forma de suco, desde que eles permitam que a criança possa, principalmente caso ela questione entender o que contém naquele suco.

CANAL INFANTIL – Montar pratos coloridos e bonitinhos pode estimular a criança a comer?

GABRIELA MENDES GUIMARÃES – Ajuda muito, a alimentação envolve todos os sentidos do corpo, não é a toa que existe aquela expressão que diz que “também comemos com os olhos”. Os partos devem ser coloridos para atrair o olhar das crianças. Os pais podem trabalhar em cima do lúdico também, fazer desenhos com os alimentos, isso torna o momento da alimentação mais prazerosos e divertido e leve para criança.

CANAL INFANTIL – Quando é hora dos pais procurarem um nutricionista para os filhos?

GABRIELA MENDES GUIMARÃES – É fundamental os pais receberem orientações do nutricionista desde o início da introdução da alimentação complementar, que é feita normalmente a partir dos 6 meses. Com as orientações corretas nesta fase, conseguimos evitar que os problemas surjam mais adiante. Muitos pais acabam deixando para procurar ajuda só quando a criança já está com muitas dificuldades alimentares, seletiva, com atrasos no crescimento, e claro que o acompanhamento nutricional pode ajudar a melhorar tudo isso, mas eu acredito que atuar de modo preventivo pode ser muito mais tranquilo para os pais e evitar muitos problemas.

Como vocês viram, é possível ter uma alimentação saudável na infância! Basta que os pais deem o exemplo, tenham paciência, vontade de ajudar os filhos e, é claro, façam tudo com muito amor! E busquem orientação profissional desde o início. O ideal é já começar a alimentação de forma tranquila e saudável!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial