Hoje começa o Fórum Nacional Semana da Criança Alérgica ao Leite, organizado e coordenado pela nutricionista Raquel Righi. Ele será totalmente online (via Youtube) e gratuito. Todos podem participar!
Mas quero aproveitar o tema para abordar algumas questões. Em primeiro lugar é preciso dizer que alergia é coisa séria! Em muitos casos, se a criança tiver contato com a substância que causa uma reação, pode vir a óbito! Alergia não é brincadeira, não é frescura, como muitos pensam!
Quando existe uma criança alérgica em uma casa, seja qual alergia for, a família inteira sofre e tem que se adaptar a um novo mundo. Não é nada fácil! Os pais precisam se abster de muitos alimentos, produtos e até alterar hábitos para cuidar da criança.
Fiz uma matéria com a nutricionista Raquel Righi, que tem um filho alérgico à proteína do leite (confira aqui) e a outros alimentos e pude ver como a realidade é difícil. Falar sobre alergia é muito fácil, mas viver é outra coisa! Como se não bastasse a criança não poder ter contato algum com certos alimentos, produtos, enfim, tudo que contém os alérgenos; os pais também precisam se abster das substâncias! Isso é fundamental para a saúde do filho!
Porém, infelizmente, muitas pessoas não entendem o que é uma criança alérgica e acham que é uma frescura dos pais. Crianças alérgicas precisam de cuidados especiais e os mesmos devem ser respeitos. Os pais não são chatos, como muitos dizem. Se uma criança é alérgica, por exemplo, à proteína do leite, e tem reações a traços e a contato, basta um parente estar usando um hidratante que contenha leite ou ter tomado um iogurte e chegar perto da criança, para que a mesma comece a reagir.
Outro ponto muito importante é sempre respeitar o que os pais dizem e pedem! Se os pais falam para não dar nenhum alimento que contenha ovo para o filho, não façam o teste! Simplesmente, respeitem e não ofereçam para a criança! Qualquer pouquinho faz mal! Inclusive, existem alguns casos raros em que a criança reage ao simples cheiro do alimento.
Outro tipo de alergia muito comum é a rinite alérgica! Muitos acham uma bobagem, mas não sabem o que passam os pais e a criança! Um dos produtos que mais ataca a rinite é o cigarro. Mesmo assim, as pessoas insistem em fumar perto da criança. E mais, reclamam que os pais são frescos. Basta o cheiro do cigarro na pessoa ao chegar perto da criança, para que ela comece uma reação. E na hora que a criança começa com a alergia, quem tem que cuidar, levar para o hospital são os pais; os parentes e amigos estão em suas casas, tranquilos. Por isso o respeito é fundamental!
Para que a criança sofra menos é preciso que toda a família, parentes, amigos estejam unidos em prol da saúde! É muito importante que os pais da criança sejam acolhidos, aceitos e recebam apoio emocional. Eles estão sofrendo também! Devemos respeitar esses pais!
Jamais testem crianças alérgicas! Ah, vou dar só uma gotinha de leite; não vai acontecer nada! Ah, qual o problema de chegar perto da criança, eu fumei longe dela, só estou com um pouco de cheiro. Não façam isso! O risco é muito grande!
Se você não entende ou não sabe como agir, apenas siga os pedidos dos pais! Alergia é coisa séria!