Olá, mamães!!!

Recebi alguns e-mails de mamães perguntando sobre como evitar a ansiedade durante a gestação. Afinal, são nove meses de espera para conhecer o tão sonhado bebê!

Bem, esse não é um tema tão simples e nem mesmo tem resposta igual para todo mundo. Cada mamãe tem que descobrir a melhor forma de controlar a sua ansiedade.

Durante a gestação é normal ficar ansiosa. São muitas mudanças e muitas dúvidas (principalmente para mamães de primeira viagem). Mesmo quando não é o primeiro filho, cada gestação é única. O que se sente na primeira pode ser diferente de outras. Mas, o mais importante nesse momento é que a mãe se sinta segura e feliz!

Para tentar ajudar, vou dar algumas dicas!

– Tenha um médico da sua confiança acompanhando todo o seu pré-natal. Acho isso fundamental! Já falei sobre a escolha do ginecologista/obstetra aqui no Canal Infantil (confira aqui). Você precisa ter uma pessoa com quem possa falar abertamente sobre TUDO que estiver sentindo e pensando. No meu caso, meu médico estava sempre disponível, tirava dúvidas, encaixava consultas quando necessário, atendia telefonemas.

– Se for possível, faça algum exercício físico. Além de melhorar a sua saúde, dá sensação de bem-estar, alegria. Mas, jamais faça qualquer atividade sem consultar o seu médico. É ele quem sabe se você pode ou não realizar certos exercícios.

– Durma bem! Em qualquer situação, boas noites de sono ajudam a relaxar e dão mais energia durante o dia. Na gravidez, já temos mais sono; então, dormir bem é fundamental!

– Escolha um livro bacana para ler. Eu, como amo ler, durante toda a gestação estava com algum livro na mão. Li muito sobre gravidez, filhos. Acho que, na verdade, minha cabeça só pensava nisso… rsrsrs

– Faça coisas que você gosta: assistir a filmes, ir ao cinema, passear no shopping, encontrar amigos, familiares, sair para almoçar, jantar… Use um pouco do seu tempo para relaxar, distrair. É inevitável falar da gravidez, mas você consegue passar um pouco o tempo.

– Organize o enxoval, o quarto do bebê, as lembrancinhas… Não tem nada melhor que sair para comprar presentes para o filho, organizar as roupinhas no armário, os acessórios, brinquedos etc.

– Se você sabe fazer trabalhos manuais, faça alguns para o seu filho. Não tem nada melhor que passar o tempo fazendo um presente para o próprio filho.

– Procure um curso bacana sobre amamentação, cuidados com o bebê, gestação. Existem, inclusive, alguns gratuitos! Na minha gravidez, fiz um curso super especial na Clínica Leite Meu (Belo Horizonte, MG) sobre amamentação e cuidados com o bebê. Gostei demais! Além de aprender, fiquei muito mais segura em relação ao bebê que estava para nascer. É claro que só aprendemos mesmo na prática, mas um bom curso ajuda MUITO!

– Escrever! Se você gosta de escrever, que tal contar um pouco sobre sua gestação para deixar registrado para seu filho? Conte como descobriu a gravidez, seus sentimentos, seu amor por ele, como ele é especial. Acho uma lembrança bem bacana! Eu não fiz isso durante a gestação, mas, quando o Matheus nasceu, eu escrevi várias coisinhas para ele ler no futuro.

O importante é cada mamãe descobrir o que lhe dá prazer e te deixa feliz!

Deixo o link de uma matéria que escrevi aqui no Canal Infantil contando tudo sobre gravidez, cuidados na gestação, pré-natal, tipos de partos… Vale muito a pena ler! Confira aqui!

Vou colocar aqui também um texto que recebi da assessoria de imprensa da Dra. Erica Mantelli (São Paulo, SP), ginecologista e obstetra que fala da ansiedade no oitavo mês de gestação. Achei bacana e divido com vocês!

Dra. Erica Mantelli

Como controlar a ansiedade no oitavo mês de gestação

As últimas semanas de gestação são marcadas por muita ansiedade. O medo do parto e a curiosidade para conhecer o bebê são fatores determinantes para desencadear essa angústia.

A ginecologista e obstetra, Dra. Erica Mantelli, dá dicas de como controlar a ansiedade do oitavo mês de gestação:

– Aproveitar o momento para fazer passeios como ir ao teatro, cinema e jantares;

– Se for dormir de barriga para cima, deite com o dorso elevado até 45° para melhorar a respiração;

– Deite com o lado esquerdo do corpo encostado no colchão para obter um melhor retorno do sangue ao coração e melhorar a circulação para o útero;

– Faça caminhadas leves por 30 a 45 minutos;

– Massagens relaxantes, meditação, musicoterapia, pilates e yoga também ajudam.

Dra. Erica Mantelli – Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduada em disciplinas como Medicina Legal e Perícias Médicas pela Universidade de São Paulo, USP), e Sexologia/Sexualidade Humana. É formada também em Programação Neolinguística, por Mateusz Grzesiak (Elsever Institute).

Bem, mamães, espero ter ajudado um pouquinho vocês! Se ainda têm dúvidas sobre gestação, escrevam para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com

Não se esqueça de curtir e compartilhar nossas matérias e seguir nossas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial