Dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Uma data que, infelizmente, a cada ano, precisa ser mais divulgada!

Vivemos dias muito difíceis em relação ao abuso sexual infantil. Todos os dias lemos notícias horríveis sobre esse assunto. Mas é preciso falar! É preciso ajudar as nossas crianças! E a melhor forma de começarmos é conversando com nossos filhos, dentro de casa.

Infelizmente, a maioria dos casos de abuso infantil acontece dentro da relação familiar ou com alguém muito próximo. Difícil acreditar, não é mesmo? Mas todo o cuidado é pouco! O perigo por estar na casa dos avós, dos tios, dos vizinhos, dos melhores amigos…

E para falar com as crianças, o melhor é contar histórias e abordar o assunto de forma lúdica. Então, quero deixar uma dica de livro: “A Panda Poliana”, da Editora InVerso. Inclusive, fiz uma entrevista com a autora do livro.

Escrito por Camila Angelis e ilustrado por Carina S. Santos, “A Panda Poliana” é um livro encantador! Apesar do tema ser pesado e triste, o livro consegue ser doce, tem belas ilustrações e trabalha o abuso sexual de uma forma leve e bem objetiva.

Poliana é uma pandinha muito feliz, que adora cantar, brincar e ir à escola. Ela não via perigo nos adultos. Até que em um fim de semana, no aniversário do macaco Mateus, tudo mudou em sua vida…

Era para ser mais um dia feliz, afinal era a festa do seu amigo! Mas, durante uma brincadeira de esconder, apareceu o Tatu. Poliana já havia o visto por ali e pensou: se é convidado do meu amigo, deve ser um animal legal e amigo também. E lá foi Poliana se esconder na toca do Tatu.

Ele era feio, fedido e… Poliana não consegue mais lembrar direito o que aconteceu… Apenas flashes aparecem em sua mente e não são nada agradáveis… Sim, o pior aconteceu!

A pandinha feliz, tornou-se triste… As brincadeiras não tinham mais graça… Seria o fim de Poliana?

Foi então que a professora Dona Lontrina percebeu algo de errado e decidiu chamar Poliana para uma conversa. Mas o que será que elas conversaram? O que Dona Lontrina fez para ajudar? Só lendo o livro para saber! Mas já adianto: o final é muito legal!  E deixo aqui um alerta: qualquer mudança que você observar no seu filho, não deixe de tomar uma atitude! Chame-o para conversar, escute o que ele tem para te dizer e, principalmente, confie na sua criança.

E agora, confira a entrevista especial que fiz com a Camila Angelis e conheça mais sobre esse livro tão bacana!

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever o livro A Panda Poliana?

CAMILA ANGELIS – Infelizmente, toda semana somos assolados com notícias sobre alguma atrocidade envolvendo uma criança abusada. Todas as vezes que lia algo a respeito, algo me inquietava. Então, comecei a rabiscar algumas possibilidades e, alguns meses depois, Poliana apareceu.

CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária indicada?

CAMILA ANGELIS – Eu não acredito muito em faixa etária para livros, no entanto, neste caso especifico, eu diria que a partir dos cinco anos, com suporte de um adulto auxiliando nos conflitos.

CANAL INFANTIL – Como o livro pode ajudar na prevenção de abusos infantis?

CAMILA ANGELIS – A ajuda do livro vem quando a criança compreende que algumas situações podem ser nocivas, que podem ter consequências, e quando compreende que a culpa não é dela. Através desse processo, pedir ajuda, expor sua dor, seus sentimentos, fica mais plausível.

CANAL INFANTIL – Qual a importância de falar sobre o abuso sexual na infância?

CAMILA ANGELIS – Quando pensamos no volume de frequência de abusos sexuais que as crianças sofrem, vemos o quanto não estamos fazendo o suficiente para protegê-las. Quanto mais falarmos, estudarmos e divulgarmos a educação sexual, menos vulneráveis nossas crianças estarão.

CANAL INFANTIL – A partir de qual idade é possível instruir as crianças a fim de tentar prevenir abusos?

CAMILA ANGELIS – Desde bebê, quando demonstramos respeito pelo seu corpo, quando respeitamos seu espaço, quando ensinamos situações de perigo, quando falamos dos toques do SIM e do NÃO, quando não as obrigamos a demostrar afeto por quem quer que seja… Em todas essas situações estamos trabalhando para prevenir situações de abuso.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais. 

CAMILA ANGELIS – Queridos pais, confiem nos seus filhos, observem suas mudanças de comportamento, ensinem o que e como as pessoas podem lhes demonstrar carinho… E sobretudo, se houver 1% de chance de algum ruim ter acontecido a eles, busquem ajuda,  HOJE, NESTE MOMENTO… As marcas de um abuso não são apagadas na vida das pessoas, mas podemos amenizar o sofrimento quando demonstramos que confiamos nelas e que elas não estão sozinhas.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial