E o carnaval chegou! Para muitos papais e mamães é a melhor época do ano. Para outros, nem tanto! Apesar de ser uma festa em que as opiniões se dividem, ninguém pode negar ser uma festa alegre, divertida, cheia de fantasias e brincadeiras, na infância.
Para quem curte o carnaval, o Canal Infantil dá algumas dicas para a segurança dos bebês e das crianças. É sempre bom lembrar que, crianças até dois anos, precisam de mais atenção, têm horários mais definidos e, então, evitar sair de casa é o melhor. Mas não é impossível levá-las ao carnaval.
Confiram!
– Fantasias: utilize sempre fantasias feitas com tecidos leves, mais folgadas, de algodão. Evite fantasias com botões pequenos, pois podem ser engolidos, causar engasgos e até sufocar.
– Adereços: quanto menos melhor! Não deixe a criança com objetos pontiagudos, espadas, capacetes, muitos colares. O risco de acidente é grande! No caso de capas, estejam atentos para o tamanho. Não devem ser grandes demais (o ideal é na cintura).
– Calçados: dê preferência aos tênis ou calçados que fiquem firmes aos pés da criança.
– Maquiagens: deve-se usar somente tintas hipoalergênicas e atóxicas e indicadas para crianças. Sprays de cabelo também devem ser testados antes para evitar qualquer reação alérgica.
– Barulho: muito cuidado com o som alto dos bloquinhos de rua e matinês. Não fique perto de caixas de som. Vale lembrar que, quanto mais alto o som, maior o risco de zumbidos no ouvido (que incomodam demais) e até rompimento do tímpano.
– Blocos de rua: apesar de muitos pais gostarem, a rua é sempre um local perigoso. Seja por causa do número alto de pessoas, excesso de bebidas alcoólicas, sprays lançados no ar, fumaça de cigarro, brigas… Mas, caso você queira levar o seu filho, prefira blocos mais familiares e com menor número de pessoas. Muita atenção para não perder o seu filho na multidão (coloque pulseira, crachá na roupa do seu filho com nome, endereço, nome dos pais, telefones), cuidado com carros, brigas, vidros no chão etc.
– Matinês de clubes: com certeza, são mais seguras que os blocos de rua. Porém, deve-se ficar atento ao tamanho das crianças. Tem clubes que dividem os bloquinhos por idade, outros não. Neste caso, fique sempre perto do seu filho para evitar um empurrão de uma criança mais velha. Observe também o local: se há janelas por perto, se tem tela, se tem escadas, se o piso é escorregadio.
– Confetes e serpentinas: não podem faltar! Porém, deve-se optar pelos feitos de papel e não os metálicos, que podem cortar. Outro cuidado é com os sprays de espuma. Eles podem causar alergias, cair nos olhos e até queimar, pois são altamente inflamáveis.
– Sol: evite deixar seu filho em exposição ao sol por muito tempo, inclusive mormaço (que queima e pode causar insolação). Bonés, chapéus e protetor solar são fundamentais! Pode-se ainda usar blusas com fator de proteção.
– Hidratação: mantenha as crianças hidratadas. Muita água, suco, água de coco, picolé. Só tem que lembrar que, quanto mais hidratada, mais vontade usar o banheiro. Os pais devem estar atentos ao local para que tenha banheiro de fácil acesso, limpo.
– Alimentos: leve sempre alguma coisa para a criança comer. Frutas são super bem-vindas! Pode ser que você não encontre alimentos para comprar ou encontre apenas aqueles que não são tão saudáveis ou que seu filho não come.
– Tempo: permaneça nas festas por pouco tempo. Jamais fique mais tempo do que a criança aguenta.
E aproveitem! Quem sabe do filho são os pais! Se quiserem sair e curtir, façam isso! Se preferirem ficar em casa, fiquem! Ninguém tem que gostar das mesmas coisas. O importante é aproveitar o carnaval com os filhos de forma tranquila e segura! Pensem nisso!
Curta e compartilhe nossas matérias e siga-nos nas redes sociais:
Instagram: @canalinfantil
Facebook: @canalinfantiloficial