A gestação é um dos momentos mais importantes da vida da mulher. Durante o pré-natal, a gestante precisa, além de realizar todos os exames e consultas, cuidar do seu corpo, em especial, dos seus seios. Sim, eles também precisam de alguns cuidados! Muitas dúvidas surgem nesse momento! Preciso tomar sol, hidratar, passar bucha? São muitas perguntas…
Conversamos com a enfermeira, especialista em amamentação, Maria Imaculada Alvim Barbosa, da Clínica Leite Meu (Belo Horizonte, MG), que nos explicou tudo sobre o assunto!
Apenas um comentário: quando eu estava grávida do Matheus, fiz o curso de amamentação e o de primeiros cuidados com o bebê, na Leite Meu e posso dizer que foram fundamentais para mim! Consegui cuidar dos seios, amamentar tranquilamente (tive algumas rachaduras, o que é normal, mas lá aprendi a curar isso também) e cuidar do meu filho muito bem (não tive enfermeira, babá, ninguém). Depois falo mais sobre amamentação e cuidados com o bebê. Mas aqui a matéria é sobre os seios!
Por anos, falou-se na necessidade de se esfregar os seios com buchas, toalhas, a fim de torná-los mais “fortes” para a amamentação. Segundo Imaculada, a mulher não precisa se preocupar muito pois “a própria natureza humana, durante a gestação, faz com que a aréola e o mamilo escureçam, deixando a região mais propícia a sucção do bebê. Esse escurecimento ocorre devido aos hormônios da placenta”. Sendo assim, Imaculada ressalta que não há necessidade de tomar sol, esfregar bucha ou toalha, inclusive, pode machucar a gestante.
É importante dizer também que “qualquer estímulo no bico do seio (dependendo da frequência e intensidade) pode liberar o hormônio ocitocina, que causa contrações, o que pode gerar um parto prematuro”, destaca Imaculada.
Vale ressaltar que a gestante deve sempre “usar um sutiã confortável, sem aro, bem apertado ao ombro e que agasalhe a mama toda”, afirma a enfermeira.
Ela lembra também que, atualmente, existem profissionais que afirmam ser necessário a hidratação das mamas. “Pede-se para a gestante usar pomada de lanolina, uma vez ao dia, no mamilo e na aréola, a partir do último trimestre da gestação. Pode passar pela manhã e ficar o dia todo. Após o parto, continuar usando somente no mamilo por 15 dias, após as mamadas, não precisando retirar a pomada”, destaca Imaculada. Algumas existentes no mercado, e muito boas por sinal, são: Lansinoh, Lanidrat e Millar (eu usei esta e super recomendo).
Então, mamães, hidratem os seios! Isso é o mais importante!
Escreva para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com
Não se esqueça de curtir e compartilhar nossas matérias e seguir nossas redes sociais:
Instagram: @canalinfantil
Facebook: @canalinfantiloficial