Quando chega a hora de escolher uma escola para o filho, muitos pais ficam perdidos e preocupados. Será que vão cuidar bem do meu filho; será que ele vai gostar da escola, dos professores; será que meu filho vai ser acolhido e respeitado dentro da escola? Essas são algumas das muitas perguntas que os pais fazem. Em janeiro, o Canal Infantil publicou uma matéria para ajudar os pais na hora da escolha (clique aqui).

Como mãe, sei bem que não é nada fácil! Infelizmente, muitas vezes, colocamos nossos filhos em uma escola que nos foi indicada, tem nome, espaço físico bacana, somos super bem recebidos, mas, depois que matriculamos a criança, tudo muda! Os professores não são acolhedores, as crianças são rotuladas e vistas apenas como mais uma no todo, não se preocupam com a individualidade, com ensinamentos de valores. Enfim, você acaba prejudicando o seu filho!

Mas nem tudo está perdido! Pelo contrário, existem várias escolas que são fantásticas! Onde o aluno é muito bem recebido, acolhido, amado; os professores dão aula com amor e satisfação; a direção e todos os funcionários estão atentos ao que acontece na escola e fazem de tudo para que seu filho aprenda, brinque, desenvolva, mas, principalmente, seja uma pessoa única e especial. A escola precisa entender que a individualidade é muito importante!

Conversei com a professora de Educação Física, Raquel Godinho Silveira, que falou sobre a importância de uma escola personalizada e quais são os benefícios na vida da criança.

Raquel Godinho Silveira

Estudar em uma escola onde o aluno é tratado como uma pessoa única e diferente das demais é importante para que ele cresça com mais confiança e segurança no seu potencial! Segundo Raquel, “a Educação Personalizada visa o crescimento harmônico de todas as dimensões do ser humano: intelectual, humana, cultural, estética, física e espiritual. Mais do que individualizar, essa prática educativa centra-se na pessoa (personalizar), que é entendida como um ser curioso e ativo, que explora e transforma o mundo que a rodeia”.

Além disso, “a personalização faz com que o aluno possa se conhecer, desenvolver ao máximo suas aptidões, aceitar suas dificuldades e aprender a superá-las e desenvolver virtudes pessoais e sociais”, explica a professora.

Livro: A ESCOLA QUE EU QUERO PARA MIM – autora: Andrea Viviana Taubman e ilustração: Cris Alhadeff

Mas, infelizmente, é preciso conhecer bem as escolas antes de matricular os filhos. Raquel ressalta que, “algumas escolas, normalmente, estão muito focadas no retorno financeiro e nos lucros. Para muitos gestores, o mais importante é o número de matrículas que a escola possui. Esquecem-se das necessidades de cada aluno, enchendo as turmas e diminuindo o número de professores por sala. Dessa forma, os alunos são julgados somente pelo seu rendimento acadêmico, que é muito importante, mas não é a única dimensão da pessoa”.

Uma dica que dou para os papais e mamães é sempre estarem junto à escola. Como assim? Participe das reuniões; converse com os professores, coordenadores; saiba como está o desenvolvimento do seu filho. E mais, “escute” o seu filho! Sim! ouça o que ele tem a dizer. E quando ainda não falar, observe o comportamento, se ele chora ao chegar na escola ou ao sair, se fica irritado, se está feliz. Existem escolas que têm reuniões INDIVIDUAIS com os pais para apresentar relatório dos filhos. Isso é excelente! Significa que a escola se preocupa com o “eu” do seu filho e entende que ele é diferente das demais crianças.

Raquel alerta que “família e escola precisam caminhar juntos. A missão da escola é ajudar aos pais na sua responsabilidade de primeiros educadores, proporcionando a seus filhos uma educação de qualidade. Para atingir esse objetivo, é fundamental que a família e o colégio compartilhem princípios educativos e atuem de maneira coordenada”.

Livro: A ESCOLA QUE EU QUERO PARA MIM – autora: Andrea Viviana Taubman e ilustração: Cris Alhadeff

E tem mais, alunos bem acolhidos e tratados de forma individual são mais bem sucedidos no futuro! “Na escola personalizada, a formação dos alunos acontece para que sejam boas pessoas e venham a ser bons profissionais, que saibam enfrentar o futuro com responsabilidade pessoal e espírito colaborativo. Em cada nível educativo, os conteúdos são explorados em profundidade, de forma a favorecer o desenvolvimento de habilidades que propiciem os melhores resultados no presente e também no futuro”.

Preocupar com a qualidade da educação dada ao aluno é muito importante, mas a escola deve estar atenta ao tipo de ser humano que ela está enviando à sociedade, ao mercado de trabalho.

Por isso, é muito importante também ouvir o que o aluno pensa, quais são suas dificuldades e procurar uma forma de ajudá-lo. “Na Educação Personalizada isso acontece por meio das preceptorias, que são conversas periódicas que os alunos têm com um professor determinado. Os pais também têm preceptorias com o mesmo professor de seu filho. O objetivo é definir um foco comum e proporcionar que cada aluno, com a ajuda de seus pais e de seus professores, defina e desenvolva seu próprio projeto pessoal de melhora. Levar a pessoa a se preparar para buscar, cada vez mais, seu projeto de vida de acordo com sua dignidade, encontrando a alegria no trabalho bem feito, na convivência humana e cordial e em uma ação solidária e eficaz para a melhoria da sociedade”.

Tem um livro muito bacana, escrito pela Andrea Viviana Taubman (autora que conheci há pouco tempo, mas já estou encantada pelos livros – com certeza, falarei de vários aqui no Canal Infantil), que fala justamente sobre estar em uma escola diferente e especial: “A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM”. O livro é lindo, ilustrado por Cris Alhadeff, cheio de versos e rimas criativas e alegres. O grande objetivo é mostrar que a escola pode sim ser um lugar feliz, tranquilo, onde os desafios sejam encarados de forma natural. Tudo que os pais desejam, não é mesmo?

Livro: A ESCOLA QUE EU QUERO PARA MIM – autora: Andrea Viviana Taubman e ilustração: Cris Alhadeff

Então, papais e mamães, eu desejo a vocês que encontrem a melhor escola para os seus filhos e que eles possam crescer em graça e sabedoria!

 

Dúvidas? Escreva para: carolina.canalinfantil@gmail.com

 

Compartilhe nossas matérias e siga o Canal Infantil nas redes sociais Instagram (@canalinfantil) e Facebook (@canalinfantiloficial).