Era uma vez… um mundo cheio de trabalho e alegria; mas que logo se transformou em um mundo materno e cheio de sonhos e fantasias. Este mundo continua com muito trabalho, mas um trabalho muito mais feliz e gratificante! O Canal Infantil conversou com a mamãe Fernanda Moreira, que mora em Joinville, SC, e tem uma história de vida super bacana!

Fernanda, atriz desde os 17 anos, decidiu estudar na Casa de Artes de Laranjeiras (RJ) com 18 anos e tinha sua vida totalmente focada nas artes cênicas. “Antes de ser mãe, minha vida era dar aula, atuar, fazer produção de elenco e estudar o que podia nesse meio; além de pedagogia, que é minha segunda formação”, afirma Fernanda. Há 17 anos, ela se mudou para Joinville para abrir uma escola de teatro. E assim seguia a sua vida!

Mas, após nos tornarmos mães, tudo muda (literalmente). Com Fernanda, não foi diferente! Porém, apesar de sonhar com a maternidade, sua gestação foi bem difícil! “Sempre quis ser mãe! Com certeza, era um dos sonhos da minha vida! Sempre dei aulas para crianças, tenho uma grande facilidade em me relacionar com crianças e as amo de verdade. Casei aos 25 anos e estava louca para engravidar. Aos 28 anos foi a minha primeira tentativa, mas tive um aborto. Só consegui engravidar dois anos depois! Uma gestação de risco, na qual fiquei praticamente os nove meses deitada! Quando eu ia completar 30 anos, minha filha Laura nasceu”, relata a mamãe.

Segundo Fernanda, a principal mudança em sua vida, “foi sentir um amor que não cabe no peito! Digo que é meu coração fora do peito; na verdade dois, pois agora tenho o Lucas também! Na prática, mudei meus horários, diminui o ritmo, passei a realizar menos trabalhos à noite (como atriz isso é normal e necessário) e também fiquei mais ligada em atividades infantis, passando a fazer espetáculos de teatro para crianças”. E como isso foi legal!

Fernanda não só decidiu fazer espetáculos infantis, como se tornou uma mãe fada! Tem algo melhor para uma criança do que uma mãe que também é uma fada? Pois é! Essa é a Fernanda! E tudo surgiu por causa da filhota Laura, que hoje está com 10 anos e já faz enorme sucesso no mundo fadístico.

Laura, Fernanda e o duende em uma de suas apresentações

“Sou a Fada Sol há oito anos! Laura estava com dois anos na época e eu sentia a necessidade de me comunicar (com ela e com outras crianças que convivíamos) de forma mais lúdica, afinal, nessa faixa etária elas estão em pleno desenvolvimento. Então, passei a cantar para a minha filha! Tudo era cantado: para dar comida, banho. E me veio a ideia de fazer um espetáculo voltado para a educação infantil, pois a Laura ia entrar para a escola. Queria personagens que conseguissem envolver as crianças por meio das imagens e das músicas (cantigas populares ainda usadas na educação infantil)”.

E como surgiu a Fada Sol? “Laura estava no auge do encantamento por princesas e fadas, então, não consegui escapar. A peça fez muito sucesso na nossa cidade e estou em cartaz com essa personagem desde então”, destaca Fernanda. Que sucesso!

Fernanda – Fada Sol

E tem mais! Fernanda conseguiu, por meio do seu mundo mágico, ficar muito mais tempo com sua filha. Se você pensa que Laura apenas ajudou a mamãe a criar o mundo das fadas está muito enganado! Laura também participa das peças! Assim, mãe e filha trabalham e se divertem juntas! Não tem nada melhor, né, gente! Fala sério! Que mãe não quer ficar grudadinha nos filhos?

“Laura sempre estava nas apresentações (não deixávamos de levá-la em nenhuma), já havia decorado as falas, as músicas. Ela estava com dois anos e, às vezes, saia da plateia ou dos bastidores e entrava no meio da peça para cantar e dançar com o grupo. E eu deixava, até o momento que poderia sentá-la novamente, pois as outras crianças acabavam querendo chegar perto de mim também. Por vontade própria, Laura faz aulas de teatro e dança desde os cinco anos. Sempre partiu dela, talvez por me ver sempre nesse meio”, destaca Fernanda.

