Quando uma mulher fica grávida, a primeira preocupação é com o pré-natal do bebê. Sim, isso é muito importante e fundamental para o acompanhamento de toda a gestação.
Mas, você sabia que também é de extrema importância realizar o pré-natal odontológico? Conversamos com a odontopediatra Dra. Joyce Guimarães, da Clínica Odontoellos (Belo Horizonte, MG), que nos explicou tudo sobre este assunto!
Para quem não conhece, “o pré-natal odontológico consiste na assistência e manutenção da saúde bucal da futura mamãe no período gestacional, sendo realizado em duas fases: a primeira focada na saúde bucal da gestante e a segunda focada no bebê. Podem ser necessárias duas ou três consultas odontológicas; normalmente, a primeira ocorre no segundo trimestre, por volta do quarto mês, e a segunda no terceiro trimestre, por volta do sétimo mês”, afirma a Dra. Joyce.
Nessas consultas, além de ser avaliada a saúde bucal da mãe, serão dadas inúmeras orientações para que a gestante possa cuidar da sua própria higiene bucal, cuidar da higiene bucal do bebê que está para nascer e, ainda, ajudar na amamentação!
Segundo Dra. Joyce, os tópicos abordados em cada fase são os seguintes:
PRIMEIRA FASE (GESTANTE):
– avaliação do estado geral de saúde (anamnese completa com histórico de saúde da mulher antes e durante a gestação);
-avaliação dos dentes e gengiva, observando se há presença de sangramento gengival, lesões de cárie e outros problemas que possam gerar infecção;
– limpeza dos dentes e aplicação tópica de flúor;
– orientações sobre higiene bucal para a gestante (escovação, fio dental, tipo de escova mais adequada para não agredir a gengiva que já está sensibilizada por causa da alteração hormonal comum nesta fase, indicação de enxaguatório bucal, quando necessário, pastas de dentes mais adequadas ao estado bucal encontrado e às queixas da paciente);
– avaliação da necessidade de tratamento odontológico curativo (restaurações e outros procedimentos).
SEGUNDA FASE (BEBÊ):
– limpeza dos dentes e aplicação de flúor novamente (quando indicado);
– orientações sobre amamentação, cuidados com o bico dos seios (indicação de pomadas que ajudam a evitar fissuras mamilares; falar sobre a laserterapia em caso de dificuldades para amamentar devido a traumas mamilares; fisioterapia (Método Busquet) para desconfortos lombares da gestante; explicações sobre bicos artificiais (chupetas, mamadeiras);
– orientações sobre os cuidados com a cavidade bucal do bebê após nascimento; tipos de escovas e pastas de dentes para quando irromperem os primeiros dentinhos”.
Apesar de pouco conhecido, o pré-natal odontológico traz benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê. “Pesquisas científicas mostram que infecções gengivais da mãe estão associadas a partos prematuros e ao baixo peso dos recém-nascidos. Fazer o pré- natal odontológico é muito importante para prevenção e/ou tratamento de alterações bucais como inflamações gengivais, infecções periodontais e cárie, uma vez que as mesmas são consideradas fatores de risco para complicações obstétricas. Ter esse cuidado durante a gestação trará conforto para a gestante e saúde para o bebê. Atitudes da gestante podem repercutir em seu feto”, ressalta Dra. Joyce.
E, vale lembrar também que, quanto mais informações os pais tiverem, mais tranquilidade eles terão na hora de cuidar dos filhos!
Como afirma a Dra. Joyce, a importância de se realizar o pré-natal odontológico faz com que “certamente o bebê tenha uma dentição saudável, pois pais orientados precocemente sobre os cuidados e a importância dos dentes decíduos (de leite) tendem a ter filhos que não apresentarão a doença cárie”.
E, como já falamos em outras matérias aqui no blog Canal Infantil, a prevenção é sempre o melhor a ser feito em qualquer situação! “Quanto mais conhecimento adquirido, mais possibilidades de acertos, de mais cuidados com uma alimentação saudável e com hábitos corretos de higiene bucal. E o melhor de tudo é saber que bons hábitos podem ser passados de geração para geração. A mãe que faz o pré-natal odontológico levará seu filho ao dentista assim que irromper o primeiro dentinho, pois recebeu essa orientação durante a gestação. E sabe o que isso significa? Promoção de saúde bucal para a prevenção e manutenção da saúde geral em todas as fases da vida. Tudo que almejamos para uma geração sem cárie: crianças com saúde, no sentido completo, aonde uma boca saudável represente a saúde integral da criança. Uma integração entre ginecologistas, pediatras e odontopediatras para que mãe e bebê permaneçam bem, saudáveis”, destaca Dra. Joyce.
Ter um filho é algo tão maravilhoso e especial que merece todo o cuidado do mundo! Para melhor cuidarmos de nossos filhos, é muito importante que cuidemos de nós também!
Se você está grávida e tem alguma dúvida, escreva para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com
Curta e compartilhe nossas matérias e siga-nos nas redes sociais:
Instagram: @canalinfantil
Facebook: @canalinfantiloficial