Começou ontem (06/08), em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo. A vacinação é de extrema importância! Só este ano, o Brasil já teve 822 casos de sarampo confirmados, ou seja, a doença está de volta. Com relação a poliomielite, a vacinação é uma prevenção, afinal, o Brasil erradicou a paralisia infantil em 1994.

O Ministério da Saúde espera, com a campanha, vacinar 11,2 milhões de crianças, tendo como objetivo atingir pelo menos 95% do público-alvo, que são crianças de 1 a 5 anos.

Vale destacar que todas as crianças entre 1 e 5 anos devem ser vacinadas, independente de já terem recebido as vacinas, com exceção se a vacinação ocorreu nos últimos 30 dias.

A campanha vai até o dia 31 de agosto, tendo o dia 18 como “Dia D”, no qual mais de 36 mil postos de saúde do País estarão abertos.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA

– POLIOMIELITE

todas as crianças de 1 a 5 anos, independente de já terem tomado a vacina e do número de doses. Se a criança nunca tomou a vacina, ela receberá a Vacina Inativada Poliomielite. Se já recebeu uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite.

– SARAMPO

todas as crianças de 1 a 5 anos, independente de já terem tomado a vacina e do número de doses.

ALERTA: não devem ser vacinadas crianças de 1 a 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Alérgicos a ovo e ao leite devem consultar o médico antes de tomar a vacina! Risco de alergia!

É importante dizer que as vacinas contra poliomielite e sarampo ficam disponíveis nos postos de saúde durante todo o ano. A campanha visa chamar atenção para as doenças e imunizar grande parte da população.

Os adultos também precisam se vacinar, mas não são o foco da campanha.

 

Para dúvidas e informações, procure um posto de saúde mais próximo ou converse com o pediatra do seu filho!

carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial