Todos sabem da importância da atividade física na vida das pessoas. Fazer um exercício físico é garantir qualidade de vida, saúde! Mas, e na gestação, é importante realizar exercícios? Claro que sim! E muito!!!

Uma das atividades mais procuradas hoje por gestantes é o Pilates!

Mas, afinal, o que é Pilates? Criado pelo alemão Joseph Pilates, é uma técnica que envolve exercícios físicos e alongamentos utilizando-se do peso do próprio corpo para serem executados. Conversamos com as fisioterapeutas, Viviane Rocha e Alessandra Monteiro, fundadoras do Estúdio Forma, em Belo Horizonte, e descobrimos que Pilates é um excelente exercício para ser feito durante a gravidez! As fisioterapeutas, no entanto, atentam para a importância de a gestante, caso nunca tenha feito Pilates e decida por essa modalidade na gravidez, pedir um atestado para o ginecologista/obstetra para liberá-la para a atividade, o que ocorre, geralmente, após o terceiro mês de gestação. Após esse período, ela está liberada para fazer Pilates até o final da gestação! “Já tivemos aluna aqui que veio para o Pilates na sexta-feira e ganhou neném no sábado, de parto natural”, afirma Alessandra.

Vale lembrar que são muitos os benefícios do Pilates durante a gravidez! Como explica Alessandra, os principais são: “fortalecimento dos membros superiores que será necessário para segurar a criança, postura para amamentação e trabalhar a musculatura do assoalho pélvico para ter mais tranquilidade durante o parto”. Além disso, Viviane destaca o trabalho que é feito durante as sessões de Pilates com foco na preparação para o parto normal, que hoje é muito procurado pelas gestantes: “O corpo já vai se adaptando para a abertura da pelve, os hormônios vão aumentando e nós trabalhamos com alguns exercícios que favorecem e facilitam o parto normal”.

Um detalhe importante: o Pilates não tem risco para a gestante ou para o bebê, mas deve ser feito com profissionais qualificados e com algumas precauções. Como destaca a fisioterapeuta Alessandra, nem todos os exercícios do Pilates podem ser feitos por mulheres grávidas! “Quando atendemos gestantes, temos alguns exercícios que não passamos para elas. O centro de gravidade da gestante é diferente, então, tem alguns exercícios de equilíbrio ou movimentos mais exagerados que não passamos. Optamos por outros, para ela ter mais tranquilidade em fazê-los”. Viviane afirma ainda que “deve-se preocupar sempre com a frequência cardíaca da mãe e não deve colocá-la deitada de barriga para cima, a partir do segundo trimestre de gestação”.

Outro ponto relevante do Pilates é que, após 40 dias do nascimento do bebê, independente de como foi o parto (normal ou cesárea), havendo autorização do médico, a mamãe já pode voltar aos exercícios! E tem mais: não tem idade limite para essa atividade; crianças a partir de 8 ou 9 anos já podem fazer e continuar até os seus mais de 90 anos! Fantástico, não?!

 

Então, se você ainda tem alguma dúvida sobre Pilates na gravidez, escreva para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com