Hoje vou falar sobre o livro “Atenção Plena Mindfulness”, da Editora Fundamento, escrito pelo psicoterapeuta Padraig O’Morain, que pratica mindfulness há 25 anos e treinou inúmeras pessoas de contadores a equipes de resgate.
Com uma leitura rápida e fácil, o livro nos ensina a trabalhar com um foco maior no presente. Vivemos em um mundo que não para, que vive a mil por hora. Nossa vida é atribulada, cheia de pensamentos e atividades. Mas, para vivermos bem, é preciso uma pausa! Recomendado pelo serviço nacional de saúde britânico, “Atenção Plena” já libertou milhões de pessoas do estresse e da ansiedade do dia a dia.
Certamente, você já ouvir falar nos benefícios da atenção plena para a sua vida. Mas, você sabe praticá-la, sabe como encontrar um momento para relaxar, concentrar, meditar? Pois é exatamente isso que o livro faz! Ele traz ações super simples para você colocar em prática a atenção no agora. Mindufulness nada mais é que trazer repetidamente a atenção para o que acontece no momento, mas sem brigar com a realidade; é aceitação, não gastar energia reclamando quando não há o que se fazer.
Dentre os benefícios dessa prática estão a redução da ansiedade, do estresse; a sensação de calma e paz em todos os momentos (trabalho, casa, relação familiar, com os filhos). E você pode usar a atenção plena para tudo em sua vida: ficar focado em reuniões importantes, resolver problemas de insônia, relaxar durante viagens, melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais e até controlar o que você come! Demais, não?
Quando comecei a ler o livro, observei como poucos minutos podem mudar todo o nosso dia! Muitas pessoas pensam que são necessárias várias horas e um ambiente bem calmo para se conseguir meditar. Nada disso! É possível se concentrar em qualquer lugar (mesmo no meio do caos) e fazer exercícios simples. É claro que é ótimo poder passar horas tranquilamente meditando, mas nada nos impede de meditar durante os nossos hábitos. Vejam um exemplo trazido pelo livro que você pode fazer diariamente durante uma atividade rotineira: lavar as mãos.
“Ao lavar as mãos, preste atenção aos movimentos e às sensações provocadas pela água e pelo sabão. Esse é um bom exemplo de atividade diária que serve como exercício de mindfulness. As pessoas, em sua maioria, lavam as mãos várias vezes por dia, mas distraidamente. Procure concentrar-se no ato de lavar as mãos, forçando-se a manter a atenção. Sinta a textura do sabão, a temperatura da água, o contato entre as mãos. É precisamente pela descomplicação, pela frequência e pela praticidade que o movimento de lavar as mãos representa uma prática útil de mindfulness”. E você pode ainda fazer o mesmo ao enxugar as mãos.
Viram como é simples? Existem vários exercícios de respiração também, talvez os mais conhecidos e os melhores professores de mindfulness. Mas esses vocês terão que ler o livro para aprender.
Eu adorei o livro, tenho colocado em prática e mudei a minha vida! Nós, mães, diante da correria do dia a dia (casa, filhos, trabalho, etc.), precisamos trabalhar o nosso bem-estar interior ou não damos conta de tudo, entramos em depressão, ficamos irritadas… Vamos aproveitar as atividades do nosso dia para praticar a atenção plena. É simples e fácil! E se você tem filhos adolescentes, o livro também traz algumas dicas para eles. Vale muito a pena ler!
E aí, que tal começar a mudar a sua vida agora?