Hoje quero falar sobre sabedoria! Você já parou para pensar qual o significado da palavra SABEDORIA? Segundo o dicionário, é um alto grau de conhecimento, de saber; uma pessoa sábia; juízo, bom senso. Mas, como a sabedoria afeta a nossa vida?
Vivemos em um mundo onde as pessoas vivem em busca de tempo, paz, felicidade, mas dificilmente encontram. Sabe por que? Porque falta sabedoria! Procuramos ser felizes por meio de coisas grandiosas, de riquezas… Mas não olhamos ao nosso redor, não observamos os pequenos gestos, os pequenos e belos momentos da nossa vida!
Ser sábio não é conhecer tudo, mas dar valor a tudo! A felicidade verdadeira está dentro de nós! Só quando a encontramos no nosso interior é que conseguimos ser felizes em nosso meio.
Este mês de setembro é, para os cristãos, o mês da Bíblia! E a Editora Paulinas tem feito uma linda campanha para levar a Palavra de Deus às pessoas! Precisamos ouvir mais, ler mais! A Bíblia é o livro mais lido, vendido, traduzido em todo o mundo e que não envelhece.
Mas, independente de religião, quero falar sobre um livro que terminei de ler esta semana e indico para todo mundo: “O Livro da Sabedoria – Justiça e sabedoria como estilo de vida”, da Editora Paulinas.
Escrito pelo mestre em Teologia, doutor em Ciências da Religião, pós-doutor em História Antiga e em Teologia e professor, Luiz Alexandre Solano Rossi, o livro nos faz refletir sobre como devemos agir no nosso dia a dia para termos uma vida melhor. Um dos principais objetivos do autor é encontrar respostas para os problemas que atormentavam o povo de Deus em sua época. No entanto, ele traz para o presente uma visão de justiça e sabedoria como realidades complementares.
De forma simples e didática, Luiz Alexandre consegue apresentar e destrinchar o Livro da Sabedoria (que faz parte da Bíblia), passando por várias partes da história antiga, e fazer um paradoxo com a nossa realidade. Vale lembrar que vivemos uma era onde os sentimentos amor e ódio andam muito próximos! As pessoas são intolerantes, maldosas; falta inclusão; a violência está cada dia pior. Além disso, buscamos viver o aqui e agora sem pensar nas consequências! Brigamos por qualquer motivo, por qualquer palavra, por qualquer ação! Onde está o amor, a compaixão? O desespero é tanto que não mais pensamos, apenas agimos! E, muitas vezes, as decisões tomadas no calor do momento só pioram a situação!
Falamos tanto em paz, mas não conseguimos ter paz! Por que será? O que está faltando? Precisamos agir com sabedoria em todas as áreas da nossa vida! Devemos ser sábios no casamento, para não nos separamos por qualquer briga; ser sábios na vida familiar, para conseguir educar e cuidar dos filhos; ser sábios na vida profissional, para alcançar o sucesso sem ter que pisar e humilhar os colegas; ser sábios para perdoar quem nos magoou; ser sábios no dia a dia, para comemorar cada conquista, cada nascer do sol, cada entardecer, cada sorriso no rosto; ser sábios até para agradecer pelas lágrimas e tristezas, pois sem elas não cresceríamos, não aprenderíamos a dar valor ao que temos e somos.
A sabedoria anda junto à justiça! Se somos sábios, somos justos! Não fazemos com o outro o que não queremos para nós! Uma sociedade que não respeita os seus pares, que “descarta” as pessoas como lixos, não tem como ser justa. Queremos justiça, mas a buscamos de forma injusta! Não tem como combater o ódio com mais ódio, mas sim com amor!
Ao ler o “Livro da Sabedoria” nos deparamos com uma realidade tão antiga e, ao mesmo tempo, tão atual! É impressionante! Precisamos olhar para o lado, para o outro que necessita de nós! Isso vale em qualquer relação: familiar, de amizade, profissional e até nas ruas. Vemos um necessitado e, simplesmente, desviamos o olhar, não é problema nosso, mas do governo. Terceirizamos tudo e não fazemos a nossa parte. Ser sábio, justo e feliz não é fácil, mas, a partir do momento que decidimos seguir esse caminho, com certeza, Deus nos ajudará a chegar lá!