Parece estranho…. mas, na verdade, é a nomenclatura usada para o preparo do sono, onde o AMBIENTE é enfatizado! As regras de higiene do sono procuram oferecer o maior aproveitamento das horas de sono.Alguns aspectos são levados em conta, como ambiente, ruído, luminosidade…… e tais medidas devem começar o quanto antes, na vida dos pequenos bebês, para que possam se propagar pela infância, adolescência e vida adulta.Siga algumas dicas:
- RITUAL DO SONO – Segundo a atualização da Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianças devem ter um ritual antes de dormir. O ritual para crianças maiores deve incluir atividades calmas, como ouvir músicas tranquilas ou ler histórias infantis, mas elas não podem ser amedrontadas com histórias de terror, ação ou que contenham trechos impactantes.
- HÁBITOS FAMILIARES – A alimentação da criança que já iniciou a introdução alimentar também deve seguir o perfil do horário da família, ou seja, se possível a criança deve ser incluída nas refeições que respeitem o horário do seu sono. Quer dizer que a criança não deve acompanhar o jantar dos pais às 21h, mas, sim, as refeições que acontecem mais cedo.
- SEPARAÇÃO – Se a criança ou bebê for colocado e acostumado a dormir na própria cama, caso desperte a noite, ela não vai se assustar. Caso contrário, a criança perceberá que está em um local diferente de onde adormeceu e pode ficar agitada.
- ROTINA – Oferecer apoio, suporte e mostrar para criança que tudo seguirá a rotina planejada, diminui a ansiedade.
- COCHILO ou SONECA – Existe um abismo entre a prática e a teoria, pois algumas publicações recomendam sonecas leves de no máximo 30 minutos, no entanto, na prática, percebemos que cada criança vai ditar o ritmo do seu dia e que as sonecas podem oscilar entre 1h – 2h, culminando no sono noturno reparador e de qualidade!
- LUMINOSIDADE – Prepare o ambiente, diminuindo as luzes duas horas antes do momento do bebê dormir, especialmente no sono noturno. Hora de dormir não é hora de estimular o cérebro, portanto, qualquer luz pode causar interferências significativas que causam irritabilidade e dificuldade na indução do sono. Respeite os sinais de sono do pequeno (a)!!
DORMIR VAI MUITO ALÉM DE FECHAR OS OLHOS…
@smartnapassessoria por Mônica Molha Romero
Consultora materno infantil, enfoque no sono.
Instrutora de Shantala.
Palestrante.
Fisioterapeuta – especialização cardiorespiratória.
Formada em Programação Neurolinguística – PNL.
Mamãe da Chantilly e do Suspiro.
Dúvidas sobre o trabalho de Consultoria?
Entre no IG @smartnapassessoria e acompanhe mais conteúdo.
Contatos: ☎📞 11 984021712, Direct ou via e-mail contato@smartnapassessoria.com.br