A matéria de hoje é sobre um tema que muitos pais têm dúvidas: ortodontia! Para quem não sabe, essa é uma especialização da odontologia que trabalha com a correção e prevenção de anormalidades no alinhamento dos dentes. Conversei com a Ortodontista Dra. Simone Okano (Belo Horizonte), que explicou sobre o uso de aparelho na infância.
Em primeiro lugar, é muito importante que os pais saibam que, assim como devem visitar um odontopediatra desde o nascimento do primeiro dentinho do bebê; também devem programar uma consulta com o ortodontista pediátrico por volta dos quatro anos de idade da criança. Segundo a Dra. Simone, “no caso de crianças com crescimento precoce, uma consulta antecipada ajuda a prever o crescimento e o desenvolvimento ósseo”. Esse primeiro contato com o profissional pode ajudar muito na prevenção e cuidado dos dentes da criança.
Outro ponto a ser destacado é que em dente de leite também se coloca aparelho! Por isso a visita ao ortodontista, desde cedo, é fundamental! Não existe uma idade certa para se começar a usar aparelho nos dentes. Dra. Simone ressalta que “a partir do momento em que se identifica uma má oclusão deve-se iniciar o uso. Usamos aparelhos ortodônticos e ortopédicos em crianças com dente de leite. Os casos mais comuns são quando identificamos uma má oclusão; alteração do crescimento ósseo normal; ausência de uma mordida normal; quando a presença do hábito de sucção é persistente. Usa-se aparelho também quando não há espaços adequados e suficientes para a erupção dos dentes permanentes”.
A avaliação profissional é muito importante e quanto antes ela for feita melhor para a criança. Inclusive, muitos pais acreditam que quando a criança tem os dentes de leite tortos, os permanentes também nascerão assim. Dra. Simone destaca que isso não é necessariamente um fator determinante.
Uma preocupação muito comum dos pais é quanto tempo meu filho vai usar aparelho. Segundo Dra. Simone, “vai depender do problema existente. No caso dos hábitos de sucção, por exemplo, estão relacionados à frequência do uso e não ao hábito em si. Quanto maior a quantidade de tempo de uso pior seria”. Então, papais e mamães, levem os seus filhos ao ortodontista, independente de estarem ou não observando algo diferente. Só o profissional sabe fazer essa avaliação.
Sobre a higiene bucal durante o uso de aparelho ortodôntico, não há muita diferença. Os pais devem ficar sempre atentos e ajudar os filhos na hora da escovação, afinal, as crianças não possuem coordenação motora adequada para realizarem essa tarefa sozinhas. Como ressalta Dra. Simone, “os cuidados são os mesmos de quando não se usa o aparelho. Um acompanhamento quanto à supervisão e condicionamento de escovação ajuda a manter os dentes saudáveis”. O ideal é que se acompanhe essa higiene até a criança conseguir realizar totalmente sozinha, o que, geralmente, acontece por volta dos oito anos de idade.
Cuidar da saúde bucal do seu filho é fundamental!
Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, escreva para o Canal Infantil: carolina.canalinfantil@gmail.com
Instagram: @canalinfantil
Facebook: @canalinfantiloficial