Você já ouviu falar em puericultura? O texto de hoje, da pediatra Dra. Luiza Novis, explica sobre essa especialidade médica que ajuda toda a família. Dra Luiza é médica, pós-graduada em Emergência Pediátrica pelo Hospital Albert Einstein (São Paulo), Consultora do Sono Infantil e Instrutora de Shantala pelo IAM (Instituto Assessoria Mamãe) e residente de pediatria do Hospital Central da Polícia Militar.

Por Dra. Luiza Novis

Vamos tirar dúvidas sobre o que significa puericultura ?

Puericultura promove e protege a saúde das crianças através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento, com suas particularidades. É uma especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio cultural. Por isso, sempre passo bastante tempo da consulta conversando com os pais sobre a importância dos pais e cuidadores estimularem a criança em todos os aspectos. Nas consultas periódicas, eu observo a criança, indago os pais sobre as atividades do filho, reações frente a estímulos e realizo o exame clínico. Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável, daí a necessidade de consultas mais frequentes. Em cada consulta, eu vou perguntar como a criança se alimenta, se as vacinas estão em dia, como ela brinca, como interage com as outras crianças, condições de higiene, seu cotidiano.

O acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico e sua análise em gráficos são indicadores das condições de saúde das crianças. Sempre, a cada consulta, bebês, pré-escolares, escolares e jovens devem ter seu crescimento e seu desenvolvimento avaliado. Crescimento é o ganho de peso e altura, um fenômeno quantitativo, que termina ao final da adolescência.

Por outro lado, o desenvolvimento é qualitativo, significa aprender a fazer coisas, evoluir, tornar-se independente e geralmente é um processo contínuo.
Calendário de frequência e regularidade das consultas:
Lactente 0-2 anos
1ª semana / 1 mês/ 2 meses/ 3 meses/ 4 meses/ 5 meses/ 6 meses/ 9 meses/ 12 meses/ 15
meses / 18 meses
Pré-escolar 2-4 anos
24 meses/ 30 meses/ 36 meses/ 42 meses/ 48 meses
Escolar 5-10 anos
5 anos/ 6 anos/ 7 anos / 8 anos/ 9 anos / 10 anos
Adolescente 11-19 anos
11 anos/ 12 anos/ 13 anos/ 14 anos/ 15 anos/ 16 anos/ 17 anos/ 18 anos/ 19 anos.
Ficou alguma dúvida? Agora iremos nos encontrar periodicamente todos os meses. Ah, não esqueçam das revisões, se necessário.