Hoje quero falar sobre os limites na infância. Sei que cada família tem uma forma de criar os filhos e de escolher aquilo que é importante nas relações dentro de casa. Porém, não há dúvidas de que as crianças não podem simplesmente fazer tudo o que elas quiserem, sem nenhuma objeção. A imposição de limites, assim como a frustração, tem um papel fundamental na infância e vai interferir diretamente na fase adulta.

E para falar sobre os limites, conversei com a Valentina Gava Chakr (https://www.valentinaescritora.com/), que é mãe, escritora, pediatra, professora e autora de um livro lindo: “Felicidade tem limite”, da Franco Editora.

A autora Valentina Gava Chakr – Mãe, escritora, pediatra, professora

Escrito pela Valentina e ilustrado pelo André Cerino, o livro conta a história de Carolina e seus filhos Leonardo e Helena. Eles eram uma família na qual as regras faziam parte da rotina e tudo funcionava muito bem. Porém, em uma semana cheia de trabalho e muito cansativa, Carolina acabou sendo permissiva demais com seus filhos e tudo ficou atrapalhado…

Em plena segunda-feira, ao sair da escola, Leonardo, ao ver o vendedor de picolé, pediu para sua mãe comprar um. Mesmo sabendo da regra de não comer guloseimas durante a semana e nem antes do almoço, Carolina cedeu e comprou picolé para ele e também para Helena. Esse pequeno ato despretensioso acabou por atrapalhar todo o resto do dia: as crianças não almoçaram, passaram a tarde toda vendo televisão, não estudaram, ainda usaram celular.

Com tantas mudanças na rotina, a noite chegou e o estresse também. As crianças brigaram e a hora do sono não foi cumprida. Isso, é claro, atrapalhou a rotina do dia seguinte… O acordar, por exemplo, que era um momento de carinho entre mãe e filhos, passou rápido e, quando as crianças se deram conta, a mãe já havia saído para o trabalho.

E a história se desenrola de forma lúdica e cheia de ensinamentos para os pequenos. Diante de tantas permissões, as crianças se sentem perdidas e querem de volta a mãe que põe limites e regras em casa. Será que deu certo? Só lendo o livro para saber. Mas posso dizer que o final é surpreendente!

E para conhecer um pouco mais dessa história, confira a entrevista que fiz com a Valentina!

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever o livro “Felicidade tem limite”?

VALENTINA GAVA CHAKR – A ideia surgiu da minha própria vivência como mãe e da observação do comportamento de outras mães também. Percebi o quanto é frequente para os cuidadores cederem no estabelecimento de limites para as crianças, especialmente quando estão trabalhando muito. Os pais muitas vezes acabam ficando cansados e com menos disposição para estabelecer esses limites. Algumas vezes, o fato de estarem menos presentes pode contribuir para gerar um sentimento de culpa e, com isso, levar a serem mais permissivos com os filhos. A longo prazo, isso traz consequências negativas para o desenvolvimento da criança.

CANAL INFANTIL – Você acredita que por meio dos livros é possível trabalhar certos assuntos com as crianças?

VALENTINA GAVA CHAKR –  Acredito que um dos objetivos da literatura infantil é justamente provocar reflexões sobre a vida das crianças e suas famílias, de uma maneira leve e lúdica, ajudando as crianças a lidarem com percepções, fatos e sentimentos.

CANAL INFANTIL – E qual a importância dos limites na vida das crianças, na infância?

VALENTINA GAVA CHAKR – Especialistas concordam que crianças precisam de limites para crescerem felizes e seguras. A ausência de regras ou de seu cumprimento está relacionada a falta de confiança, autoestima e segurança emocional. Por isso, o estabelecimento de limites é importante para a saúde psicológica e o desenvolvimento infantis.

CANAL INFANTIL – A partir de qual idade é possível estabelecer limites?

VALENTINA GAVA CHAKR – O estabelecimento de limites, de forma assertiva e afetuosa, pode ser feito mesmo antes de a criança começar a falar. A comunicação não verbal e a entonação da fala contribuem para a compreensão de crianças mais novas.

CANAL INFANTIL – Como os pais podem estabelecer limites dentro de casa?

VALENTINA GAVA CHAKR – Um aspecto fundamental é, sempre que possível, explicar o porquê da existência de uma regra ou da imposição de limites para que a criança entenda sua importância. O comportamento dos pais ou responsáveis deve ser constante nesse sentido, não permitindo que às vezes o limite valha, e às vezes não. Também tem que haver coerência dentro de casa. Ou seja, todos os cuidadores devem estar de acordo em estabelecer as mesmas regras e limites. Também é importante que os pais sejam exemplos em seguir aquilo que eles preconizam como certo.

CANAL INFANTIL – Uma criança sem limites pode ter problemas na vida adulta?

VALENTINA GAVA CHAKR – Uma criança cujos responsáveis tenham tido problemas em impor limites a ela pode ser tornar um adulto com baixa tolerância à frustração, refletindo-se em dificuldades de relacionamento interpessoal devido à baixa capacidade em administrar sentimentos negativos.

CANAL INFANTIL – Muitos pais acreditam que colocar limites é ser duro, bravo. É possível conciliar limite e amor?

VALENTINA GAVA CHAKR – Atualmente, acredita-se que a melhor maneira de estabelecer limites seja por meio da disciplina positiva, na qual prevalecem a firmeza e a gentileza, em oposição à punição ou ao castigo.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

VALENTINA GAVA CHAKR – Educar e estabelecer limites é desafiador nos dias atuais. Devemos ter consciência do quanto as nossas obrigações do dia-a-dia influenciam no comportamento que temos em relação aos nossos filhos. É preciso repensar nossas prioridades, e entender que o investimento de tempo e emocional são fundamentais, e que vão dar frutos no longo prazo. Sejamos persistentes e resilientes, pois valerá a pena.

*A Valentina também é autora do livro “A Roda Gigante, o Piolho e outros poemas para crianças”. Confira a matéria aqui!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial