Seu filho leva lanche de casa para a escola ou compra na cantina? Para as crianças e adolescentes que compram alimentos nas escolas, é muito importante que os pais estejam atentos ao que é vendido nas lanchonetes escolares. Muitas vezes, os alimentos ultraprocessados são os mais consumidos!

Mas, uma boa notícia: o Projeto de Lei 1.662/2019, que proíbe a venda de ultraprocessados em escolas públicas e privadas do Rio, foi aprovado, no dia 13 de junho deste ano, por unanimidade pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. E para falar sobre essa lei, conversei com a Dra. Ana Jannuzzi. Confira e compartilhe!

CANAL INFANTIL – O que são alimentos ultraprocessados?

DRA. ANA JANNUZZI – Os alimentos ultraprocessados têm, em sua constituição, derivados de alimentos ou de grupo alimentares, então a gente está falando de alimentos com óleo, açúcar, gordura hidrogenada, gordura trans ou ainda substância manipuladas em laboratórios, como corantes e estabilizantes, por exemplo. São alimentos de consumo e armazenagem práticos, o que faz com que eles sejam mais baratos e consumidos em larga escala, mas isso não significa nem de longe que eles sejam saudáveis ou que possam ser consumidos sem qualquer risco.

CANAL INFANTIL – Quais os riscos do consumo exagerado na infância?

DRA. ANA JANNUZZI – As consequências do consumo desses alimentos, principalmente na infância, porque quanto mais cedo se começa, maior a janela de exposição que se vai ter, risco de obesidade, de diabetes, de doenças cardiovasculares, de hipertensão, de câncer. Tudo isso é resultado de um acúmulo, não é porque se comeu uma vez um pacote de biscoito, mas porque todo dia se come aquilo e vira uma rotina. Por isso, precisamos ter esse cuidado com o que as crianças comem!

CANAL INFANTIL – O que você achou da lei aprovada por vereadores do Rio de Janeiro que proíbe a venda de alimentos ultraprocessados nas escolas do município?

DRA. ANA JANNUZZI – Essa lei é fantástica porque apesar desses alimentos serem mais fáceis de serem estocados dentro da logística da escola, por exemplo, não podemos tornar mais importante a logística da escola do que a saúde das crianças. Precisamos sim fornecer os alimentos in natura ou minimamente processados. Favorecer frutas, proteínas saudáveis, comidas que vêm da terra e evitar alimentos ultraprocessados.

CANAL INFANTIL – Como ajudar as crianças a terem uma alimentação mais saudável?

DRA. ANA JANNUZZI – Brigando por isso dentro das escolas e fora delas também. Porque as crianças já terão, em vários momentos específicos, contato com alimentos ultraprocessados, então, que a gente não faça isso dentro da nossa casa de uma forma voluntária e rotineira. Uma coisa é comer biscoito todo dia e uma, totalmente diferente, é comer apenas quando vai na casa de alguém ou em uma festa, se tiramos da rotina já diminui muito a exposição da criança.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

DRA. ANA JANNUZZI – Eu acredito que a escola tenha sua responsabilidade sim na alimentação e nós temos também, esse olhar não pode ser só dentro da escola. A criança tem duas refeições durante o horário escolar e mais duas em casa. Se a gente conseguir balancear todas elas, as exceções nunca serão a regra e protegemos a saúde da criança.

Sobre a Dra. Ana Jannuzzi:
Ana Jannuzzi é médica, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Pediatria pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduada em Sono na Infância e Adolescência pela ESSCV-Lisboa. É mãe de três meninas. A carioca ainda é a autora do best-seller “O ano de Ouro”, obra com mais de 10 mil exemplares vendidos, um guia para mães e famílias sobre o 1 ano do bebê. Com 1 milhão de seguidores nas redes sociais (@drajannuzzi), a especialista também é palestrante e referência no mercado de Educação em Saúde para famílias, com mais de 23 mil alunas de seus cursos relacionados ao sono do infantil, gestação, parto e cuidados com o bebê. Destaque para a Capacitação em Sono e Rotina, em parceria com a Faculdade de Brasília. É a única formação profissional de Consultoras de Sono no Brasil que oferece certificado registrado pelo Ministério da Educação (MEC).

Assessoria de comunicação: Broto Comunicação

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial