Para começar a semana, trago uma dica de livro muito legal para as crianças: “Rente que nem pão quente”, da Editora Imperial Novo Milênio. Escrito por Maria Mazzetti (falecida em 1974) e ilustrado por Rosinha, o livro traz uma história divertida e que nos ensina sobre respeito e aceitação.

Manuela era uma ratinha bonitinha que nasceu em uma família de ótimos roedores. Logo que começou a crescer, sua mãe já começou a ensinar-lhe a primeira lição: roer meias. A mamãe, com uma incrível habilidade, roía e mostrava à Manuela como fazer. Porém, a ratinha não acertava… Roeu de tal forma que ficou toda enrolada nos fios.

Mamãe então passou para a segunda lição: roer blusa. Agora ia ser mais fácil para Manuela! Novamente mamãe começou a ensinar e logo chegou na gola, mas, ao olhar para Manuela, ficou triste… a pequena ratinha ainda estava lá no primeiro botão… Ah, Manuela, assim não é possível!

A mamãe queria que sua filha fosse uma boa roedora, mas Manuela fazia tudo errado: roía fino, roía grosso, roía demais, roía de menos… Assim não podia ser! Mamãe fez de tudo, contratou até professor especial, mas Manuela não era boa o suficiente. O que estava acontecendo? A pequena ratinha não servia para roer? Será que servia para alguma coisa? É preciso ler a história para saber…

Mas vou te contar uma coisa: o livro “Rente que nem pão quente” é encantador! Por meio de uma história simples, a autora consegue nos mostrar que ninguém é igual! Cada um tem suas qualidades, suas dificuldades, seus sonhos, seu modo de ser…

Vivemos em um mundo onde, muitas vezes, queremos todos iguais. Na família, por exemplo, os pais acham que os filhos serão iguais; na escola, querem todos os alunos comportados e obedientes, tirando notas boas; no trabalho, busca-se por um padrão de funcionário… Querem que todos tenham o mesmo desenvolvimento e habilidades… Mas a vida não é assim! Precisamos aprender a respeitar e a aceitar as diferenças entre as pessoas. Manuela era uma ratinha que não sabia roer, mesmo vindo de uma família de roedores. Mas ela tinha outras habilidades incríveis, que só foram vistas quando a cobrança sobre o aprender a roer parou.

Eu gostei demais da história da Manuela e convido você a conhecê-la também! Tenho certeza que você vai se divertir e aprender muito com essa pequena ratinha!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial