Nas últimas semanas, muito se falou sobre a febre maculosa, uma doença que pode ser fatal, e gerou uma preocupação enorme nas famílias. Então, entrevistei a Pediatra Dra. Thyessa Neiva (CRM-DF 20.644 RQE 15.747), para explicar um pouco sobre essa doença.
Confira e compartilhe!
CANAL INFANTIL – O que é a febre maculosa?
DRA. THYESSA NEIVA – É uma doença já conhecida por nós desde o final do século 19. Antes era conhecida como “Febre maculosa das montanhas rochosas”.
CANAL INFANTIL – Como a doença é transmitida?
DRA. THYESSA NEIVA – A transmissão da doença é feita através do carrapato (adulto, em forma de ninfa ou larva) porém, não é o carrapato que causa a doença. A doença é causada por uma bactéria, a bactéria do gênero Rickettsia. O carrapato, contaminado pela Rickettsia, ao picar a pessoa, transmite essa bactéria para a pessoa que pode vir a apresentar a doença febre maculosa.
CANAL INFANTIL – Quais são os principais sintomas?
DRA. THYESSA NEIVA – Os sintomas são inespecíficos e comuns a várias outras doenças e isso dificulta o diagnóstico. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas/vômitos, diarreia, dores na barriga. Com o avançar da doença, pode acontecer o edema (inchaço) e lesões nas solas dos pés e palmas das mãos. Aqui, a diferença se faz, em o paciente contar ou não que esteve em locais de mata e de maior incidência da doença, no período de 2-14 dias, que é o período de incubação da doença.
CANAL INFANTIL – Existem locais com mais casos da doença?
DRA. THYESSA NEIVA – Os locais de maior prevalência da doença é o Sudeste e Sul do país.
CANAL INFANTIL – Quais locais deve-se evitar?
DRA. THYESSA NEIVA – Locais de mata fechada, mato alto, beiras de rio, pastos sem gramas aparadas.
CANAL INFANTIL – Em caso de suspeita de febre maculosa, o que deve ser feito?
DRA. THYESSA NEIVA – Em caso de suspeita, deve-se procurar imediatamente o médico, pois a mortalidade em caso de não tratamento é alta.
CANAL INFANTIL – A febre maculosa tem tratamento?
DRA. THYESSA NEIVA – O tratamento é simples e eficaz quando se diagnosticado a tempo.
CANAL INFANTIL – É possível prevenir a doença?
DRA. THYESSA NEIVA – Para prevenção, quando for a algum dos locais onde possa ter o carrapato, use roupas compridas, de cor clara, botas, repelente a base de icaridina ou DEET (conforme a orientação do fabricante) e examine suas roupas e as partes expostas de seu corpo a cada 3 horas.
CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para as famílias.
DRA. THYESSA NEIVA – Não se automediquem, isso pode atrasar ainda mais o diagnóstico, onde o tempo é o diferencial entre o sucesso do tratamento ou não.