Como a vida muda por completo quando somos mães! Algo acontece e não somos mais a mesma pessoa! É difícil explicar!

Hoje o Canal Infantil traz mais uma matéria super especial, com a história de uma família linda!

Mariana Fernandes e Lucas Mendes Alves (Niterói, RJ) são casados e pais de dois amores: o Guilherme (4 anos) e o Antônio (10 meses)! Se antes Mariana estava sempre disponível, super disposta para festas e reuniões, hoje sua maior diversão é estar com o filhos. “Eu sempre fui muito festeira e rueira, saia muito, fazia reuniões de amigos e festas para exatamente tudo. Sempre disponível e com uma disposição que nem sei de onde vinha. Hoje, tudo mudou! Vejo a vida pelos olhos dos meus filhos. Tento ser exemplo e dar exemplo, mas nem sempre funciona dessa maneira (risos). Gosto muito de programas que incluam os dois! Não sou fã de viagens ou coisas parecidas que eles não estejam incluídos. Acho super prazeroso estar sempre com eles”, afirma Mariana. E realmente não tem nada melhor do que estar com os filhos, não é mesmo?!

Os papais Mariana e Lucas com seus filhos Guilherme e Antônio

Mas não pensem que é fácil! Cuidar de filhos também cansa, traz preocupações e muda por completo a nossa vida! Quando seu primeiro filho, o Guilherme, era bebê, Mariana teve que parar de trabalhar para cuidar dele. “O Guilherme teve uma pneumonia muito grave e eu precisava ficar com ele o tempo todo. Após isso, não consegui mais nenhuma recolocação no mercado de trabalho, pois muitas oportunidades não compensavam financeiramente”, afirma Mariana.

Guilherme

Quando engravidou do segundo filho, junto com toda a alegria, veio também uma surpresa: seu bebê tinha Síndrome de Down! “Queria muito ter o segundo filho! Quando soube que estava grávida, tomei um susto! Não foi planejado, queria um pouco mais para frente, mas, amei! Perto do terceiro mês, fizemos um exame que se chama Translucência Nucal. Esse exame (não é um diagnóstico, apenas mostra a possibilidade de síndromes ou má formação) mostra também se há possibilidade de Síndrome de Down. O meu exame deu alterado. Repeti o exame e novamente deu alterado. O Antônio tinha o osso nasal, mas a nuca apresentava tamanho muito alterado. Então, decidimos fazer um exame chamado biópsia do Vilo Corial, que analisa uma amostra da placenta. Depois de quatro longos dias, veio a confirmação: nosso bebê tinha a trissomia do cromossomo 21. O mundo caiu, tantas dúvidas, medo, incertezas… Mas, após duas semanas de tristeza, comecei a pesquisar e me informar muito. E o desespero deu espaço à esperança”. Seu marido, Lucas, também sentiu tudo isso, mas, Guilherme, com sua inocência de criança, não vê ainda nada diferente no irmão.

Antônio

Mariana não voltou a trabalhar fora e hoje fica com seus dois filhos, principalmente por conta da rotina pesada do Antônio. “Hoje os dias são mais corridos e atarefados, pois o Antônio tem uma rotina puxada de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Mas a gente vai seguindo com tudo como deve ser. O Guilherme faz natação de manhã, duas vezes na semana e estuda à tarde. E todas as tardes o Antônio tem atividades. É uma correria, mas sempre dá certo”, relata Mariana. Que exemplo essa mamãe, né?!

Para Mariana, ser mãe “é um presente! Uma missão linda, de muita dedicação, responsabilidade, preocupação e, acima de tudo, muito amor… amor de forma completa e leve. A gente recebe tanto, aprende tanto com esses pequenos. Todos as noites, olho para eles e agradeço”.

Mamãe Mariana com seus filhos Guilherme e Antônio

Ter o Antônio, só trouxe mais alegria para a vida da Mariana e do Lucas! “O Antônio para mim é um filho lindo! Que faz muita gracinha e que tem, como todas as outras crianças, o tempo dele. Uma pessoa que vai ser sim o melhor que puder. Hoje tenho uma vida mais feliz, mais preocupada, como todas as mães. E não porque ele tem Síndrome de Down, mas por ser mais um filho, mais um pedacinho do meu coração fora do peito”, declara a mamãe.

E não é só para os papais que o Antônio é especial. Para o irmão Guilherme também! “O Antônio observa o irmão em tudo, o tempo inteiro. É lindo! E o Guilherme acha o Antônio o bebê mais fofo do mundo! É claro, que como todo irmão, às vezes diz que ele chora muito (risos). Mas eles se amam, brincam, se acariciam”, afirma Mariana.

Mariana também é uma mãe cuidadosa e preocupada com o futuro. “Penso muito no mundo em que vivemos e o que vai ficar para os meus filhos; como eles podem contribuir para que tudo melhore”, destaca a mamãe. Se ela tem medo do futuro? “Sim! Tenho medo do que o Antônio possa vir a passar; preconceito, discriminação. Mas, até agora, só temos carinho e muito amor por aqui”! Infelizmente, Mariana, não sabemos o que será do futuro, mas, com certeza, seus filhos serão muito felizes, pois aprendem desde cedo o que é o amor e como podem distribuí-lo ao mundo! E tudo o que plantamos, colhemos!

E termino esta matéria com uma declaração linda da Mariana: “Amor para mim é respeitar, valorizar, acreditar, abrir o coração e olhar para o sorriso nos rostos dos meus meninos. E, também, dar asas e acreditar que eles vão voar. Se faltar estímulo, eu empurro para ajudar”.

 

*Todas as fotos foram autorizadas pelos responsáveis legais das crianças.

Se você também quer ter um pouquinho da sua história contada no Canal Infantil, escreva para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com