Quando eu escrevi sobre o livro “Criando Meninas”, da Editora Fundamento, citei o livro “Criando Meninos”, da mesma editora. Recebi vários e-mails perguntando sobre o livro dos meninos. Então, resolvi trazer para vocês tudo sobre este livro, que já vendeu mais de sete milhões de exemplares: “CRIANDO MENINOS – Para pais e mães de verdade!”.
Todo mundo sabe, que no mundo atual, não é fácil criar filhos. E os meninos têm um porém: eles costumam ser mais rebeldes, dirigem mais cedo, são apresentados às bebidas e às drogas também mais cedo… Para o autor do livro, os meninos é que são o sexo frágil, atualmente. Mas, com uma base familiar, instruções e muito amor, com certeza, os meninos serão adultos responsáveis, educados e felizes.
Como sou mãe de menino, confesso que adorei este livro! Escrito por Steve Biddulph (psicólogo infantil e terapeuta familiar), “Criando Meninos” é um best-seller internacional e um sucesso de vendas! Sua abordagem clara e simples ajuda os pais a entenderem sobre o mundo masculino que permeia os meninos.
O livro aborda todos os estágios do desenvolvimento infantil (do nascimento aos seis anos, dos seis aos 14 anos e dos 14 à idade adulta). É muito comum vermos alguns pais falarem que os meninos são mais lentos no desenvolvimento, aprendem mais devagar. Isso é um fato! Mas tem uma explicação dentro da formação do sexo masculino. No entanto, para raciocínio lógico, por exemplo, os meninos são bem mais desenvolvidos do que as meninas. Cada um tem suas qualidades, é preciso apenas explorá-las! Você sabia que o cérebro feminino é diferente do masculino? Que a coordenação motora fina das meninas se desenvolve antes da dos meninos? Que os hormônios agem de formas distintas? (Tem um capítulo só sobre testosterona). Meninos e meninas são diferentes, mas não melhores do que o outro! Apenas, diferentes!
Um ponto que achei muito interessante no livro é a abordagem sobre a importância da família na vida dos filhos. Muitos pais, durante a adolescência (fase em que os meninos são mais rebeldes, não querem ouvir os conselhos dos pais), vivem brigando e discutindo sem parar. Não se pode agir assim! É válido, caso a relação esteja difícil, que o seu filho tenha um mentor fora de casa (um tio, padrinho, professor, líder de igreja etc.). Os meninos costumam ouvir muito pessoas de fora. Mas é importante que os pais conheçam esse mentor e que ele tenha argumentos que vão ao encontro dos ensinamentos dos pais.
Para as mamães que ficam completamente perdidas no universo masculino, o livro “Criando Meninos” tem um capítulo especial! É impressionante como o autor coloca as questões do dia a dia de forma muito objetiva e clara. A mãe tem um papel fundamental na vida dos filhos, ajudando-os, inclusive, a entenderem sobre as meninas. Os meninos precisam muito das mães!
O livro também aborda a importância do pai na vida de um menino! Se você é pai, nunca se esqueça de que o seu filho precisa de você! Seja amigo, brinque, converse, coloque limites, mas, acima de tudo, seja PAI! E para as mães, uma dica: não queiram assumir tudo sozinhas; deixem os pais participarem; terem momentos a sós com os filhos.
Outro capítulo que achei muito interessante foi sobre os garotos e o esporte. Como o esporte pode ajudar ou não o seu filho. Apesar de trazer enormes benefícios como diversão, desafios, integração entre pais e filhos, ajudar na formação do caráter; o esporte hoje, segundo o autor, tem encorajado muito agressões, egoísmo, abuso de álcool e até sexo.
Muitos acham que os meninos costumam ser menos sensíveis. Não é nada disso! Eles aprendem o que veem dentro de casa! Por isso, é muito importante que o pai demonstre amor e carinho pela mãe e vice-versa; que o lar seja um ambiente agradável e cercado de paz.
A escola também tem um papel fundamental na educação da criança! Ela deve se concentrar em ajudar os meninos em suas dificuldades, desenvolvendo programas intensivos. Deve-se também construir bons relacionamentos entre professores, diretores e alunos. Vale lembrar que, muitas vezes, o professor é um exemplo a ser seguido.
Vou parar de falar antes que eu conte todo o livro! Vale muito a pena a leitura! Se você é pai ou mãe de menino, não deixe de conhecer o livro “Criando Meninos”. Você vai se surpreender com tanta informação!
A Editora Fundamento é parceira do Blog Canal Infantil.
Escreva para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com
Curta e compartilhe nossas matérias e siga-nos nas redes sociais:
Instagram: @canalinfantil
Facebook: @canalinfantiloficial