Criar filhos no mundo atual não é tarefa fácil! A sociedade nos impõe uma vida cheia de consumos, prazeres sem limites, falta de tempo e crescimento rápido! Além disso, a busca pela beleza excessiva, pelo corpo perfeito estão cada vez mais entre os assuntos mais discutidos. Mas, afinal, o que é o corpo perfeito, o que é o verdadeiro prazer, o que é a beleza? Cada indivíduo é um ser único e especial, com suas qualidades e defeitos. O importante é o que está dentro de cada um e não a aparência! Devemos nos preocupar em criar não o filho mais bonito, o mais inteligente, o mais poderoso; mas criar o filho mais saudável, mais alegre, mais preocupado com o outro, mas amoroso, mais educado, mais responsável, mais feliz! Isso sim é ter qualidade de vida!

Acabei de ler o livro “Criando Meninas”, do renomado psicólogo infantil e terapeuta familiar Steve Biddulph, que recebi da Editora Fundamento. Sinceramente, acho que todos os pais deveriam ler este livro (tanto os pais de meninas quanto os de meninos). Existe, para quem não sabe, do mesmo autor, o livro “Criando Meninos”, que já vendeu mais de sete milhões de exemplares. Um sucesso! O livro nos apresenta, de forma bem clara e objetiva, as principais questões que permeiam a vida de uma menina desde o seu nascimento até a fase adulta. Steve trabalha questões muito importantes e atuais como o bullying, as drogas, o sexo cedo demais, o tão temido mundo virtual e muito mais. Além disso, ensina para os pais como orientar suas filhas e ter uma relação sadia e de confiança com elas.

É muito importante que os pais estejam atentos aos seus filhos. Quanto mais eles confiarem em vocês, mais vocês poderão ajudá-los a enfrentar as dificuldades da vida. Ouvi outro dia, durante uma Missa, o padre falar que os pais devem cheirar seus filhos sempre que eles chegarem em casa. Como assim? Cheirar? Sim! É preciso saber quais os cheiros seus filhos trazem da rua (bebidas, drogas…). O que faz o seu filho ser quem ele é são os exemplos que ele recebe dentro de casa! A rua é um mundo sem lei, sem dono… E o seu filho pode ou não seguir esse mundo. Depende muito de vocês, papais e mamães! Quando os pais participam da vida dos filhos, sabem o que eles fazem, por onde andam, é muito difícil que eles se entreguem às drogas ou bebidas, por exemplo. É claro que os pais não podem ter controle de tudo. E nem devem se culpar caso o filho siga um caminho difícil. Mas sempre devem estar prontos para ajudá-lo!

Um detalhe que gostei muito no livro “Criando Meninas” é que o autor, durante todo o livro, faz alguns quadros de resumos com os pontos mais relevantes. Isso é muito bom, pois nem sempre nos lembramos de tudo que lemos.

Achei muito interessante também a abordagem do autor sobre o relacionamento das meninas com as mães e com os pais. Incrível como é tão diferente e, ao mesmo tempo, ambos são tão necessários!

Outro fator importante é que, com a tecnologia cada vez mais avançada e os comerciais de TV cada vez mais agressivos, as crianças já começam, desde cedo, a querer ter, ter e ter! E, assim, mais cedo começam a viver fases que ainda não estão na hora. Sempre defendi que criança deve ser criança! É claro que as meninas costumam ser mais vaidosas, por exemplo. Mas, hoje é muito comum vermos meninas de um, dois anos, passando batom, esmalte e os pais acham o máximo. Será que elas querem isso, sabem o que é isso ou somos nós, pais (e a sociedade em que vivemos) que apresentamos isso a elas? Ah, mas é bonitinho! Ok. E quando essa menina estiver com dez, onze anos? Como será? Um dos capítulos do livro, com o título “Sexy demais, cedo demais”, trata exatamente dessas questões. É impossível criarmos os filhos dentro de bolhas (e nem devemos fazer isso), mas é importante não anteciparmos as fases. Para tudo há um tempo! Vai chegar a hora! Quando somos crianças, queremos crescer logo! Todos são assim! Mas é preciso educar os filhos para que eles vivam cada momento no seu tempo.

A extensão dos assuntos do livro é impressionante! Como, em um espaço tão pequeno, o autor consegue abordar quase tudo sobre a criação de meninas? Eu poderia ficar falando sobre vários temas aqui, mas não vou contar tudo sobre o livro. Indico para todos! Comprem e leiam o livro “Criando Meninas”. É realmente uma grande ajuda para os pais nos dias atuais!

 

Escreva para o Canal Infantil: carolina.canalinfantil@gmail.com

Não se esqueça de curtir e compartilhar nossas matérias e seguir nossas redes sociais:

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial