Que a brincadeira na infância é fundamental, todo mundo sabe! É preciso ter tempo para os filhos, sair para passear, correr, pular, brincar! Mas e na hora de escolher um brinquedo, existe algum mais adequado para o desenvolvimento infantil?

Conversei com a Neuropsicopedagoga, Kélvia Bonatti Kienen, responsável pela Loja Educamente, que explicou sobre o brincar na infância.

Neuropsicopedagoga Kélvia Bonatti Kienen

“A brincadeira na infância é o espaço para a expressão mais genuína do ser, é o espaço do exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos. Então, quando a criança está brincando, ela está imitando e exercendo as relações que viverá futuramente! Criança precisa de tempo para brincar, tanto brincadeiras livres (faz de conta) como direcionadas (jogos e atividades com regras)”, explica Kélvia.

Brincar faz parte do desenvolvimento e ajuda a criança a lidar com situações do dia a dia. Nos dias atuais, as crianças têm inúmeras atividades (escola, futebol, inglês, terapia, etc.) e, muitas vezes, as brincadeiras ficam para depois. É importante que os pais organizem a rotina dos filhos sempre deixando espaço para o brincar. Kélvia destaca que “a neurociência explica como o cérebro aprende; que para aprendermos, temos que ter um envolvimento emocional para que aquilo se torne significativo; que o nosso cérebro está sempre absorvendo informações (neuroplasticidade) de acordo com o meio em que vive. Por isso, as brincadeiras e a participação dos pares durante as mesmas, influenciam tanto na aprendizagem e se tornam tão significativas no desenvolvimento. O meio ideal para o desenvolvimento da criança é um meio cheio de amor e possibilidades”.

Kélvia na Loja Educamente

Dentre as brincadeiras infantis, é preciso a variedade tanto de objetos quanto de atividades. Na hora de escolher os brinquedos para o filho, saibam que todos têm sua importância, sejam bonecas, carrinhos ou jogos pedagógicos! Não existe um melhor do que o outro, mas, sim, utilidades diferentes na hora do desenvolvimento infantil! “Todo brinquedo é importante para a criança! Acredito que todos podem ser usados, nenhum em demasia. O interessante do brinquedo educativo é que ele aproxima o adulto da criança. Por exemplo, em um jogo de dominó da alfabetização, que o adulto já sabe jogar, ele pode ensinar a criança a identificar letras. Este é um dos diferenciais”, ressalta Kélvia.

Brincar é fundamental! Em qualquer lugar, em qualquer idade e com qualquer brinquedo! Como afirma Kélvia, “os brinquedos são muito atrativos para as crianças e têm o potencial de estimular as diferentes habilidades que aquela criança precisa para se desenvolver de maneira lúdica. Por exemplo, uma brincadeira de pular corda auxilia a criança a desenvolver habilidade motora. Um jogo de tabuleiro permite que a criança vivencie o ganhar e o perder. Um jogo de desafio estimula a atenção e a concentração. Um brinquedo de movimento faz com que ela perceba conceitos físicos. E assim por diante”.

O que importa é brincar e ser feliz! Deixem que seus filhos vivenciem o novo, o aprendizado! Estimulem, brinquem e curtam seus filhos sempre! Na vida, o que fica são os momentos e as lembranças!

carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial