Hoje compartilho um texto da Terapeuta Ocupacional Bárbara Moura, que também é mamãe da Cecília, no qual ela dá várias dicas sobre o que fazer com os filhos durante as férias!

Confiram!

Férias! E agora, o que fazer com minha criança em casa o dia todo??? Socorro!

Calma! Primeiramente, faço um convite aos leitores para que retomem e relembrem a criança que já foram um dia, e o que há de criança em nós; a leveza, a disposição, a criatividade, a alegria, enfim… Depois, vamos recordar de como era bom quando entrávamos de férias escolares, fazíamos planos, imaginávamos o que íamos fazer, ficávamos empolgados. Então, antes de lamentar, vamos celebrar com nossas crianças esse momento que elas adoram, e que nós também, quando damos uma pausa no trabalho.

Nesse primeiro momento, o final de semana que antecede as férias, por exemplo, podemos aproveitar para sentar com as crianças, conversar sobre como foram as aulas, os aprendizados, as amizades que fizeram. Conforme a idade da criança, esses diálogos serão mais ou menos complexos. Vamos permitir que as crianças falem quais são seus planos para as férias, o que gostariam de fazer, para onde queriam ir; vocês, pais, podem dar opções, pois pode ser que sua criança não saiba. Aproveite para mexer no computador e pesquisar por atividades na sua cidade nessa época do ano, ver qual filme infantil irá estrear. Sabendo quais os desejos das crianças, vocês vão conversar o que é possível ou não fazer, por motivos financeiros, tempo, condições climáticas, de quem vai cuidar da criança, etc.

Com os desejos das crianças em mãos, vamos organizar esses 15 dias; afinal, com tudo organizado, esses dias serão menos trabalhosos. Organizar como serão os horários de despertar, se serão os mesmos ou se haverá flexibilizações. Aconselho que combinem uns dois dias, além do final de semana, para dar uma esticada no sono e curtir o friozinho, ou ficar na sala assistindo à TV, e que os outros ela acorde próximo dos horários da escola, pois são poucos dias, mas o suficiente para retomar a rotina escolar. Além do acordar, podem combinar o horário de dormir, nos dias que antecedem acordar mais tarde, podem dormir mais tarde também.

Organizado o horário de dormir, vamos escolher o cardápio das férias, o que vamos lanchar e almoçar de diferente, fazer uma lista, ir ao supermercado e a criança auxiliar nas compras, conforme as capacidades de cada criança; mas, lembrem-se, sempre dê as oportunidades.

Agora, o grande momento: vamos listar as atividades que serão feitas durante as férias. O dia que vamos ao parque, que vamos ao cinema, ao teatro, à pracinha, ao museu, à casa do colega, do primo, da avó. Procurem ir para lugares abertos, com luz solar, pois os mesmos acalmam as crianças e oferecem sensação de bem-estar, então, prefira os espaços públicos da sua cidade.

Tudo organizado! Ótimo, vamos curtir as férias! Mas que atividades posso fazer enquanto minha criança está em casa?

Podemos fazer massinhas caseiras, as crianças amam e as receitas são de fácil acesso em sites de pesquisa; podemos comprar massa de biscuit para termos algo durável depois. Montar brinquedos com materiais recicláveis, televisão com caixa de papelão, caleidoscópio, vai e vem. O que não faltam são ideias na internet!

Outra forma de divertir as crianças é levando-as para a cozinha, fazer bolos de caneca, biscoitos, sorvetes, picolés, chupe-chupe.

Envolva sua criança nas tarefas de casa de forma lúdica, faça acerte ao alvo com as roupas sujas, competição de quem arruma o quarto mais rápido, se tiver que ir ao supermercado peça ajuda na hora da lista de compras.

Combine com os parentes ou os pais dos colegas de revezar o cuidado com as crianças, e dar uma folguinha para as famílias.

Caso seu filho tenha que ficar com outra pessoa, avó, babá, madrinha, amiga, faça esse planejamento da mesma forma e repasse para quem for fazer o cuidado, e reserve algumas atividades para fazerem juntos.

As crianças gostam de envolvimento e disposição daqueles que estão com elas, e não precisa ser o tempo todo. Faça pelos menos uma atividade com a criança que ela ficará contente o suficiente, e depois pode oferecer tempo livre na TV, ler um livro, colorir, videogames, tablets, mas não deixe sua criança só com esses recursos, crianças precisam utilizar a energia que elas têm.

Assim, ajude seu filho a aproveitar as férias e o auxilie no entendimento que esse momento não significa apenas o ócio, e sim que, além dele, é a oportunidade de fazermos aquilo que nos agrada com tempo e disposição necessários para aproveitar da melhor forma.

Aproveitem esse tempo com seus filhos, passa muito rápido, e deixo aqui a letra de uma música e o convite que fiz no início de buscar e relembrar a criança que somos…

 

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou um cientista

O meu papo é futurista,

E lunático

 

Eu vivo sempre no mundo da lua

Tenho alma de artista

Sou um gênio sonhador

E romântica (o)

 

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou aventureiro

Desde o meu primeiro passo

Pro infinito

  

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou inteligente

Se você quer vir com a gente

Venha que será um barato

 

Pegar carona nessa cauda de cometa

Ver a Via-láctea,

Estrada tão bonita

Brincar de esconde-esconde

Numa nebulosa,

Voltar pra casa,

Nosso lindo balão azul

Compositor: Guilherme Arantes

Letra de Lindo Balão Azul

*Bárbara Moura é Terapeuta Ocupacional, mãe da Cecília e parceira do Canal Infantil.

CREFITO -4 15062 TO

(31) 99126-5011

barbaramoura.to@gmail.com / @barbaramoura.to

Rua Monteiro Lobato, 315 – sala 501; Ouro Preto, Belo Horizonte – MG

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial