Desde a descoberta da gravidez, tudo muda na vida da família! Os cuidados da mãe na gestação, os medos, incertezas, o nascimento do bebê e toda a alteração de uma rotina. Enfim, vivemos uma nova fase da vida em que todos os cuidados se voltam para um serzinho pequeno e especial!

Porém, quando nos damos conta, nosso bebê já virou uma criança e logo chegará à adolescência. Sim, mamães e papais, tudo passa muito rápido, mesmo quando não parece. Sendo assim, uma dica que eu dou para os pais é: tirem muitas fotos dos seus filhos, sempre, em qualquer lugar, em diversas circunstâncias! Nada melhor do que ver uma foto para relembrar momentos especiais! Só não vale ficar com o celular na mão toda hora e se esquecer de curtir a brincadeira com a criança.

Pensando em guardar lembranças, nada melhor do que tirar algumas fotos profissionais! Sim, papais, vale a pena contratar um fotógrafo profissional. A visão é diferente, as técnicas, o jeito de olhar… Com certeza são fotos que ficarão para sempre! Mas é preciso cuidado na hora de escolher um fotógrafo.

Conversei com a fotógrafa Líbia Tavares, especialista em fotos de família, que explicou tudo que os pais devem olhar na hora de contratar um profissional.

“Existem muitos profissionais na fotografia e, atualmente, com as câmeras digitais a profissão se tornou mais disputada. Mas não basta ter um bom equipamento, é importante saber olhar. A fotografia é desenhar com a luz, não só a técnica, mas o ‘olhar’, o momento exato ou aquele que carrega emoção. Por isso, é muito importante entender que o profissional que for registrar momentos importantes na vida de alguém, precisa de sensibilidade e criatividade em seu trabalho. E é fácil perceber isso por meio do portfólio e de uma conversa com o fotógrafo. Além disso, precisa ser alguém que traga confiança e empatia, afinal, quanto mais tranquila for a sessão, melhor será o material final. É importante também, observar se o trabalho daquela pessoa é o que imaginam, se existe uma proposta nova, autoral pode ser bem mais  interessante”, explica Líbia.

Muitas mães, durante a gravidez, ficam em dúvida se fazem ou não um book fotográfico da gestação. Segundo Líbia, “a espera de um filho marca o início de uma das grandes transformações que passamos pela vida. Para mim, a foto tem o poder de parar o tempo. Ali naquele segundo eternizado, o registro das esperanças, expectativas, medo, alegria. Mas o tempo não para e nossas emoções se transformam. É bom olhar para trás e ver o quanto crescemos, aprendemos e quão sublime é a espera de uma nova vida”.

Após o nascimento, aí não se tem mais dúvidas! Muitas fotos serão feitas do bebê! Hoje, muitas famílias contratam o “newborn”, que são aquelas fotos lindas e fofas do bebê. “Pode ser feito nos primeiros 15 dias de vida, mas, no meu estilo de foto, gosto de trabalhar depois, acredito e tenho mais segurança na minha criação, no meu estilo, isso é muito pessoal. Pode ser feito também o acompanhamento mensal, sendo comum de três em três meses, quando mudanças bem significativas ocorrem com o bebê e com os pais”, destaca Líbia. O local das fotos também deve ser escolhido com cuidado e vai depender da proposta acordada entre o fotógrafo e cada família. Líbia ressalta que “pode ser no estúdio ou na casa da família, porém, é importante, principalmente nos primeiros dias de vida, evitar a exposição excessiva do recém-nascido. De preferência na casa do bebê, onde ele se sinta seguro e confortável. Prefiro fotografar depois que o bebê descansa e está alimentado”.

Na hora de contratar o “newborn”, “o importante é enxergar aquela nova vida com acolhimento. O quanto cresce a cada dia, as modificações, sentir o tempo passar. É o tempo de reconhecer no bebê um pouco de nós como pais e mães. É uma forma onírica de dizer, bem-vindo, eu estou te vendo, vamos nos divertir muito nessa vida”, emociona-se Líbia!

Um ponto muito importante na hora de fotografar é sempre respeitar o momento da criança (não importa a idade). O fotógrafo precisa ser cuidadoso e paciente.

E vale toda a criatividade na hora de realizar as fotos profissionais! Cada família pode sonhar e brincar com a imaginação! Líbia conta que “cada profissional tem sua forma de desenvolver o trabalho de acordo com o que acredita e com a expectativa da família. Mas, para mim, o bacana é criar personagens, brincar com a imaginação. É preciso ter muita paciência e carinho para trabalhar com as crianças, principalmente bebês. Respeitar o tempo deles”.

Não deixem de fotografar seus filhos! Eternizar momentos é maravilhoso! Imaginem seus filhos mostrando as fotos para os filhos e netos deles… É realmente uma emoção!

“A fotografia é uma arte e, como tal, tem a função de transformação, de consciência e da beleza. Olhar uma foto é olhar o tempo. Mais do que registrar é perceber a poesia de cada momento. A imagem congelada no tempo e no espaço aquece nossos sentimentos em qualquer momento da vida. Ajuda a compreendermos e elaborarmos nossas transformações. Quando falamos em gestação ou nascimento de um bebê, trata-se de um momento ímpar. Eternizar esse instante em fotos é valorizar o que não se pode tocar com as mãos, o que fica marcado no coração”, conclui Líbia.

Então, papais e mamães, não deixem de fotografar os momentos importantes da vida de vocês! Tudo passa tão rápido que é preciso congelar aqueles dias que não voltarão mais!

 

*Todas as fotos foram enviadas e autorizadas pela fotógrafa Líbia Tavares.

Escreva para o Canal Infantil: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial