Você sabe quanto tempo precisa dormir para acordar bem? Qual hora deve acordar? Será que todos nós devemos acordar bem cedo para ter um bom rendimento durante o dia?

No texto de hoje, a Dra. Mônica Molha Romero, Consultora do Sono, explica sobre Cronótipo e nos ajuda a entender melhor sobre o nosso sono!

Confiram!

Por Dra. Mônica Molha Romero

Quem nunca ouviu o ditado: “Deus ajuda quem cedo madruga”, mas será?

Posso dizer que seu sucesso, dentro do contexto proposto pelo ditado popular, que deixa subentendido que acordar cedo é uma forma de prosperar, vai depender principalmente do seu cronótipo. E o que é o cronótipo?

Segundo o Instituto Internacional de Melatonina (IiMEL), da Universidade de Granada, na Espanha, é a tendência natural que cada indivíduo tem de sentir-se alerta, disposto ou contrário – apresentando-se exausto, desconcentrado e cansado, de acordo com a hora do dia.

O corpo humano é regido pelo ritmo circadiano (circa: cerca de, diano: um dia), são ritmos biológicos que oscilam com um período de aproximadamente 24 horas.

Por isso a ciência define que o cronótipo é a sincronização dos ritmos circadianos.

A glândula pineal é responsável por secretar hormônios, dentre eles a melatonina que tem função de induzir o sono e, a cada 24 horas, o ritmo circadiano recomeça, como se o “relógio interno” do nosso corpo zerasse seu funcionamento e então recomeçasse um novo ciclo.

No entanto o corpo humano pode apresentar oscilações nesse reajuste, ou seja, o ciclo não recomeça pontualmente após 24 horas, fazendo com o que o indivíduo sinta mais necessidade de dormir cedo, por exemplo, ou o inverso: humanos que são mais produtivos à noite e precisam acordar mais tarde. À essa variação, de maneira didática, chamamos de cronótipo.

A espécie humana, em sua maioria é diurna, concentrando energia e atividade durante o dia e o repouso durante a noite. No entanto, com a evolução da sociedade, a necessidade de produzir cada vez mais, com o nascimento de novas profissões, tecnologias, uso excessivo de luz artificial – eletrônicos, nossos hábitos e estilo de vida têm promovido mudanças na evolução circadiana da população.

Atualmente podemos definir em três grupos de indivíduos, que são:

– Matutino: São indivíduos que precisam ir para a cama cedo e são mais ativos nas primeiras horas do dia. Em geral, dormem entre as 22 h e 6 h da manhã.

– Vespertino: São aquelas pessoas que rendem melhor à noite, mas precisam prolongar o descanso até o início da manhã. O horário de sono costuma ser entre 3 h e 11 h.

– Intermediário: São pessoas que conseguem se adaptar aos horários e manter o nível de atividade com facilidade, estão entre matutinos e vespertinos. Equivale à metade da população. Dormem geralmente entre meia-noite e 8 h da manhã.

Para que o indivíduo saiba em qual cronótipo se enquadra, ele deve passar por avaliação médica especializada, investigação através de questionários de saúde específicos, bem como realização de exame diagnóstico: Polissonografia – se necessário.

Mas, em geral, somos capazes de observar nosso comportamento, melhora ou piora no desempenho, ascensão ou declínio na produtividade (nos estudos, trabalho e em projetos que exigem criatividade). Portanto, se você consegue identificar qual período do dia te favorece e qual momento do dia sua capacidade cognitiva e intelectual fica alterada, procure analisar e conhecer mais os sinais que o seu corpo emite.

Além das medidas de higiene do sono, incentivo à prática de atividade física e hábitos alimentares saudáveis, procure escutar mais o que seu corpo tem a dizer sobre o sono.

Concluo que agora que você sabe dessas diferenças, pode entender que nem todos os humanos que “madrugam” serão beneficiados. Talvez, você esteja insistindo em acordar cedo e na verdade seu ritmo biológico esteja pré-programado para trabalhar um pouco mais tarde. Repense!

Fatalmente esse ajuste de rotina vai influenciar diretamente em sua qualidade de vida, seus resultados e no funcionamento do seu corpo.

Vamos juntos cuidar do nosso sono? Conhecimento é o primeiro passo.

Procure suporte especializado e profissionais capacitados!

A consultoria do sono pode te guiar nesse processo.


Por Mônica Molha Romero @smartnapconsultoria

Consultora do Sono Adulto e Infantil

Fisioterapeuta com enfoque em distúrbios do sono e especialização respiratória

Palestrante/Docente

Certificada em Programação Neurolinguística

Slogan: Dormir vai muito além de fechar os olhos.

Mamãe da Chantilly e do Suspiro.

contato@smartnapassessoria.com.br

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial