Como anda a saúde bucal do seu filho? Ele escova sempre os dentes, passa fio dental, vai ao dentista regularmente?

Você sabia que apenas um a cada quatro adolescentes escova os dentes duas ou mais vezes ao dia? Número preocupante, não é mesmo? Mas para te ajudar a cuidar da saúde do seu filho, trago hoje um artigo da equipe Vue Odonto que explica sobre a higiene bucal dos adolescentes.

Confira!

Odontopediatria, saiba a importância na saúde bucal do adolescente

Cuidar da boca é algo essencial para toda a saúde, sendo imprescindível que a prática seja incluída desde a primeira infância. Além disso, a higienização deve ser feita desde o nascimento do primeiro dente, pois isso previne doenças e traz mais saúde para o organismo, demonstrando a importância na saúde bucal do adolescente e no decorrer da vida.

A boca é o primeiro integrante do sistema digestivo, ambiente no qual acontecem os processamentos dos alimentos para o organismo, envolvendo lábios, gengiva, bochecha e dentes, além da saliva que contribui com a digestão.

Além de importante para a alimentação e fortalecimento do corpo, a boca é responsável pela comunicação, também sendo uma forma de acesso para vírus e bactérias.

Por esse motivo, estabelecer hábitos de cuidado com a higiene bucal ainda na infância é muito importante para que a rotina seja mantida, prevenindo doenças como:

  • Cárie;
  • Periodontite;
  • Gengivite;
  • Inflamações;
  • Erosão dental;
  • Manchas;
  • Mau hálito.

Isso porque a criança será educada a manter rotinas de higienização e as aplicará no decorrer da vida com maior facilidade. Ou seja, é preciso ressaltar a importância de cuidar da saúde bucal e criar costumes no pequeno, estimulando-o a criar uma consciência quanto ao estado de sua boca.

Deste modo, ao alcançar a fase da adolescência, os processos já ensinados quanto ao cuidado com a boca estarão fixados na cabeça do jovem, garantindo a manutenção da saúde a longo prazo, já que estarão acostumados com os hábitos.

Na adolescência, os hábitos de cuidar da boca são ainda mais necessários, já que podem ocorrer algumas mudanças hormonais que influenciam na boca, bem como há uma maior preocupação estética.

Além disso, nessa fase cria-se uma maior liberdade bem como há mais acessibilidade aos maus alimentos e fast food, devido às diversas atividades no decorrer do dia.

Exemplos dos alimentos que podem ser prejudiciais são os como ricos em adoçantes e produtos industrializados, como chicletes, refrigerantes e comidas prontas.

Quando é ingerido um alimento açucarado (refinados, processados ou carboidratos), as bactérias presentes na cavidade se alimentam e fermentam o açúcar, produzindo ácidos que podem dissolver o esmalte dos dentes e causar a cárie dentária.

A importância de cuidar da saúde bucal na adolescência

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, em 2015, mostrou que apenas um a cada quatro adolescentes escova os dentes duas ou mais vezes ao dia.

De acordo com especialistas, os problemas bucais mais comuns na adolescência são cárie e gengivite, devido ao descuido com a higiene.

Com as mudanças típicas da adolescência prevalecerá a orientação passada de pai para filho para que a saúde bucal fique em dia.

Além das questões de hábito, os adolescentes estão mais propensos a ter doenças gengivais, devido a constante alteração nos hormônios.

Portanto o adolescente deve escovar o dente ao menos três vezes ao dia, ao final de cada refeição. Uma escovação correta tem duração de cerca de dois minutos e consiste em utilizar as cerdas da escova da gengiva para o dente, em movimentos circulares.

Outro hábito que o jovem deve adotar é o de usar o fio dental corretamente e diariamente, além do uso de 20 ml de enxaguante bucal ao final da escovação.

Além desses cuidados, o adolescente deve frequentar o dentista regularmente para fazer o acompanhamento da saúde bucal, sendo que o indicado é o intervalo entre 6 meses a 1 ano para cada consulta.

É também na adolescência que costumam a ser feitos os primeiros procedimentos na boca, como a colocação de aparelho nos dentes.

Inclusive, isso pode ser algo que muda a vida do jovem, tanto pelo tratamento quanto pelos novos cuidados que precisam ser adotados e incluídos na rotina.

Além disso, é normal que alguns apresentem resistência ao procedimento pela questão estética, como ocorre no aparelho metálico. Mas com o desenvolvimento tecnológico, ficou possível a utilização do aparelho ortodontico transparente, contribuindo com a adesão e bom resultado na correção dental.

Procedimentos ortodônticos na adolescência

Abordando sobre os procedimentos ortodônticos mais a fundo, durante a adolescência já é possível fazer alguns tratamentos, desde que acompanhado do dentista.

Desde mudanças estéticas na arcada dentária até os tratamentos voltados para a saúde bucal, muitas intervenções podem ser realizadas – como a colocação de aparelho ou restauração dental, sempre tendo os devidos cuidados e conforme a indicação do especialista sobre o desejo do jovem.

A lente de contato de dente, por exemplo, é um tratamento estético que se torna cada vez mais comum e após a troca da dentição, já pode ser realizada.

Na prática, o tratamento consiste em uma peça fina que é colada na superfície dos dentes e tem como objetivo realizar a correção das imperfeições dos dentes, de modo a melhorar a harmonia do sorriso e do rosto, trazendo um melhor alinhamento para a estrutura.

Apesar da alta durabilidade do tratamento (podendo alcançar 10 anos), o ideal é que o jovem tenha disciplina e avalie com o profissional o melhor momento de fazer o tratamento, bem como as indicações de cuidado.

Além da lente, existem outros procedimentos estéticos que podem ser realizados, mas que também demandam cuidados, como a escovação correta.

Esse é o caso do clareamento dental com moldeira, um tratamento que visa remover manchas e o amarelado dos dentes, podendo ser feito dentro de casa ou em um consultório.

Para isso, um molde de silicone composto por gel peróxido deve ser usado para que o efeito clareador seja alcançado. O tratamento pode variar conforme o quadro clínico, mas geralmente o molde deve ser usado diariamente ao longo de 21 dias.

Neste caso, a higiene será a responsável pela manutenção do tratamento, prolongando o clareamento.

A prótese sobre implante dentário também pode ser feita na juventude de modo a reparar o sorriso, conferindo mais bem-estar e devolvendo a funcionalidade da mordida.

O tratamento geralmente envolve uma peça feita em metalocerâmica, construída com uma camada de porcelana e um núcleo metálico. O material é usado para substituir um ou mais dentes faltantes.

Desse modo, é possível evidenciar a importância dos cuidados com a saúde bucal no decorrer da vida, mas principalmente durante a juventude, contribuindo com a formação da confiança e das relações, bem como com a manutenção da higiene bucal na fase adulta.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial