Sonhar é algo inerente ao ser humano! Sonhamos dormindo, acordados… Sonhamos o tempo inteiro! Você já se perguntou qual é o seu sonho? É verdade que eles mudam à medida que vamos vivendo, mas eles nunca desaparecem. Sempre temos um sonho!

Quando se é criança, os sonhos são muitos também. E é preciso que os pais deixem os filhos sonharem! E, na medida do possível, deem asas a esses sonhos!

Conversei com a Carine Haziel, que é mãe de um rapazinho de 12 anos, atriz, contadora de histórias, oficineira, aderecista e professora. Além disso, há 22 anos criou, juntamente com o diretor teatral Walter Antunes, a Produtora de Teatro & Companhia Produções. Seu sonho de ser atriz começou cedo. E, mesmo com inúmeras dificuldades, ela nunca desistiu.

“Desde criança sonhava em trabalhar com teatro, ser atriz. Minha família não apoiava porque não via como uma profissão. Sempre me mandavam estudar e não sonhar. Eu poderia teria sido orientada para estudar Artes Cênicas e fazer carreira. Como era meu sonho, comecei a investir nos estudos práticos e teóricos com 18 anos, quando já estava trabalhando. Eu era vendedora em uma loja de roupas infantis famosa e ajudava com despesas da casa. Nessa época, escrevia para o dono da CAL (Centro de Artes Laranjeiras) para me ajudar com uma bolsa de estudos. Não recebi a bolsa. Mas não desisti! Então, eu batia todas as cotas semanais para ser premiada e, com o valor das premiações, eu ia estudar na CAL. Além disso, não podia comprar livros, então pesquisava nas bibliotecas do centro da cidade. Lembro-me que enquanto eu dobrava roupas na loja, ficava pensando: como eu vou conseguir se não conheço ninguém e estou tão distante de tudo?”, relembra Carine.

Porém, quando temos um sonho e corremos atrás, o universo conspira a nosso favor. E com a Carine foi assim. “O meu desejo era tanto que tudo conspirou e, de repente, soube de um teste, por meio de minha madrinha, que me incentivava. Foi pelo primeiro trabalho no teatro que me profissionalizei. Recebemos crítica da peça, criamos Teatro & Companhia Produções e me dediquei às produções destinadas ao público infantil”, conta Carine. Sonho realizado!

É preciso sempre encontrar caminhos que nos levam à felicidade! Carine, após entrar no teatro, continuou estudando e aprendendo cada vez mais. Ela se formou em Letras, quando já estava há 10 anos no teatro. E não parou por aí.  “Logo após a graduação, fiz pós em Artes Cênicas”, destaca Carine.

“Tenho fanpage com fotos e vídeos; Youtube: ‘canal fuxica que eu conto’, lá posto vídeos de histórias e gravações curtinhas de trechos de histórias que recomendo a leitura. Quando criança, não tive muito acesso aos livros. Minhas tias contavam muitas histórias de vida da infância, memórias e afetividades. Minha mãe colecionava os clássicos infantis e a personagem que eu mais gostava era Rapunzel. Adorava ler em voz alta. Hoje realizo alguns trabalhos literários como oficineira. Dentro das bibliotecas da Prefeitura já realizei oficinas para grupos de alunos de escolas da rede pública, encontros com rodas de leitura e poesia. Em sala de aula, como professora de reforço em Língua Portuguesa, eu dou aula num processo criativo para que crianças e jovens desenvolvam a capacidade criativa ao escrever seus textos. As aulas são mais lúdicas quando utilizo recursos como a leitura dramatizada e a contação de histórias para inserir um conteúdo. Estou também ministrando aulas de teatro para crianças e jovens através de uma instituição filantrópica em Guaratiba, no Rio de Janeiro”, emociona-se Carine.

Mas não pensem que é fácil! Como podem ver, realizar sonhos leva tempo e é preciso de muita determinação. Mas não é impossível! Mesmo com todas as adversidades, Carine batalhou e conseguiu! E hoje ainda continua a sonhar! “A maior dificuldade de ser atriz é a instabilidade da profissão. Ainda é muito difícil viver somente da arte. Eu sou produtora, ainda consigo movimentar meu trabalho artístico através de minhas produções, mas é bem complicado. Por causa do meu filho, comecei a escrever poemas infantis. Ele foi responsável por me inspirar a escrever os poemas quando me aventurava nos parquinhos, nas brincadeiras infantis, no mundo da imaginação dele. Ainda estou em busca de editora para que possam ser publicados”, conta Carine.

E para todos nós, sonhadores de plantão, Carine deixa uma mensagem: “Minha maior satisfação é viver do que sonhei desde criança. Eu fui driblando os obstáculos para viver da arte. E viver da arte é uma grande responsabilidade social. Um trabalho de formiguinha que objetiva a formação da plateia, formação de jovens leitores. Mas eu tenho conseguido”.

E essa mamãe super especial está com uma peça em cartaz durante todo o mês de setembro: Livro Mágico! “Como a literatura infantil é uma grande paixão, neste espetáculo, Livro Mágico, há uma mistura de teatro, literatura e contação de histórias. Tudo que experimentei nos palcos da vida e pesquisei ao longo dos 22 anos de profissão”, ressalta Carine. A direção e iluminação da peça são de responsabilidade do diretor Walter Antunes. Se você é do Rio de Janeiro, vale a pena ir conferir!

Dias: 01 a 30 de setembro

Horário: sábados e domingos às 16 horas

Local: Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269, Leblon – Tel: 21 22944480)

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial