Nesta matéria vamos falar sobre as frutas! Os pais sabem que elas são muito importantes e aliadas de uma alimentação saudável. Mas, nem sempre, as crianças sabem disso! Os pais e aquelas pessoas que ficam durante o dia com a criança precisam trabalhar de forma a ensiná-la a comer bem. Por isso, conversamos com a nutricionista Alice Carvalhais (CRN 8209), de Belo Horizonte, MG, especializada em nutrição materno infantil, que ressaltou a importância da criança ter exemplos dentro de casa. “Os pais devem incentivar a criança comendo frutas perto dela, deixando a fruta em um lugar acessível, envolvendo frutas em situações felizes da casa como, por exemplo, na hora da sobremesa, quando vão ao parquinho, quando recebem uma visita; para que ela crie memórias afetivas”. Vale lembrar que os filhos aprendem muito por repetição e imitação!

Uma dúvida que sempre surge é: mas qual a quantidade ideal de fruta devo dar para o meu filho? Segundo Alice, “até um ano de vida, a principal fonte de nutrientes da criança é o leite, então, não se tem uma meta de quanto a criança tem que comer de fruta. Em geral, deve-se oferecer duas vezes por dia para crianças entre seis meses e um ano, sendo uma vez no meio da manhã e outra no meio da tarde”. Cabe ressaltar que, no primeiro mês, quando os pais introduzem as frutas na vida da criança, deve-se fazer de forma gradativa, uma fruta por vez, para que a criança se acostume com a novidade. “Acima de dois anos, o que a Sociedade Brasileira de Pediatria coloca como ideal é que a criança consuma três porções de frutas”, afirma a nutricionista. No entanto, isso não significa que ela tem que consumir a porção de um adulto. Segundo Alice, a criança deve consumir frutas três vezes por dia, mas na quantidade que ela tolerar, ou seja, “não tem problema se ela comer três metades de frutas, por exemplo”.

Um fator muito importante é tentar sempre dar frutas variadas à criança, pois, como destaca Alice, “a criança precisa ser estimulada e quanto mais sabores ela tiver contato melhor. Além disso, a ingestão de nutrientes também vai ser diferente, pois cada fruta tem um nutriente específico que se destaca”.

Ah, não se esqueçam de que TODAS as frutas são importante! “Não existe um nutriente mais importante do que o outro. Cada fruta vai levar uma coisa diferente para a criança. Se apostarmos em uma, acabamos ferindo o princípio de variedade”, conclui Alice.

É isso, papais e mamães! Estimulem seus filhos a terem uma alimentação saudável. O que se faz agora vai refletir em toda a vida dessa criança!

 

Não se esqueça de escrever para nós: carolina.canalinfantil@gmail.com