E assim começou… Fernanda conta que, “aos cinco anos, em uma outra peça (adulta) que eu estava montando, precisava de uma criança e Laura logo pediu para fazer. Desde então, não saiu mais do palco! Todas as peças que monto, mesmo para adultos, ela me faz arrumar uma personagem de criança para ela fazer. Tem muita segurança no palco e encanta a todos! Ela também faz comerciais na nossa cidade”. É uma super atriz essa menina linda!

E hoje ela também é uma fada! “Quando estava com oito anos, resolvi montar um novo espetáculo da Fada Sol, pois o sonho dela era estar em cena comigo de fada. Foi o que fizemos! Montamos a peça “No Mundo da Fada Sol”, um espetáculo musical, escrito pela minha companhia de teatro (Cia Studio em Cena), onde a Fada Sol ganha uma filha fadinha: a Fada Sonata”, emociona-se Fernanda.

Fernanda e Laura – Fada Sol e Fada Sonata

Para a mamãe, ter a filha pertinho é muito especial! “Estar em cena comigo é incrível, pois amo fazer teatro e ela adquiriu, espontaneamente, a mesma paixão. Como ela está em cena desde pequena, improvisa muito bem e damos muitas risadas juntas, pois, às vezes, ela muda o texto sozinha e eu tenho que acompanhar. Muitas pessoas que me assistem desde o inicio choraram na estreia dela e sempre falam que é muito emocionante ver mãe e filha em cena juntas! Além de todos, adultos e crianças, ficarem encantados pela Laura, pois ela é muito graciosa e espontânea”. Que amor de mãe e filha!

Fernanda ainda destaca que amor, para ela, “é poder conciliar totalmente minha família com meu trabalho. Meu marido também é produtor de eventos, então, sempre estamos todos juntos mesmo trabalhando”.

Mas não pensem que a mamãe só se preocupa com o teatro! Os filhos têm que estudar e ser responsáveis. “Laura é um doce de menina, muito carinhosa, responsável, muito dedicada aos ensaios e gravações, além de estudiosa (ela sabe que se não for bem na escola, não permanece no teatro e no canal do youtube, pois acredito que a escola, neste momento, deve ser o seu foco principal)”.

E não é só no teatro que essas duas fazem sucesso! No youtube também! Fernanda explica que, “como não podemos fugir da era tecnológica, muitas pessoas, inclusive a Laura, me incentivaram a criar um canal: o Fadatube. Quisemos manter a mesma proposta, ou seja, ele tem um perfil lúdico e educativo. Nossas fadas e duendes agora são youtubers, e eu falo que sou uma Fadatuber (risos)”.

O canal entrou no ar em outubro de 2017 (assim como o nosso blog Canal Infantil). Porém, como ressalta Fernanda, “como é para crianças na educação infantil, seu crescimento é lento. Primeiro é preciso chegar aos pais e os mesmos terem esse perfil mais educativo e não apenas de entretenimento”.

Mas com certeza vai crescer e muito! Tudo o que é feito com amor, tem retorno positivo!

Para terminar esta matéria, não posso deixar de contar uma fato super divertido que aconteceu com a Fernanda e a Laura! Fernanda lembra com carinho do dia em que entrou em cena e se esqueceu da varinha. “Laura, com dois anos, estava na plateia e gritou: ‘Fada Sol, você esqueceu a varinha’ (risos)”.

E, um dia que ela jamais vai se esquecer é o da estreia da Fada Sonata: “fiquei tão emocionada em cena, ao vê-la tão segura e realizada, que mal consegui cantar a música enquanto ela recebia aplausos em cena aberta”. E é para se emocionar mesmo, Fernanda!

 

Se você também quer ver a sua história aqui, escreva para: carolina.canalinfantil@gmail.com.

 

Curta e compartilhe nossas matérias e siga-nos nas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial